You are currently viewing Educação Física – Skate: Prática Corporal de Aventura

Educação Física – Skate: Prática Corporal de Aventura

Esta proposta de atividade de educação física é destinada aos estudantes do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.


Patinadores masculinos e femininos

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/patinadores-masculinos-e-femininos_4771084.htm#page=2&query=SKATE&position=40&from_view=search&track=sph >Acesso, 10/10/2022.

Skate: Prática Corporal de Aventura

As Práticas Corporais de Aventura têm suas raízes na habilidade do ser humano em superar desafios, seja no meio da natureza ou no coração das cidades (urbana). Uma dessas experiências é o skate, um esporte praticado em uma prancha chamada “shape”, equipada com quatro rodas pequenas e dois eixos conhecidos como “trucks”.

https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-desenhado-a-mao-de-cor-de-skate-com-adolescentes-andando-de-skate-e-diferentes-tipos-de-equipamentos-esportivos-isolados-ilustracao-vetorial_26764230.htm#query=SKATE%20DESENHO&position=12&from_view=search&track=ais&uuid=fb908d46-6ee2-4d69-8c80-4280473f820f

O universo das práticas corporais de aventura é vasto e cheio de possibilidades. Ao deslizar sobre o solo e enfrentar obstáculos, o skate se torna mais do que apenas um esporte; é uma forma de expressão e liberdade. As manobras, que variam de baixo a alto grau de dificuldade, acrescentam uma camada extra de emoção, desafiando os praticantes a explorarem limites e aprimorarem suas habilidades.

https://br.freepik.com/vetores-gratis/fotografo-fotografa-adolescente-em-pista-de-skate-ou-patins_13277006.htm#page=3&query=SKATE%20DESENHO&position=12&from_view=search&track=ais&uuid=702d88bd-e6cb-4551-81dc-175c728a36d4

Em 2016, foi anunciado pelo Comitê  Olímpico Internacional (COI) que o skate, a partir de 2020, no Japão, seria um esporte olímpico. A competição foi disputada nas categorias street e park, englobando atletas nas categorias feminina e masculina.

Nesse emocionante cenário, as práticas corporais de aventura se tornam uma jornada de autodescoberta e superação. Cada giro, salto e deslize é uma oportunidade de aprender, crescer e se divertir. Assim, seja enfrentando obstáculos naturais ou desbravando o cenário urbano, as práticas corporais de aventura convidam as pessoas a explorarem o mundo ao seu redor de uma forma única e aumentando a conscientização sobre preservação.

QUESTÃO 1

Sobre o skate, completo os textos a seguir com as palavras das tabelas.

MASCULINOCOMPETIÇÃOFEMININOOLÍMPICOJAPÃO

Em 2016, foi anunciado pelo Comitê  ___________________ Internacional (COI) que o skate, a partir de 2020, no _______________________, seria um esporte olímpico. A ___________________ foi disputada nas categorias street e park, englobando atletas nas categorias ___________________ e ____________________.


RODASMANOBRASSKATEOBSTÁCULOSDIFICULDADEESPORTE

O ___________________ é um _________________ realizado em uma prancha, chamada shape, com quatro _______________ pequenas e dois eixos chamados de “trucks”. As ________________ executadas com baixo e alto grau de __________________, consistem em deslizar sobre o solo e ______________________.


QUESTÃO 2

Agora encontre algumas palavras que você usou para completar os textos no caça palavras abaixo.

RODASMANOBRASSKATEOBSTÁCULOSDIFICULDADEESPORTE
QWRERTYUIOPP
ASORDFGHJKLA
MADXGZXCVBHM
NSAWHSCVBBNA
BESPORTENEUN
VDSFJSDFGRVO
DIFICULDADEB
XSKATEQDFFSR
SGVLKESBXVZA
ZOBSTÁCULOSS

QUESTÃO 3

Existem 2 tipos de práticas corporais de aventura, quando classificadas em relação ao lugar onde são praticados. Cite e explique cada uma delas. Depois escreva sobre a importância dessas práticas para a conscientização e preservação do meio ambiente.

Saiba Mais

Canal Livia Analy Rezende Amancio “Medalhistas Olímpicos do Skate Street”. Disponível em: <https://youtu.be/p0u829tMEco> acesso em 17 out 2022.

AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF04EF19) Vivenciar práticas corporais de aventura na instituição escolar e em áreas verdes, explorando diversos materiais, técnicas e estratégias, resgatando e assimilando os valores e atitudes com vistas à sustentabilidade.
ReferênciasBase Nacional Comum curricular(BNCC).

DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 2018/2019.

Vivaslack, disponível em: < https://vivaslack.com.br/ > , acesso em 13, out, 2022.

BARTHOLDO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. Esportes Radicais. Praticando o slackline. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. 2011. 

CBER- Confederação Brasileira de Esportes Radicais, Disponível em: http://www.cber.com.br /, Acesso em 15/10/ 2022. 

COB- Comitê Olímpico do Brasil, disponível em:https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/skate/ ,acesso em 19/10/2022.

Federeção de Skate, disponível em: https://federacaoskatepr.com.br/federacao/historia-do-skate-no-mundo/, ,acesso em 19/10/2022.