You are currently viewing Educação Física – Aprendendo com Brincadeiras e Jogos populares

Educação Física – Aprendendo com Brincadeiras e Jogos populares

Esta proposta de atividade de Educação Física é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais


DISPONÍVEL EM < https://www.freepik.com/free-vector/kids-playing-around-chairs_1020642.htm >ACESSO EM 23,02.2022.

OS JOGOS OU BRINCADEIRAS POPULARES FAZEM PARTE DA CULTURA E SÃO CRIADOS PELAS PESSOAS AO LONGO DO TEMPO PASSANDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. NESSAS BRINCADEIRAS, NÃO EXISTEM REGRAS FIXAS, ELAS PODEM SER CRIADAS PELO GRUPO QUE ESTÁ BRINCANDO E MODIFICADAS SEMPRE QUE NECESSÁRIO. PARA BRINCAR NÃO SÃO NECESSÁRIOS MATERIAIS OU ESPAÇOS ESPECÍFICOS, PODEMOS BRINCAR EM QUALQUER LUGAR.

OS JOGOS POPULARES FAZEM PARTE DA CULTURA. ATUALMENTE A EVOLUÇÃO URBANA E DA TECNOLOGIA TEM CONTRIBUÍDO PARA A EXTINÇÃO DE ALGUNS JOGOS POPULARES. O FATO DE TROCAR A MORADIA EM CASAS POR PRÉDIOS DE APARTAMENTOS E O PROCESSO DE INSEGURANÇA GENERALIZADA NO PAÍS, ESTÃO FAZENDO COM QUE AS  RUAS E CALÇADAS DEIXEM DE SER UM LOCAL PARA SE DIVERTIR.

SABENDO DISSO, VAMOS AS QUESTÕES ABAIXO:

QUESTÃO 1

VAMOS APRENDER DUAS MÚSICAS PARA PULAR CORDA:

MÚSICA 1

“MAMÃE MANDOU

COMPRAR UM OVO

O OVO CAIU NO CHÃO

AGORA VOU APANHAR

E VOU ME MANDAR!”

MÚSICA 2

   “SALADA, SALADINHA,

 BEM TEMPERADINHA, 

COM SAL, PIMENTA…

 FOGO, FOGUINHO.” 

Miúdos que jogam perto da caixa postal de madeira Vetor grátis
https://br.freepik.com/vetores-gratis/miudos-que-jogam-perto-da-caixa-postal-de-madeira_3101808.htm#query=crian%C3%A7as%20brincando%20com%20corda&position=21&from_view=search

1- VOCÊ JÁ CONHECIA ESSAS MÚSICAS? (   ) SIM  (   ) NÃO

2- ESCREVA, EM SEU CADERNO, UMA MÚSICA QUE VOCÊ JÁ CONHECE PARA BRINCAR DE CORDA.

QUESTÃO 2

MORTO VIVO

NÃO IMPORTA O NÚMERO DE PARTICIPANTES, SÓ É PRECISO QUE ALGUÉM FIQUE RESPONSÁVEL POR DAR OS COMANDOS. DE FRENTE PARA A CRIANÇA QUE FOR O LÍDER, QUE É QUEM DARÁ OS COMANDOS, AS AÇÕES SERÃO AS SEGUINTES: “MORTO“, QUANDO TODOS DEVEM SE ABAIXAR, E “VIVO“, QUANDO TODOS DEVEM SE LEVANTAR. A DIFICULDADE AUMENTA CONFORME A VELOCIDADE E A SEQUÊNCIA FALADA PELO LÍDER. QUEM SE ENGANA, SAI DO JOGO, E GANHA O PARTICIPANTE QUE NÃO SE ENGANAR, OCUPANDO A POSIÇÃO DE LÍDER NA PRÓXIMA RODADA. 

DISPONÍVEL EM <https://pixabay.com/pt/vectors/crian%c3%a7as-beb%c3%aas-multi%c3%a9tnico-303904/> ACESSO 25,02.2022

AGORA, VAMOS FAZER MAIS UMA VEZ A BRINCADEIRA MORTO VIVO, SÓ QUE AGORA COM MAIS VARIAÇÕES. ALÉM DE MORTO(AGACHADO) E VIVO(EM PÉ), VAMOS USAR MAIS 2 COMANDOS: PIPOCA(PULAR), PIÃO(GIRAR). MUITA ATENÇÃO E  DIVIRTAM-SE.

QUESTÃO 3

MARQUE V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO NOS ESPAÇOS ABAIXO.

(_____) AS MORADIAS URBANAS TEM IMPEDIDO QUE AS BRINCADEIRAS ACONTEÇAM DEVIDO À FALTA DE ESPAÇO E À INSEGURANÇA. 

(_____) OS JOGOS POPULARES TEM PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

(_____) EXISTEM NOMES DIFERENTES PARA UM DETERMINADO TIPO DE JOGO OU BRINCADEIRA. 

(_____) OS JOGOS POPULARES NÃO FAZEM PARTE DA CULTURA.

(_____) ALGUMAS BRINCADEIRAS OU JOGOS POPULARES NECESSITAM DE MATERIAIS INDUSTRIALIZADOS. 

(_____) SÃO NECESSÁRIOS LUGARES ESPECÍFICOS PARA AS BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES ACONTECEREM.

QUESTÃO 4

ESCOLHA A BRINCADEIRA QUE VOCÊ MAIS GOSTA E ESCREVA COMO ELA ACONTECE EM SEU CADERNO.


SAIBA MAIS

VAMOS APRENDER OUTRO JOGO. ESSE É UM JOGO QUE RECEBE DIFERENTES NOMES NO BRASIL. QUANDO CRIANÇA, APRENDI ESSE JOGO COM A MINHA MÃE E ELA CHAMAVA DE BALIZA, MAS EM OUTROS LUGARES DO PAÍS ELE TAMBÉM É CONHECIDO COMO JOGO DAS PEDRINHAS, JOGO BELISCO, JOGO PIPOQUINHA E COMO JOGO 03 MARIAS, 05 MARIAS OU JOGO DAS 07 MARIAS (DEPENDENDO DO TOTAL DE PEDRAS QUE VÃO SER DISTRIBUÍDAS NO CHÃO NO COMEÇO DO JOGO). VEJA NO VÍDEO:

Canal Casa de Lua “Como jogar 5 Marias ou Jogo das Pedrinhas ou Belisco ou Pipoquinha”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4dcfflJs-uA> acesso em 08 mar 20
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF03EF01) Experimentar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico cultural.
(GO-EF03EF23) Identificar as transformações histórico-culturais, valores, regras e significados presentes nos jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura popular.
Referencial TeóricoKishimoto, Tizuco Morchida. Jogos Infantis. O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: RJ, 14ªed, 2007.

Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino 
Fundamental, 2017. 

DC-GO Ampliado 2018/2019.

DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º , 2º e 3º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.