You are currently viewing Educação Física – Badminton – Características históricas e culturais.
Mid adult man hitting shuttlecock with badminton racquet in court.

Educação Física – Badminton – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/l5Jq0/MAEJNfl5Jq0/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240416%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240416T003307Z&X-Amz-Expires=81205&X-Amz-Signature=6e49fd56ffb8627a9079402a828c543d3088e86fadb21787f87c16a1d725864a&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Tue%2C%2016%20Apr%202024%2023%3A06%3A32%20GMT. Acesso: 06 de Abril de 2022.

CONCEITO

O badminton é uma modalidade esportiva classificada como esporte de rede, praticado individualmente ou em duplas, no qual os jogadores utilizam uma RAQUETE leve para golpear uma PETECA (ou volante) sobre uma rede. 

OBJETIVO

O objetivo é fazer com que a peteca toque o chão do campo adversário, enquanto se evita que ela caia no próprio campo. 

CARACTERÍSTICAS

O jogo é caracterizado por sua velocidade e agilidade, exigindo reflexos rápidos, força e habilidade técnica dos jogadores. O badminton é jogado em quadras retangulares, com diferentes variantes para simples (individuais) e duplas (duas pessoas de cada lado da rede).

HISTÓRIA

O badminton é um esporte de raquete que remonta a séculos de história, com suas origens muitas vezes associadas ao jogo chamado “battledore and shuttlecock”, que era popular na Europa medieval. Porém, o primeiro jogo de badminton moderno, tal como o conhecemos hoje, foi jogado oficialmente em 1873.

Seu nome deriva da cidade de Badminton, na Inglaterra, onde foi popularizado no século XIX. A versão moderna do esporte é uma adaptação de um jogo chamado “POONA”, que era praticado na Índia desde o século XVII.

POPULARIDADE 

O badminton começou a se tornar popular na Inglaterra durante o século XIX, especialmente entre a classe alta. Em 1873, o Duque de Beaufort introduziu o jogo em sua propriedade em Badminton House, onde o jogo ganhou popularidade entre os convidados.

INSTITUIÇÃO DAS REGRAS

Em 1893, a Federação Inglesa de Badminton foi fundada, estabelecendo regras formais para o esporte. O primeiro campeonato nacional de badminton da Inglaterra foi realizado em 1899.

DIFUSÃO

O badminton rapidamente se espalhou para outros países, especialmente entre as colônias britânicas e asiáticas. Em 1934, a Federação Internacional de Badminton foi formada, com nove países fundadores.

INCLUSÃO NOS JOGOS OLÍMPICOS

O esporte foi incluído nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 em Barcelona, ​​tornando-se um evento olímpico oficial. Desde então, o badminton tem crescido em popularidade em todo o mundo, com muitos países competindo em torneios internacionais de alto nível, como o Campeonato Mundial de Badminton e os Jogos Olímpicos.

Questão 01 

País apontado como o local onde o badminton teve suas origens, antes de se tornar um esporte internacionalmente praticado e reconhecido

(A) Índia.

(B) Inglaterra.

(C) China.

(D) Japão.

Questão 02

Jogo considerado uma versão inicial e mais branda do badminton contemporâneo. Disputado em quadras de grama ao ar livre, essa modalidade gradualmente ganhou popularidade entre os oficiais britânicos no século XIX

(A) Padel

(B) Poona.

(C) Racquetball.

(D) Paddlebird.

Questão 03

Preencha as lacunas do texto abaixo com as palavras alusivas às características do Badminton.

RAQUETESIMPLESREDEQUADRAPETECA

O badminton é jogado em uma quadra dividida por uma ____________________________, cujo principal é fazer com que a _______________________ toque o chão no lado oposto da quadra. Os jogadores usam uma _____________________ para golpear a peteca sobre a rede. Durante um jogo de badminton, os jogadores devem evitar que a peteca toque na rede ou saia dos limites da __________________________. Uma partida de badminton pode ser jogada em formato _____________________ ou duplas.

Questão 04

a) Como você acredita que o badminton pode promover a inclusão de pessoas de diferentes habilidades físicas e capacidades cognitivas?

b) Quais são algumas das barreiras existentes para a participação igualitária no badminton e como podemos superá-las para tornar o esporte mais inclusivo?

Autoria e formaçãoElaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física.
Habilidades (GO-EF09EF02) Praticar esportes de marca, precisão, invasão, rede, parede, campo e taco.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017 . 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.

Seabra, Carlos – O livro dos jogos das crianças indígenas e africanas / Carlos Seabra; ilustração de Willian Yukio. 1. ed. Itapira, SP: editora Estrela Cultural, 2019.