You are currently viewing Educação Física: Skate

Educação Física: Skate

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª ANO do Ensino fundamental – Anos iniciais.


Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-menino-andando-de-skate-na-rua-perto-da-escada_8131489.htm#page=12&query=skate%20desenho&position=49&from_view=search&track=sph >Acesso, 27/10/2022.

Skate

As Práticas Corporais de Aventura surgiram da necessidade do ser humano de superar os obstáculos ambientais que podem ser naturais ou urbanos. Uma dessas experiências é o skate, um esporte praticado em uma prancha chamada “shape”, equipada com quatro rodas pequenas e dois eixos conhecidos como “trucks”.

Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-desenhado-a-mao-de-cor-de-skate-com-adolescentes-andando-de-skate-e-diferentes-tipos-de-equipamentos-esportivos-isolados-ilustracao-vetorial_26764230.htm#query=SKATE%20DESENHO&position=12&from_view=search&track=ais&uuid=fb908d46-6ee2-4d69-8c80-4280473f820f acesso 07/02/2024.

O universo das práticas corporais de aventura é vasto e cheio de possibilidades. Ao deslizar sobre o solo e enfrentar obstáculos, o skate se torna mais do que apenas um esporte; é uma forma de expressão e liberdade. As manobras, que variam de baixo a alto grau de dificuldade, acrescentam uma camada extra de emoção, desafiando os praticantes a explorarem limites e aprimorarem suas habilidades.

https://br.freepik.com/vetores-gratis/fotografo-fotografa-adolescente-em-pista-de-skate-ou-patins_13277006.htm#page=3&query=SKATE%20DESENHO&position=12&from_view=search&track=ais&uuid=702d88bd-e6cb-4551-81dc-175c728a36d4

Em 2016, foi anunciado pelo Comitê  Olímpico Internacional (COI) que o skate, a partir de 2020, no Japão, seria um esporte olímpico. A competição foi disputada nas categorias street e park, englobando atletas nas categorias feminina e masculina.

Nesse emocionante cenário, as práticas corporais de aventura se tornam uma jornada de autodescoberta e superação. Cada giro, salto e deslize é uma oportunidade de aprender, crescer e se divertir. Assim, seja enfrentando obstáculos naturais ou desbravando o cenário urbano, as práticas corporais de aventura convidam as pessoas a explorarem o mundo ao seu redor de uma forma única e aumentando a conscientização sobre preservação.

ATIVIDADE

Questão 1

Sobre o skate, completo os textos a seguir com as palavras da tabela.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/modelos-de-skate_23721520.htm#query=SKATE%20DESENHO&position=36&from_view=search&track=sph >Acesso, 10/10/2022.

MASCULINOCOMPETIÇÃOFEMININOOLÍMPICOJAPÃO

Em 2016, foi anunciado pelo Comitê  ___________________ Internacional (COI) que o skate, a partir de 2020, no _______________________, seria um esporte olímpico. A ___________________ foi disputada nas categorias street e park, englobando atletas nas categorias ___________________ e ____________________.

RODASMANOBRASSKATEOBSTÁCULOSDIFICULDADEESPORTE

O ___________________ é um _________________ realizado em uma prancha, chamada shape, com quatro _______________ pequenas e dois eixos chamados de “trucks”. As ________________ executadas com baixo e alto grau de __________________, consistem em deslizar sobre o solo e ______________________.

ATITUDESPRESERVAÇÃOAVENTURACONSCIENTIZAÇÃOAMBIENTE

A Prática Corporal de ______________________ possibilita construir conhecimentos necessários para a _______________________________ e modificação de ____________________________ e comportamentos que poderão resultar na manutenção e ____________________________ do meio _____________________________.

Questão 2

Agora encontre algumas palavras que você usou para completar os textos acima, no caça-palavras abaixo.

MANOBRASSKATEOBSTÁCULOSDIFICULDADEESPORTE
COMPETIÇÃOOLÍMPICOAVENTURAAMBIENTEPRESERVAÇÃO
PESSIEOTNSMASHHECL
UONSNSKATEESPORTEP
ROTRTRLVEHNETLITLL
AASAIPRESERVAÇÃOMT
MNCTOXNNODOLTNALSF
BYONOBSTÁCULOSOÍOW
ISDIFICULDADEISMOH
EAHCNEDRHOFIWSWPRD
NMANOBRASESQEPHIBE
TSTEEOMHBNDOEWTCAB
EOSUIDAAWOOXOHSOSN
TSNRCOMPETIÇÃOHELF

Questão 3

Existem 2 tipos de práticas corporais de aventura, quando classificadas em relação ao lugar onde são praticados. Cite e explique cada uma delas, de exemplos e fale sobre a importância dessa prática para a preservação do meio ambiente.

Questão 4

Em 2016, foi anunciado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que o skate, a partir de 2020, no Japão, seria um esporte olímpico. A competição foi disputada em duas categorias, englobando atletas nas categorias masculino e feminino. Quais são as duas modalidades de skate que acontecem nos Jogos Olímpicos.

AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:GO-EF05EF20) Vivenciar e analisar práticas corporais de aventura na instituição escolar e em áreas verdes, explorando diversos materiais, técnicas e estratégias, resgatando e empregando os valores e atitudes com vistas à sustentabilidade.
ReferênciasBase Nacional Comum curricular(BNCC).

DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 2018/2019.

Vivaslack, disponível em: < https://vivaslack.com.br/ > , acesso em 13, out, 2022.

BARTHOLDO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. Esportes Radicais. Praticando o slackline. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. 2011. 

CBER- Confederação Brasileira de Esportes Radicais, Disponível em: http://www.cber.com.br /, Acesso em 15/10/ 2022. 

COB- Comitê Olímpico do Brasil, disponível em:https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/skate/ ,acesso em 19/10/2022.

Federeção de Skate, disponível em: https://federacaoskatepr.com.br/federacao/historia-do-skate-no-mundo/, ,acesso em 19/10/2022.