You are currently viewing Educação Física: Aprendizado e diversão ao mesmo tempo.

Educação Física: Aprendizado e diversão ao mesmo tempo.

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 27/08/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos entender porque a criança brinca, qual a importância do brincar e algumas brincadeiras muito divertidas para fazer em casa!

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Aprendizado e diversão ao mesmo tempo.

Você sabia que brincar, além de muito legal e divertido, é também muito importante para o desenvolvimento de toda criança? É verdade. Isso acontece porque brincando as crianças aprendem muitas coisas. É brincando que aprendemos a entender e interagir com o nosso corpo, com as coisas à nossa volta e brincando aprendemos também a falar, a respeitar regras a nos cuidar e a cuidar de tudo e todos à nossa volta.

Observe a imagem essa imagem:

Na imagem acima, as crianças estão brincando de Cabo de Guerra. Nesta brincadeira duas equipes ficam frente a frente segurando em uma mesma corda, todos de uma equipe devem fazer força juntos para tentar arrastar a equipe adversária. Vence a equipe mais forte! Com essa brincadeira simples podemos aprender a:

• Fazer força com as mãos
  • Fazer força com os braços e pernas
  • Trabalhar em equipe: puxando todos juntos e na mesma direção

Outra coisa que podemos aprender com essa e com várias outras brincadeiras é a usar nossa criatividade para, a partir de uma brincadeira, criar outras, ou seja: fazer variações para uma mesma brincadeira. Por exemplo, o Cabo de Guerra em equipe, exatamente como você viu na foto anterior, pode ter sua vitória caracterizada pela equipe que arrastar a equipe adversária até uma determinada marca no chão, ou, pode ter sua vitória determinada pela equipe que conseguir desequilibrar um ou mais integrantes da equipe adversária fazendo com que caiam ou se vejam obrigados a soltar a corda pelo cansaço das mãos ou dos braços.

Ainda pensando no Cabo de Guerra, veja que legal as variações das imagens a seguir:

Nesta última imagem temos um Cabo de Guerra aquático, sendo disputado entre duas equipes de remo! Os atletas deverão remar o mais rápido e forte possível e a equipe que conseguir fazer com que a canoa se desloque mais (até um dos integrantes da equipe adversária passar por baixo da corda que marca a metade da piscina), ganha!

Você sabia que temos no nosso dia-a-dia brincadeiras importadas? Importadas de outros lugares do mundo, de outras culturas do Brasil e de outros tempos, desde os tempos dos nossos pais crianças e até mesmo do tempo da colonização do Brasil. Vou te mostrar algumas imagens e aí você tenta adivinhar que brinquedo ou brincadeira é e logo depois da imagem eu te conto tudo, combinado? Então vamos lá:

Esse é o Biloquê é um brinquedo feito de uma bola de madeira com um furo, presa por um cordão e um bastão pontudo, onde ela deve ser encaixada, mas ele também pode ser feito de diferentes materiais, inclusive materiais reciclados e reaproveitados. Esse brinquedo surgiu na França e já foi um dos brinquedos favoritos do rei Henrique III (1555-1589), viu só que antigo esse brinquedo é? Agora veja se conhece esse outro brinquedo aqui:

Esse brinquedo e essa brincadeira são chamados de peteca. A peteca tem origem nos povos indígenas desde antes da chegada dos Portugueses no Brasil.

ATIVIDADE 1

Sua vez de brincar! E pra começar vamos fazer diferentes tipos de corrida para trabalhar a sua agilidade! Em um espaço da sua casa marque duas linhas, como na imagem a seguir, crie diferentes formas de você ou um objeto conduzido por você sair da linha de partida e chegar na linha de chegada o mais rápido possível e chame alguém aí da sua casa para disputar contra você. Ah e pra te dar algumas ideias de corridas diferentes veja os vídeos a seguir:

Corrida de tapetes:

Corrida de copos:

ATIVIDADE 2

E já que estamos falando de corridas, e já que nossa última atividade utilizou as mãos e objetos que normalmente não são brinquedos para fazer a corrida de copos acontecer, que tal treinarmos um pouco mais a velocidade das mãos? Vêm aí mais 02 atividades para desafiar nossos dedinhos a trabalharem com velocidade e precisão:

Corrida do papel higiênico:

Desafio da cartela de ovos:

ATIVIDADE 3

E para terminar nossa aula de hoje, tenho o grande desafio de habilidade da aula de hoje, desafie alguém aí da sua casa para cumprir essa tarefa aí na sua casa! Quem conseguir primeiro ganha!

Desafio do copo Biloquê:

Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares(GO-EF05EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural. escolar, adequando-as aos espaços públicos disponíveis