Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
As provas combinadas no atletismo referem-se a competições nas quais os atletas participam de várias modalidades diferentes ao longo de um período contínuo de competição.
As duas principais provas combinadas são o decatlo e o heptatlo.
CONCEITO DO HEPTATLO
O heptatlo é uma modalidade do atletismo que consiste em 07 eventos diferentes, sendo uma das provas combinadas mais completas e exigentes.
ORIGEM
A história do heptatlo está intimamente ligada à evolução do atletismo feminino ao longo do tempo.
Antes da introdução do heptatlo, as mulheres competiam em eventos combinados mais simples, como o pentatlo, mas em 1981, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) decidiu expandir o número de eventos para as mulheres.
Esta mudança foi feita para proporcionar às mulheres uma prova combinada mais completa e desafiadora.
HEPTATLO ORIGINAL
O heptatlo original consistia em sete eventos: 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros rasos.
Ao longo do tempo, as pontuações e algumas especificidades dos eventos foram ajustadas.
EVOLUÇÃO
Desde a sua introdução, o heptatlo tem continuado a evoluir, com mudanças nas regras, formatos de competição e inclusão de novos elementos.
Os atletas que competem no heptatlo são considerados alguns dos mais versáteis e talentosos do atletismo, pois precisam dominar uma variedade de habilidades atléticas.
INCLUSÃO NAS OLIMPÍADAS
O heptatlo é parte integral do calendário de competições de atletismo em nível mundial, foi incluído nos Jogos Olímpicos, em 1984, realizados em Los Angeles, Estados Unidos.
CARACTERÍSTICAS
O heptatlo é um desafio atlético que requer habilidades em corrida, saltos e lançamentos, exigindo dos atletas uma combinação única de velocidade, força, técnica e resistência.
PROVAS DO HEPTATLO
O heptatlo é uma competição feminina composta por 07 eventos realizados em dois dias de competição. Os eventos são:
100 METROS COM BARREIRAS | 800 METROS | 200 METROS | ARREMESSO DE PESO | SALTO EM ALTURA | SALTO EM DISTÂNCIA | LANÇAMENTO DE DARDO |
PONTUAÇÃO
A pontuação no heptatlo é calculada com base no desempenho de cada atleta em cada evento.
Cada evento tem uma tabela de pontuação específica, na qual os pontos são atribuídos de acordo com o tempo, distância ou altura alcançada pelo atleta.
Depois que todos os eventos são concluídos, os pontos de cada evento são somados para determinar a pontuação total do atleta no heptatlo.
O atleta com a maior pontuação é o vencedor da competição.
Questão 01
O principal evento combinado para mulheres antes do Heptatlo refere-se ao
(A) triatlo.
(B) decatlo.
(C) pentatlo.
(D) quadratlo.
Questão 02
O principal motivo que levou a introdução do heptatlo como uma prova combinada para mulheres foi
(A) expandir a participação feminina no atletismo.
(B) reduzir o número de eventos para mulheres.
(C) aumentar a popularidade do atletismo feminino.
(D) padronizar as competições femininas.
Questão 03
Responda:
a) Quais são os sete eventos que compõem o heptatlo?
b) Como a pontuação é calculada em cada evento do heptatlo?
Questão 04
Responda:
a) Desde a sua introdução, o heptatlo tem continuado a evoluir, com mudanças nas regras, formatos de competição e inclusão de novos elementos. Identifique as principais habilidades indispensáveis para um atleta de heptatlo.
b) Em que ano a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) decidiu expandir o número de eventos combinados para as mulheres, introduzindo o heptatlo?
c) Em que ano e onde o heptatlo foi incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | GO-EF07EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo e taco e técnico combinatório, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018. |