You are currently viewing Educação Física: Alongamento

Educação Física: Alongamento

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação física  foi veiculada na TV no dia  25/08/2021 (quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá, tudo bem? Espero que sim.  Vamos para mais uma aula! Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre Ginástica de conscientização corporal na modalidade Alongamento.  Estudaremos Conceito, valores, Regras e fundamentos técnicos de segurança.

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Alongamento

Educação Física – Ciclo da adolescência – 8ª Ano/turma H

As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência à posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo. O autoconhecimento das sensações/percepções corporais permite a identificação de alguns desequilíbrios que, se forem percebidos em seu início, podem ser tratados, evitando a manifestação de doenças.

MODALIDADES: Alongamento, Pilates, Yoga, Massagem biodinâmica, etc.

ALONGAMENTO

HISTÓRIA

O alongamento foi criado pelo alemão Joseph Pilates em 1920.

Teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. 

Así fueron los inicios del método Pilates, ¿cómo ha cambiado hasta nuestros  días?

https://i.blogs.es/fae6cb/0lncmhm-vbu/1366_2000.jpg

CONCEITO

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, com objetivo de que promover o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. 

BENEFÍCIOS

Proporcionam maior consciência corporal;

  • Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves e melhorando a aptidão física;
  • Alivia a tensão muscular Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse;
  • Aumenta a consciência corporal, 
  • Melhora a postura;
  • Previne lesões esportivas e as dores musculares após o exercício físico;
  • Previne tendinites e LER (lesão por esforço repetitivo);
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Prepara o músculo para a atividade física;
  • Produz ótimos resultados no tratamento de dores na coluna (lombalgia e cervicalgia).

REGRAS 

QUANDO ALONGAR?

É importante alongar adequadamente a musculatura antes e também depois de uma atividade física. Isso prepara os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular. Alongamentos podem também ser feitos a qualquer hora. 

Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus, em qualquer  lugar ou quando for identificada alguma tensão muscular.

COMO ALONGAR?

Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 á 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. 

PRINCIPAIS TIPOS DE ALONGAMENTO

  • Alongamento ativo (estático e dinâmico);
  • Alongamento passivo (estático e dinâmico)

ALONGAMENTO ATIVO

Exercícios de alongamento em que um indivíduo assume uma posição alongada utilizando somente a contração dos músculos agonistas do movimento.

ALONGAMENTO ATIVO ESTÁTICO 

Nos exercícios ativo-estáticos o indivíduo alcança e mantém esta posição sem nenhuma ajuda além da própria contração. Estes alongamentos são difíceis de se manter por mais de dez segundos.

ALONGAMENTO ATIVO DINÂMICO

Os alongamentos ativo-dinâmicos consistem em oscilações controladas dos membros para atingir os limites da amplitude de movimento. Estes exercícios são executados em séries e devem ser interrompidos se houver algum sinal de fadiga.

ALONGAMENTO PASSIVO

Exercícios do método passivo de alongamento utilizam forças externas para auxiliar a alcançar a flexibilidade máxima, como parceiros, pesos, gravidade ou outros. 

ALONGAMENTO PASSIVO ESTÁTICO 

Nos alongamentos passivo-estático, o indivíduo assume uma posição alongada e a mantém por um período de tempo que pode variar de 10 segundos até alguns minutos. 

ALONGAMENTO PASSIVO DINÂMICO

Nos exercícios de alongamento passivo-dinâmico há movimento de oscilação com ritmo e amplitudes variadas. 

VALORES 

Pessoas de todas as idades, de crianças e adolescentes a adultos e idosos, pessoas com limitações, dos sedentários aos mais ativos.

Não há restrição quanto ao local de sua prática sendo:

(quadra, grama, parque, praça, ao ar livre e até mesmo em casa.

TÉCNICAS DE SEGURANÇA 

Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves, respeitando seu limite.

Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. 

A respiração é fundamental para a qualidade da execução, quando você respira adequadamente durante o alongamento, relaxa as partes tensionadas e tem a sensação de “diminuir a dor” nos pontos trabalhados.

ATIVIDADE 01 

Com base no que você aprendeu, com leitura dos textos e assistindo aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre o tema abordado: Alongamento. 

Em seguida, responda a seguinte pergunta: Você já participou de aula de alongamento? 

Descreva como foi sua aula, onde, com quem e quais exercícios foram propostos e realizados.

ATIVIDADE 02

Agora que você aprendeu dicas de alongamento, que tal convidar seus familiares para experimentação dos exercícios de alongamento?

Registre esse momento com vídeos e fotos.

Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares(GO-EF08EF07) Vivenciar e fruir diferentes modalidades da ginástica, contemplando a conscientização corporal, identificando as exigências corporais dessas práticas, e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito;
(GO-EF08EF24) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas diversas modalidades da ginástica.