You are currently viewing Educação Física: Aprender é pura diversão

Educação Física: Aprender é pura diversão

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 26/08/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje vamos nos divertir para entender como as brincadeiras nos ajudam a aprender coisas novas e a nos desenvolver.

Assista a videoaula baixo, com a temática: Aprender é pura diversão

Ah, como é bom brincar, não é? É algo muito natural para todas as crianças. Mas, você sabia que, mais do que bom e natural, brincar também é importante para o nosso desenvolvimento? Mas, por que será que brincar é tão importante assim?

Quando somos bem bebezinhos começamos a brincar com o nosso corpo, com os sons que percebemos, com as primeiras imagens e objetos que enxergamos, sempre movidos pela nossa curiosidade. E aí, brincando aprendemos a nos movimentar, a prestar atenção em diferentes formas, sons e cores, brincando aprendemos a engatinhar, andar, correr, pular, falar e muitas outras coisas que vamos usar ao longo de toda a nossa vida. Por isso, brincar é um direito garantido por lei.

Para entender melhor isso de como brincar nos faz aprender coisas novas, veja a imagem a seguir:

Você sabia que temos no nosso dia-a-dia brincadeiras importadas? Importadas de outros lugares do mundo, de outras culturas do Brasil e de outros tempos, desde os tempos dos nossos pais crianças e até mesmo do tempo da colonização do Brasil. Vou te mostrar algumas imagens e aí você tenta adivinhar que brinquedo ou brincadeira é e logo depois da imagem eu te conto tudo, combinado? Então vamos lá:

Esse é o Biloquê é um brinquedo feito de uma bola de madeira com um furo, presa por um cordão e um bastão pontudo, onde ela deve ser encaixada, mas ele também pode ser feito de diferentes materiais, inclusive materiais reciclados e reaproveitados. Esse brinquedo surgiu na França e já foi um dos brinquedos favoritos do rei Henrique III (1555-1589), viu só que antigo esse brinquedo é?

Agora veja se conhece esse outro brinquedo aqui:

Esse brinquedo e essa brincadeira são chamados de peteca. A peteca tem origem nos povos indígenas desde antes da chegada dos Portugueses no Brasil.

ATIVIDADE 1

Vamos brincar de fazer força! Vamos brincar de Cabo de Guerra! Você pode brincar com 02 ou mais pessoas, desde que o número total seja par, para que as duas equipes tenham a mesma quantidade de pessoas. Mas se você estiver aí na sua casa com um adulto bem maior e bem mais forte, aí vocês podem fazer uma equipe com 02 crianças contra uma equipe com 01 adulto, ok?

Vocês vão precisar de 01 corda e de 03 marcas: uma para o meio da corda, e 02 para o chão. Agora veja o vídeo a seguir para entender como a brincadeira funciona e quem ganha:

ATIVIDADE 2

Hora de desafiar nossa coordenação motora e para isso vamos usar duas brincadeiras:

• DESAFIO DA CARTELA DE OVOS
  • DESAFIO COPO BILOQUÊ

Para a primeira atividade você vai precisar de uma cartela de ovos de papel, daquelas que vem muitos ovos, ah você vai precisar dela sem os ovos tá?! Pode só pedir ela emprestada pros ovos depois você devolve a “casinha” deles inteirinha! Além da cartela você vai precisar de 04 ou 05 objetos redondos com tamanhos e pesos parecidos para encaixar na cartela, como os ovos ficam. Sugestão: use limões.

Pegou seu material? Então, veja no vídeo a seguir como brincar e boa diversão:

Fala sério, esse desafio foi fácil! Agora que você já se aqueceu com o desafio fraquinho da cartela de ovos, quero ver se você consegue completar o desafio turbo do vídeo a seguir, veja:

ATIVIDADE 3

E agora vamos reinventar a função das coisas! Como assim? Diz ai, para quê servem um prato descartável, um copo e uma mesa? Se você respondeu para comer, nesse caso, você errou! Servem para apostar corrida!! Veja:

Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares (GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural. escolar, adequando-as aos espaços públicos disponíveis