You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINCADEIRAS CANTADAS

EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINCADEIRAS CANTADAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

BRINCADEIRAS CANTADAS

 Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/brincando-de-criancas_4292101.htm#query=CRIAN%C3%87AS%20CANTANDO%20DESENHO&position=36&from_view=search&track=location_fest_v1 acesso em 08, abr. 26/01/2022.

AS BRINCADEIRAS CANTADAS SÃO DIVERTIDAS E NOS AJUDAM A DESENVOLVER VÁRIAS HABILIDADES IMPORTANTES. QUANDO CANTAMOS, USAMOS A NOSSA VOZ E ISSO NOS AJUDA A EXERCITAR A NOSSA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO. ATRAVÉS DA MÚSICA, PODEMOS EXPRESSAR NOSSOS SENTIMENTOS, CONTAR HISTÓRIAS E NOS CONECTAR COM AS PESSOAS AO NOSSO REDOR.

ALÉM DISSO, AS BRINCADEIRAS CANTADAS NOS ENSINAM A TRABALHAR EM EQUIPE. MUITAS VEZES, PRECISAMOS CANTAR EM GRUPO, COORDENAR OS MOVIMENTOS E FAZER TUDO EM HARMONIA. ISSO NOS AJUDA A APRENDER SOBRE
COOPERAÇÃO, RESPEITO E A IMPORTÂNCIA DE OUVIR OS OUTROS.

AS BRINCADEIRAS CANTADAS TAMBÉM SÃO ÓTIMAS PARA EXERCITAR A NOSSA MEMÓRIA. AFINAL, PRECISAMOS LEMBRAR DAS LETRAS, DOS GESTOS E DE TODOS OS DETALHES DAS BRINCADEIRAS. ISSO AJUDA A DESENVOLVER UMA MEMÓRIA MAIS FORTE E ÁGIL.

ALÉM DE TODAS ESSAS VANTAGENS, AS BRINCADEIRAS CANTADAS SÃO UMA FORMA MUITO DIVERTIDA DE PASSAR O TEMPO. ELAS NOS FAZEM SORRIR, DANÇAR E CRIAR MOMENTOS FELIZES COM OS NOSSOS AMIGOS E FAMILIARES. É UMA MANEIRA DE NOS CONECTAR COM A MÚSICA E DEIXAR A NOSSA IMAGINAÇÃO VOAR.

DIVIRTAM-SE E NUNCA DEIXEM DE CANTAR E BRINCAR!

QUESTÃO 1

EM SEU CADERNO, COPIE E COMPLETE A CANTIGA ABAIXO, “CARANGUEJO NÃO É PEIXE”, COM AS PALAVRAS DA TABELA. DEPOIS BRINQUE, CANTE E DANCE COM AS PESSOAS QUE ESTÃO AÍ PERTINHO DE VOCÊ.

CARANGUEJOENCHENTEPALMARODAPEIXE

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,

____________ PEIXE É.

CARANGUEJO SÓ É PEIXE

NA _______________ DA MARÉ.

ORA, PALMA, PALMA, ___________!

ORA, PÉ, PÉ, PÉ!

ORA, RODA, __________, RODA,

CARANGUEJO ___________ É!

QUESTÃO 2

VAMOS CANTAR A CANTIGA  “BORBOLETINHA”.

BORBOLETINHA 

TÁ NA COZINHA

FAZENDO CHOCOLATE 

PARA A MADRINHA

POTI-POTI

PERNA DE PAU

OLHO DE VIDRO

E NARIZ DE PICA-PAU

PAU-PAU

QUESTÃO 3

AGORA, EM SEU CADERNO, COPIE E COMPLETE OS ESPAÇOS QUE EXISTEM NA CANTIGA ABAIXO, SUBSTITUINDO AS PALAVRAS DA CANTIGA ORIGINAL PELAS PALAVRAS QUE ESTÃO NA TABELA.

BORBOLETÃOFOGÃOMACARRÃOIRMÃO

____________________________________

TÁ NO _________________________

FAZENDO _______________________________ 

PARA O SEU ______________________________

POTI-POTI

PERNA DE PAU

OLHO DE VIDRO

E NARIZ DE PICA-PAU 

PAU-PAU

QUESTÃO 4

BRINCAR E CANTAR É BOM DEMAIS, ENTÃO MARQUE A ALTERNATIVA ABAIXO QUE NÃO REPRESENTA ALGO QUE ACONTECE DURANTE AS BRINCADEIRAS:

(A) SORRIR

(B) DANÇAR

(C) PULAR

(D) CHORAR


SAIBA MAIS

VAMOS APRENDER COM A PROFESSORA “DENISE A MÚSICA PULA PULA PIPOQUINHA”. DIVIRTAM-SE!

Canal Denide de Castro “PO POC”. Disponível em: <https://youtu.be/vQ0wFMkoCWo> acesso em: 01 abr. 2022.

Autoria Livia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais. (GO-EF02EF03) Propor estratégias para resolver desafios de brinquedos, brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
ReferênciasDOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 2018/2019

Suraya Darido et al. Práticas Corporais: Educação Física 1º E 2º ANOS. 1ªEdição. São Paulo. Editora Moderna. 2017

Valadares Solange et al. Educação Física no cotidiano escolar. 1ª Edição. Minas Gerais. Editora Fapi. 1999

Kishimoto, Tizuco Morchida. Jogos Infantis. O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: RJ, 14ªed, 2007.