You are currently viewing Educação Física – As brincadeiras, os sentidos e a inclusão

Educação Física – As brincadeiras, os sentidos e a inclusão

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


As brincadeiras, os sentidos e a inclusão

A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA PODE SER TRADUZIDA EM “EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS”, CUJO PRINCIPAL OBJETIVO É GARANTIR O DESENVOLVIMENTO AFETIVO(EMOCIONAL), COGNITIVO(APRENDIZAGEM) E PSICOMOTOR(MOVIMENTO) NÃO SÓ DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, MAS DE TODOS OS ESTUDANTES.

 Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-ilustracoes-vetoriais-de-criancas-com-deficiencia-fisica-dos-desenhos-animados-menina-cega-com-bengala-crianca-em-cadeira-de-rodas-criancas-com-protese-de-braco-perna-pe-deficiencia-saude-conceito-de-acessibilidade_22343564.htm#query=inclus%C3%A3o&position=1&from_view=search&track=sph  > acesso em 15, MAR. 25/09/2023.


QUESTÃO 1

ENCONTRE NA CRUZADINHA O NOME DOS 5 SENTIDOS DO CORPO HUMANO.

TATOOLFATOPALADARVISÃOAUDIÇÃO
VISÃOPO
XOLFATO
PALADAR
RTATOKI
AUDIÇÃO
QWERIOP

QUESTÃO 2

NA BRINCADEIRA COBRA CEGA, QUE SEUS PAIS, AVÓS, TIOS ETC. JÁ BRINCAVAM TAMBÉM, UM DOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS É TAMPADO. QUAL É ESSE ÓRGÃO E O QUAL O SEU SENTIDO? 

QUESTÃO 3

COMPLETE A FRASE  USANDO AS PALAVRAS CITADAS ABAIXO:

EMOCIONALAPRENDIZAGEMMOVIMENTO

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS” OU “EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA” TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO GARANTIR O DESENVOLVIMENTO AFETIVO(_________________________), COGNITIVO(_________________________) E PSICOMOTOR(________________________) NÃO SÓ DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, MAS DE TODOS.

QUESTÃO 4

NA BRINCADEIRA DE ACERTAR A BOLA EM UM CESTO, SE VOCÊ NÃO PUDESSE USAR AS MÃOS, QUAL OUTRA PARTE DO CORPO USARIA.


SAIBA MAIS

ASSIATA O VÍDEO ABAIXO, QUE FALA UM POUQUINHO SOBRE A IMPORTÂCIA DOS 5 SENTIDOS.

Canal Livia Analy Rezende Amancio “Percebendo o mundo através dos 5 sentidos”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5NuoqAQEEiw> acesso em: 01 abr. 2022.

Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem. 

Referências
Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino 
Fundamental, 2017. 

DC-GO Ampliado 2018/2019.

DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º , 2º e 3º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.

Kishimoto, Tizuco Morchida. Jogos Infantis. O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: RJ, 14ªed, 2007.