Esta proposta de atividade de Educação Física é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
DISPONÍVEL EM < https://www.freepik.com/free-vector/kids-playing-around-chairs_1020642.htm >ACESSO EM 23,02.2022.
OS JOGOS OU BRINCADEIRAS POPULARES FAZEM PARTE DA CULTURA E SÃO CRIADOS PELAS PESSOAS AO LONGO DO TEMPO PASSANDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. NESSAS BRINCADEIRAS, NÃO EXISTEM REGRAS FIXAS, ELAS PODEM SER CRIADAS PELO GRUPO QUE ESTÁ BRINCANDO E MODIFICADAS SEMPRE QUE NECESSÁRIO. PARA BRINCAR NÃO SÃO NECESSÁRIOS MATERIAIS OU ESPAÇOS ESPECÍFICOS, PODEMOS BRINCAR EM QUALQUER LUGAR.
OS JOGOS POPULARES FAZEM PARTE DA CULTURA. ATUALMENTE A EVOLUÇÃO URBANA E DA TECNOLOGIA TEM CONTRIBUÍDO PARA A EXTINÇÃO DE ALGUNS JOGOS POPULARES. O FATO DE TROCAR A MORADIA EM CASAS POR PRÉDIOS DE APARTAMENTOS E O PROCESSO DE INSEGURANÇA GENERALIZADA NO PAÍS, ESTÃO FAZENDO COM QUE AS RUAS E CALÇADAS DEIXEM DE SER UM LOCAL PARA SE DIVERTIR.
SABENDO DISSO, VAMOS AS QUESTÕES ABAIXO:
QUESTÃO 1
VAMOS APRENDER DUAS MÚSICAS PARA PULAR CORDA:
MÚSICA 1
“MAMÃE MANDOU
COMPRAR UM OVO
O OVO CAIU NO CHÃO
AGORA VOU APANHAR
E VOU ME MANDAR!”
MÚSICA 2
“SALADA, SALADINHA,
BEM TEMPERADINHA,
COM SAL, PIMENTA…
FOGO, FOGUINHO.”
1- VOCÊ JÁ CONHECIA ESSAS MÚSICAS? ( ) SIM ( ) NÃO
2- ESCREVA, EM SEU CADERNO, UMA MÚSICA QUE VOCÊ JÁ CONHECE PARA BRINCAR DE CORDA.
QUESTÃO 2
MORTO VIVO
NÃO IMPORTA O NÚMERO DE PARTICIPANTES, SÓ É PRECISO QUE ALGUÉM FIQUE RESPONSÁVEL POR DAR OS COMANDOS. DE FRENTE PARA A CRIANÇA QUE FOR O LÍDER, QUE É QUEM DARÁ OS COMANDOS, AS AÇÕES SERÃO AS SEGUINTES: “MORTO“, QUANDO TODOS DEVEM SE ABAIXAR, E “VIVO“, QUANDO TODOS DEVEM SE LEVANTAR. A DIFICULDADE AUMENTA CONFORME A VELOCIDADE E A SEQUÊNCIA FALADA PELO LÍDER. QUEM SE ENGANA, SAI DO JOGO, E GANHA O PARTICIPANTE QUE NÃO SE ENGANAR, OCUPANDO A POSIÇÃO DE LÍDER NA PRÓXIMA RODADA.
DISPONÍVEL EM <https://pixabay.com/pt/vectors/crian%c3%a7as-beb%c3%aas-multi%c3%a9tnico-303904/> ACESSO 25,02.2022
AGORA, VAMOS FAZER MAIS UMA VEZ A BRINCADEIRA MORTO VIVO, SÓ QUE AGORA COM MAIS VARIAÇÕES. ALÉM DE MORTO(AGACHADO) E VIVO(EM PÉ), VAMOS USAR MAIS 2 COMANDOS: PIPOCA(PULAR), PIÃO(GIRAR). MUITA ATENÇÃO E DIVIRTAM-SE.
QUESTÃO 3
MARQUE V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO NOS ESPAÇOS ABAIXO.
(_____) AS MORADIAS URBANAS TEM IMPEDIDO QUE AS BRINCADEIRAS ACONTEÇAM DEVIDO À FALTA DE ESPAÇO E À INSEGURANÇA.
(_____) OS JOGOS POPULARES TEM PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
(_____) EXISTEM NOMES DIFERENTES PARA UM DETERMINADO TIPO DE JOGO OU BRINCADEIRA.
(_____) OS JOGOS POPULARES NÃO FAZEM PARTE DA CULTURA.
(_____) ALGUMAS BRINCADEIRAS OU JOGOS POPULARES NECESSITAM DE MATERIAIS INDUSTRIALIZADOS.
(_____) SÃO NECESSÁRIOS LUGARES ESPECÍFICOS PARA AS BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES ACONTECEREM.
QUESTÃO 4
ESCOLHA A BRINCADEIRA QUE VOCÊ MAIS GOSTA E ESCREVA COMO ELA ACONTECE EM SEU CADERNO.
SAIBA MAIS
VAMOS APRENDER OUTRO JOGO. ESSE É UM JOGO QUE RECEBE DIFERENTES NOMES NO BRASIL. QUANDO CRIANÇA, APRENDI ESSE JOGO COM A MINHA MÃE E ELA CHAMAVA DE BALIZA, MAS EM OUTROS LUGARES DO PAÍS ELE TAMBÉM É CONHECIDO COMO JOGO DAS PEDRINHAS, JOGO BELISCO, JOGO PIPOQUINHA E COMO JOGO 03 MARIAS, 05 MARIAS OU JOGO DAS 07 MARIAS (DEPENDENDO DO TOTAL DE PEDRAS QUE VÃO SER DISTRIBUÍDAS NO CHÃO NO COMEÇO DO JOGO). VEJA NO VÍDEO:
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidade: | (GO-EF03EF01) Experimentar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico cultural. (GO-EF03EF23) Identificar as transformações histórico-culturais, valores, regras e significados presentes nos jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura popular. |
Referencial Teórico | Kishimoto, Tizuco Morchida. Jogos Infantis. O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: RJ, 14ªed, 2007. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º , 2º e 3º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |