You are currently viewing Educação Física: Vôlei

Educação Física: Vôlei

OLÁ, EDUCANDO (A)! ESTA VIDEOAULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 22/09/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE. 

NA AULA DE HOJE VAMOS ENTENDER COMO SURGIU E ALGUMAS REGRAS DE COMO SE JOGA O VOLEIBOL

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Voleibol

Você já ouviu falar de Minonette? Não? E de volleyball? Também não? E de desse esporte representado na imagem a seguir:

https://www.pexels.com/pt-br/foto/vitoria-victory-ativo-movimentado-6203594/

Pois então, fique sabendo que é tudo a mesma coisa! isso porque MINONETTE foi o primeiro nome do esporte que hoje conhecemos como vôlei. e VÔLEI é meio que o apelido do nome completo desse esporte, que em português se chama VOLEIBOL e em inglês se diz VOLLEYBALL.

Imagine uma pessoa chamada José, mas que todo mundo chama pelo seu apelido “Zé”, assim é com o esporte que se chama voleibol, mas todo mundo chama pelo apelido “vôlei”.

O vôlei foi criado como uma alternativa de esporte sem contato físico entre os jogadores, para ser uma opção de jogo na qual as pessoas se machucassem menos ao “trombar” umas com as outras. é por isso, que no vôlei, os times não se misturam no mesmo lado da quadra. veja na imagem abaixo:

Viu só, nessa imagem temos as linhas pretas mostrando o espaço da quadra, no meio temos a rede (desenhada em azul) e a rede divide a quadra ao meio, assim, cada time fica com uma metade da quadra, cada um de um lado da rede, evitando a disputa de bola entre os times, e boa parte dos acidentes que em outros esportes acontecem exatamente na disputa de bola entre jogadores de times diferentes. E por falar em bola….você conhece a bola de vôlei? Veja:

https://pixabay.com/pt/photos/voleibol-premium-jogador-bola-4108495/

Como o vôlei é um esporte jogado com as mãos e sem qualquer tipo de proteção nas mãos, a bola de vôlei é mais leve, mais macia que a maioria das bolas de outros esportes, isso faz com que ela não machuque as mãos e que ganhe mais velocidade durante o jogo.

E como será o “jeitão”, ou seja, as regras e fundamentos básicos do vôlei?

O jogo de vôlei é disputado entre 02 times, cada time com 06 jogadores, em uma quadra retangular dividida em 02 partes iguais por uma rede. Cada time fica de um lado da rede e tem como objetivo derrubar a bola na quadra do time adversário enquanto você e o seu time impedem que a bola caia no chão da sua quadra. A bola deve passar de uma metade da quadra pra outra SEMPRE POR CIMA DA REDE. Sempre que a bola cai dentro de uma quadra o time da outra quadra marca um ponto, ganhará o jogo o time que ganhar 03 sets.

E o que é um set?

Set é o tempo do vôlei! Por exemplo, num jogo de futebol temos 02 tempos de 45 minutos cada, certo? Então, no vôlei, temos sets de 25 pontos ou mais, funciona assim: 

  • Uma partida de Voleibol tem pelo menos 3 sets e pode chegar ao máximo de 5 sets.
  • Vence um set no Voleibol a equipe que primeiro fizer 25 pontos com uma diferença de 2 pontos para a outra equipe
  • Caso o jogo fique empatado em 24 a 24, o set continuará para além dos 25 pontos até que uma equipe consiga abrir os 2 pontos de diferença e vencer o set. Ex.: 26 a 24 ou 27 a 25 ou 28 a 26…
  • Vencerá a partida a equipe que primeiro vencer 3 sets
  • Em caso de empate em 2 sets a 2, será disputado o Set Desempate ou Tie-Break de 15 pontos.

Atividade 1

Durante um jogo de vôlei, para manter a bola em movimento no vôlei existem vários movimentos, um deles é o toque:

https://sites.google.com/site/educopediaedfisica/volei/toque

No vídeo a seguir você vai aprender o toque, que é um dos fundamentos do vôlei e para deixar você muito craque em fazer o toque do vôlei, vamos fazer uma atividade chamada controle, veja no vídeo a seguir e convide alguém para praticar com você:

Atividade 2

        Agora vamos aprender o fundamento manchete, que serve para receber bolas baixas e em seguida vamos fazer a atividade controle usando esse fundamento.

Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares (GO-EF03EF05) Vivenciar e fruir algumas modalidades de esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.