You are currently viewing Educação Física – Atletismo – Provas combinadas – Heptatlo.

Educação Física – Atletismo – Provas combinadas – Heptatlo.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGAKW8GVzI/XXGVaWeGKlqX1I2r9M2i4g/edit?utm_content=DAGAKW8GVzI&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton. Acesso: 05 de março de 2024.

As provas combinadas no atletismo referem-se a competições nas quais os atletas participam de várias modalidades diferentes ao longo de um período contínuo de competição.

As duas principais provas combinadas são o decatlo e o heptatlo.

CONCEITO DO HEPTATLO

O heptatlo é uma modalidade do atletismo que consiste em 07 eventos diferentes, sendo uma das provas combinadas mais completas e exigentes.

ORIGEM

A história do heptatlo está intimamente ligada à evolução do atletismo feminino ao longo do tempo.

Antes da introdução do heptatlo, as mulheres competiam em eventos combinados mais simples, como o pentatlo, mas em 1981, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) decidiu expandir o número de eventos para as mulheres.

Esta mudança foi feita para proporcionar às mulheres uma prova combinada mais completa e desafiadora.

HEPTATLO ORIGINAL

O heptatlo original consistia em sete eventos: 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros rasos.

Ao longo do tempo, as pontuações e algumas especificidades dos eventos foram ajustadas.

EVOLUÇÃO

Os atletas que competem no heptatlo são considerados alguns dos mais versáteis e talentosos do atletismo, pois precisam dominar uma variedade de habilidades atléticas.

INCLUSÃO NAS OLIMPÍADAS

O heptatlo é parte integral do calendário de competições de atletismo em nível mundial, foi incluído nos Jogos Olímpicos, em 1984, realizados em Los Angeles, Estados Unidos.

CARACTERÍSTICAS

O heptatlo é um desafio atlético que requer habilidades em corrida, saltos e lançamentos, exigindo dos atletas uma combinação única de velocidade, força, técnica e resistência.

PROVAS DO HEPTATLO

O heptatlo é uma competição feminina composta por 07 eventos realizados em dois dias de competição. Os eventos são:

100 METROS COM BARREIRAS 800 METROS200 METROSARREMESSO DE PESOSALTO EM ALTURASALTO EM DISTÂNCIALANÇAMENTO DE DARDO

PONTUAÇÃO

A pontuação no heptatlo é calculada com base no desempenho de cada atleta em cada evento.

Cada evento tem uma tabela de pontuação específica, na qual os pontos são atribuídos de acordo com o tempo, distância ou altura alcançada pelo atleta.

Depois que todos os eventos são concluídos, os pontos de cada evento são somados para determinar a pontuação total do atleta no heptatlo.

O atleta com a maior pontuação é o vencedor da competição.

Questão 01

O principal evento combinado para mulheres antes do Heptatlo refere-se ao

(A) triatlo.

(B) decatlo.

(C) pentatlo.

(D) quadratlo.

Questão 02

O principal motivo que levou a introdução do heptatlo como uma prova combinada para mulheres foi

(A) expandir a participação feminina no atletismo.

(B) reduzir o número de eventos para mulheres.

(C) aumentar a popularidade do atletismo feminino.

(D) padronizar as competições femininas.

Questão 03

a) Quais são os sete eventos que compõem o heptatlo?

b) Como a pontuação é calculada em cada evento do heptatlo?

Questão 04

a) Desde a sua introdução, o heptatlo tem continuado a evoluir, com mudanças nas regras, formatos de competição e inclusão de novos elementos. Identifique as principais habilidades indispensáveis para um atleta de heptatlo.

b) Em que ano a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) decidiu expandir o número de eventos combinados para as mulheres, introduzindo o heptatlo?

c) Em que ano e onde o heptatlo foi incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos?

Autoria e formaçãoElaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física
Componente CurricularEducação Física
Habilidades GO-EF07EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e  paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo e taco e técnico combinatório, valorizando o trabalho  coletivo e o protagonismo.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.