ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
BRINCADEIRAS CANTADAS
Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/brincando-de-criancas_4292101.htm#query=CRIAN%C3%87AS%20CANTANDO%20DESENHO&position=36&from_view=search&track=location_fest_v1 acesso em 08, abr. 26/01/2022.
AS BRINCADEIRAS CANTADAS SÃO DIVERTIDAS E NOS AJUDAM A DESENVOLVER VÁRIAS HABILIDADES IMPORTANTES. QUANDO CANTAMOS, USAMOS A NOSSA VOZ E ISSO NOS AJUDA A EXERCITAR A NOSSA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO. ATRAVÉS DA MÚSICA, PODEMOS EXPRESSAR NOSSOS SENTIMENTOS, CONTAR HISTÓRIAS E NOS CONECTAR COM AS PESSOAS AO NOSSO REDOR.
ALÉM DISSO, AS BRINCADEIRAS CANTADAS NOS ENSINAM A TRABALHAR EM EQUIPE. MUITAS VEZES, PRECISAMOS CANTAR EM GRUPO, COORDENAR OS MOVIMENTOS E FAZER TUDO EM HARMONIA. ISSO NOS AJUDA A APRENDER SOBRE
COOPERAÇÃO, RESPEITO E A IMPORTÂNCIA DE OUVIR OS OUTROS.
AS BRINCADEIRAS CANTADAS TAMBÉM SÃO ÓTIMAS PARA EXERCITAR A NOSSA MEMÓRIA. AFINAL, PRECISAMOS LEMBRAR DAS LETRAS, DOS GESTOS E DE TODOS OS DETALHES DAS BRINCADEIRAS. ISSO AJUDA A DESENVOLVER UMA MEMÓRIA MAIS FORTE E ÁGIL.
ALÉM DE TODAS ESSAS VANTAGENS, AS BRINCADEIRAS CANTADAS SÃO UMA FORMA MUITO DIVERTIDA DE PASSAR O TEMPO. ELAS NOS FAZEM SORRIR, DANÇAR E CRIAR MOMENTOS FELIZES COM OS NOSSOS AMIGOS E FAMILIARES. É UMA MANEIRA DE NOS CONECTAR COM A MÚSICA E DEIXAR A NOSSA IMAGINAÇÃO VOAR.
DIVIRTAM-SE E NUNCA DEIXEM DE CANTAR E BRINCAR!
QUESTÃO 1
EM SEU CADERNO, COPIE E COMPLETE A CANTIGA ABAIXO, “CARANGUEJO NÃO É PEIXE”, COM AS PALAVRAS DA TABELA. DEPOIS BRINQUE, CANTE E DANCE COM AS PESSOAS QUE ESTÃO AÍ PERTINHO DE VOCÊ.
CARANGUEJO | ENCHENTE | PALMA | RODA | PEIXE |
CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
____________ PEIXE É.
CARANGUEJO SÓ É PEIXE
NA _______________ DA MARÉ.
ORA, PALMA, PALMA, ___________!
ORA, PÉ, PÉ, PÉ!
ORA, RODA, __________, RODA,
CARANGUEJO ___________ É!
QUESTÃO 2
VAMOS CANTAR A CANTIGA “BORBOLETINHA”.
BORBOLETINHA
TÁ NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE
PARA A MADRINHA
POTI-POTI
PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO
E NARIZ DE PICA-PAU
PAU-PAU
QUESTÃO 3
AGORA, EM SEU CADERNO, COPIE E COMPLETE OS ESPAÇOS QUE EXISTEM NA CANTIGA ABAIXO, SUBSTITUINDO AS PALAVRAS DA CANTIGA ORIGINAL PELAS PALAVRAS QUE ESTÃO NA TABELA.
BORBOLETÃO | FOGÃO | MACARRÃO | IRMÃO |
____________________________________
TÁ NO _________________________
FAZENDO _______________________________
PARA O SEU ______________________________
POTI-POTI
PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO
E NARIZ DE PICA-PAU
PAU-PAU
QUESTÃO 4
BRINCAR E CANTAR É BOM DEMAIS, ENTÃO MARQUE A ALTERNATIVA ABAIXO QUE NÃO REPRESENTA ALGO QUE ACONTECE DURANTE AS BRINCADEIRAS:
(A) SORRIR
(B) DANÇAR
(C) PULAR
(D) CHORAR
SAIBA MAIS
VAMOS APRENDER COM A PROFESSORA “DENISE A MÚSICA PULA PULA PIPOQUINHA”. DIVIRTAM-SE!
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidade: | (GO-EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais. (GO-EF02EF03) Propor estratégias para resolver desafios de brinquedos, brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas. |
Referências | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 2018/2019 Suraya Darido et al. Práticas Corporais: Educação Física 1º E 2º ANOS. 1ªEdição. São Paulo. Editora Moderna. 2017 Valadares Solange et al. Educação Física no cotidiano escolar. 1ª Edição. Minas Gerais. Editora Fapi. 1999 Kishimoto, Tizuco Morchida. Jogos Infantis. O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: RJ, 14ªed, 2007. |