You are currently viewing Educação Física – Atletismo – Corridas.

Educação Física – Atletismo – Corridas.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://media-public.canva.com/rFses/MAEL1_rFses/1/s.jpg. Acesso: 06 de Agosto de 2022.

As corridas são uma das modalidades mais populares do atletismo.

Existem diferentes tipos de corridas, cada uma com suas características específicas. Alguns exemplos são:

CORRIDA DE VELOCIDADE: Nessa modalidade, os atletas competem para ver quem é o mais rápido em uma determinada distância, como os 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos.

CORRIDA DE MEIO-FUNDO: Nessa modalidade, os atletas correm distâncias maiores do que as de velocidade, como os 800 metros, 1500 metros e 3000 metros. Essas provas exigem um equilíbrio entre velocidade e resistência.

CORRIDA DE FUNDO: Nessa modalidade, os atletas correm distâncias ainda maiores, como os 5000 metros, 10000 metros e a maratona, que tem 42,195 metros. Essas provas exigem uma grande resistência física e mental.

CORRIDA COM BARREIRAS: Nessa modalidade, os atletas correm uma determinada distância, como os 110 metros com barreiras ou os 400 metros com barreiras. Durante a prova, eles precisam saltar sobre as barreiras, o que exige técnica e coordenação.

CORRIDA DE REVEZAMENTO: Nessa modalidade, os atletas correm em equipe, passando um bastão de um para o outro. Existem diferentes distâncias de revezamento, como os 4×100 metros e os 4×400 metros.

A MARCHA ATLÉTICA é uma modalidade do atletismo que consiste em caminhar o mais rápido possível, mantendo sempre um pé no chão. 

Existem regras específicas para a marcha atlética, como a necessidade de manter sempre um pé no chão e a proibição de correr. É uma modalidade que exige resistência, técnica e disciplina. A marcha atlética é disputada em diferentes distâncias, como 20 km e 50 km, tanto em competições de pista quanto em provas de rua.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 01 

As distâncias das corridas de velocidade no atletismo referem-se a

(A) 100 metros, 200 metros e 400 metros.

(B) 800 metros, 1500 metros e 3000 metros.

(C) 5000 metros, 10000 metros e maratona.

(D) 110 metros com barreiras, 400 metros com barreiras e 3000 metros com obstáculos.

Questão 02

As distâncias das corridas de meio-fundo no atletismo correspondem a

(A) 100 metros, 200 metros e 400 metros.

(B) 800 metros, 1500 metros e 3000 metros.

(C) 5000 metros, 10000 metros e maratona.

(D) 110 metros com barreiras, 400 metros com barreiras e 3000 metros com obstáculos.

Questão 03

Para responder em seu caderno. 

a) Quais são as distâncias das corridas de fundo no atletismo?

b) Quais são as distâncias das corridas com barreiras no atletismo?

Questão 04

Para responder em seu caderno. A respeito da marcha atlética, explique

a) Gesto técnico

b) Regras específicas

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoGO-EF07EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e  paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo e taco e técnico-combinatório, valorizando o trabalho  coletivo e o protagonismo.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

 Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.