You are currently viewing Educação Física – Brincadeiras cantadas: cantigas de roda

Educação Física – Brincadeiras cantadas: cantigas de roda

Esta proposta de atividade de Educação Física é destinada aos estudantes do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Menino e menina dançando no fundo branco Vetor grátis

Disponível em <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-e-menina-dancando-no-fundo-branco_24065388.htm#query=CRIAN%C3%87AS%20DAN%C3%87ANDO%20DESENHO&position=6&from_view=search> Acesso em 09/04/2022.

BRINCADEIRAS CANTADAS: CANTIGAS DE RODA

As cantigas, também conhecidas como cirandas, são um tesouro musical presente no folclore, tendo origem na cultura popular de várias regiões do mundo. Originadas em tradições ancestrais, essas músicas são verdadeiras expressões da identidade cultural de um povo, transmitidas de geração em geração.

Essas canções são compostas por textos simples, muitas vezes repetitivos e ritmados, conhecidos como parlendas, contribuindo significativamente para a fixação e aprendizagem, principalmente entre as crianças. Elas representam uma forma lúdica e encantadora de ensinar e memorizar, unindo música, dança, dramatização, mímica e jogos.

Disponível em: <https://br.freepik.com/search?format=search&page=2&query=BRINCADEIRAS+DE+RODA&selection=1> Acesso em 22/11/2023.

A diversidade das cantigas é vasta, variando conforme a região, o contexto histórico e as tradições locais. Cada canção carrega consigo a identidade e a história de seu povo, refletindo suas crenças, valores e costumes. Isso as torna um elemento essencial na preservação da cultura, mantendo vivas as tradições e os saberes transmitidos ao longo do tempo.

Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-segurando-suas-maos_7042796.htm Acesso 05, abr. 22

Além de seu caráter educativo, as cantigas são verdadeiras manifestações artísticas, integrando elementos como a musicalidade, a dança e a expressão corporal. Elas ensinam e celebram a alegria, a criatividade e a interação social, promovendo a união, além de ser um legado vivo da cultura popular, transmitindo valores, histórias e a riqueza das comunidades que as mantêm vivas.

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

Pense na sua cantiga favorita e descreva o que você gosta nela: a melodia, a letra ou como ela faz você se sentir. Por que essa cantiga é especial para você?

QUESTÃO 2

Como são chamados os textos simples, muitas vezes repetitivos e ritmados, presentes nas cantigas?

(A) Parlendas

(B) Histórias

(C) Poemas

(D) Enigmas

QUESTÃO 3

O que as cantigas representam além de uma forma de aprendizagem?

(A) Um elemento essencial na preservação da cultura

(B) Um desafio para os adultos

(C) Uma atividade solitária

(D) Uma forma de tecnologia

QUESTÃO 4

Complete a cantiga abaixo, “a canoa virou”, com as palavras da tabela. depois brinque, cante e dance com as pessoas que estão aí pertinho de você.

CANOAREMARPEIXINHOMAR

A CANOA VIROU 

A ___________________ VIROU, 

QUEM DEIXOU ELA VIRAR?

FOI POR CAUSA DA MARIA, 

QUE NÃO SOUBE ______________.

SE EU FOSSE UM _________________ E SOUBESSE NADAR,

EU TIRAVA A MARIA LÁ DO FUNDO DO ___________.

SAIBA MAIS

VAMOS APRENDER COM A PROFESSORA DENISE A MÚSICA “CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ”, QUE TEM MUITO MOVIMENTO, COORDENAÇÃO MOTOR, CONCENTRAÇÃO, PARTES DO CORPO ETC. E DEPOIS QUE ASSISTIR O VÍDEO, VOCÊ PODE CRIAR SUA PRÓPRIA FORMA DE CANTAR E SE DIVERTIR.

Canal Profdenise Castro “Cabeça, ombro, joelho e pé”. Disponível em: <https://youtu.be/9Yf9DzMBhzg>. Acesso em 04 abr. 2022.
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:
(GO-EF03EF23) Identificar as transformações histórico-culturais, valores, regras e significados presentes nos jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura popular.
Referência1- DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO.

2 – Suraya Darido et al. Práticas Corporais: Educação Física 1º E 2º ANOS. 1ªEdição. São Paulo. Editora Moderna. 2017

3 -Valadares Solange et al. Educação Física no cotidiano escolar. 1ª Edição. Minas Gerais. Editora Fapi. 1999

4- BNCC