You are currently viewing Educação física – Paradesporto – Aspectos históricos e culturais.
Rio de Janeiro - Prova feminina de 100 metros T53, no primeiro dia das provas de atletismo nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Educação física – Paradesporto – Aspectos históricos e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Esporte. Hoje estudaremos sobre os aspectos históricos e culturais do paradesporto. Vamos aos estudos?

PARADESPORTO – ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS

Imagem disponível em: Brasil)https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a5/PRIMEIRO_DIA_DAS_PROVAS_DE_ATLETISMO_NAS_PARALIMP%C3%8DADAS_RIO2016_%2829467312601%29.jpg. Data de acesso: 02 de Agosto de 2023.

Os paradesportos, também conhecidos como esportes paraolímpicos, têm uma história e cultura próprias, que refletem a luta e a superação das pessoas com deficiência.

ASPECTOS HISTÓRICOS

Os paradesportos têm suas raízes no final do século XIX, quando foram criadas as primeiras competições esportivas para pessoas com deficiência. O objetivo era proporcionar oportunidades de participação esportiva e reabilitação para veteranos de guerra e pessoas com deficiência física.

A primeira competição internacional de paradesportos foi realizada em 1948, em Stoke Mandeville, na Inglaterra. Esse evento deu origem aos Jogos Paraolímpicos, que acontecem em paralelo aos Jogos Olímpicos desde 1960.

Ao longo dos anos, os paradesportos evoluíram e se expandiram para incluir uma variedade de modalidades esportivas, como atletismo, natação, basquete em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, entre outros.

ASPECTOS CULTURAIS

Os paradesportos têm uma cultura de inclusão e superação, onde os atletas com deficiência são celebrados por suas conquistas esportivas e pela superação de desafios físicos e emocionais. Promovem a igualdade de oportunidades e a quebra de estereótipos sobre as capacidades das pessoas com deficiência. Os paradesportistas são vistos como exemplos de determinação, coragem e habilidade.

Os paradesportos também têm uma forte cultura de camaradagem e apoio mútuo entre os atletas. Eles compartilham experiências e desafios semelhantes, criando uma comunidade unida e solidária. Além disso, apresenta impacto significativo na sociedade, ajudando a promover a inclusão e a conscientização sobre as questões relacionadas à deficiência.

No geral, os paradesportos têm uma história e cultura únicas, que valorizam a inclusão, a superação e a celebração das habilidades e conquistas das pessoas com deficiência. Esses esportes desempenham um papel importante na promoção da igualdade e na mudança de percepções sobre a deficiência na sociedade.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

Leia o texto: O paradesporto ainda se esbarra em alguns desafios que ainda necessitam ser superados, como acesso a recursos e financiamento adequados, estigma e discriminação, falta de oportunidade de desenvolvimento, entre outros. Para a promoção da inclusão plena do paradesporto, é premente o desenvolvimento e implantação de políticas e regulamentações esportivas. Esses esportes desempenham um papel importante na promoção da igualdade e na mudança de percepções sobre a deficiência na sociedade. O objetivo primordial do paradesporto é

(A)        promover a inclusão social de pessoas com deficiência.

(B)        desenvolver habilidades esportivas de alto rendimento.

(C)        estimular a competição entre pessoas com deficiência.

(D)       proporcionar entretenimento para pessoas com deficiência.

QUESTÃO 02

Leia o texto: O paradesporto ao longo do tempo, auferiu visibilidade e reconhecimento em virtude dos avanços e conquistas, consolidando impacto significativo na sociedade como a inclusão e a garantia da igualdade de oportunidades, trazendo benefícios para pessoas com deficiência como

(A)        melhora na saúde física e mental.

(B)        aumento da autoestima.

(C)        desenvolvimento de habilidades sociais.

(D)       todas as alternativas anteriores estão corretas.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Em sua opinião, qual foi o impacto do movimento paralímpico na inclusão e na mudança de percepção da sociedade em relação às pessoas com deficiência?

QUESTÃO 04

Para responder em seu caderno. Realize uma pesquisa e identifique quais foram os marcos históricos mais significativos na história do paradesporto?

AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF06EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede, de invasão, de campo/taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa)
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.