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Matemática – Educação Financeira nas Escolas – Pra quê? Por quê?

Oi tudo bem com você? As escolhas que nós fazemos todos os dias tem uma relação direta com que acontece em nossas vidas, bairros, cidades e países. Muitas dessas escolhas são financiadas, por isso, precisamos aprender a consumir e poupar de um modo mais consciente. E ainda precisamos aprender a planejar e tomar decisões desde cedo, assim nos ajudaria a lidar melhor com questões financeiras cotidianas?

Atividade 1

Clique no Link abaixo e assista ao vídeo “Educação Financeira nas Escolas – Pra quê? Por quê?”

Canal Prof. Dr. Leo Akio – YouTube

Atividade 2

Clique no link abaixo e veja como no exemplo dado como é fácil calcular o valor de uma porcentagem fazendo o cálculo mentalmente:

https://pedrocesp.blogspot.com/p/porcentagem.html

(Texto: Porcentagem, por Pedro Pereira, disponível no Blog “Espaço:  Matemática e Física”)

Atividade 3

Assista a mais esse vídeo que ensina a calcular o valor de uma porcentagem mentalmente:

Porcentagem: Como Calcular Mentalmente – Canal: engenhariacotidiana – Youtube

Agora é a sua vez! Pegue seu caderno e tente as seguintes situações-problema:

I. Na bilheteria de um cinema, encontramos o seguinte anúncio:

Marcos vai à sessão de quarta-feira. Quanto pagará para assistir a um filme?

II. Maria comprou um vestido à vista para ganhar um desconto de 5% no valor original dele. Se o vestido custa R$ 60,00:

a) De quantos reais foi o valor desse desconto?

b) Quanto Maria pagou pelo vestido?

III. Um carro custa, à vista, R$ 27.658,00 e a prazo R$ 32.548,00. A diferença entre esses valores corresponde aos juros que se paga pelo financiamento. Seu Joaquim comprou esse carro a prazo. Quanto ele pagará de juros?

IV. No dia 1 deste mês, um produto estava sendo vendido por R$ 400,00. No dia 10, esse produto sofreu um desconto de 50% no seu preço. No dia 20, ele foi reajustado com um aumento de 50%. Escolha a alternativa correta.

a) O produto estava mais barato no dia 1 do que no dia 20.

b) No dia 20 o produto estava com o mesmo preço que ele estava no dia 1.

c) O produto estava mais barato no dia 20 do que no dia 1.

Atividade 4

Muitas pessoas sonham com a independência financeira, mas esbarram no esforço que têm de fazer para atingir o montante considerado ideal. Clique no link abaixo e assista ao vídeo do canal do Gustavo Cerbasi para ver como isso acontece:

Como planejar a dependência financeira? -” Canal Gustavo Cerbassi – Youtube

Depois de assistir ao vídeo, escreva no seu caderno, faça uma lista dos seus sonhos para o seu futuro.

Saiba Mais / Referências:

Veja o vídeo da Professora Meg Carvalho, do Instituto Aladdin na cidade de Macaé no estado do Rio de Janeiro, que desperta no aluno o interesse pela educação financeira, desde cedo ele precisa se envolver com esses conceitos que de uma maneira ou outra norteiam nossas vidas.

Outro vídeo do programa: Hoje em Dia da Rede Record que apresenta como a educação financeira para crianças pode mudar os hábitos de compras das famílias.

No site do canal finanças.com.crianças nos ensina o que é prioridade e supérfluos no supermercado.

https://www.youtube.com/watch?v=DVMy9ZGF3FU
Objeto de ConhecimentoPorcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos. Porcentagens Juros Simples e Compostos Acréscimos e descontos Sucessivos
Habilidades(EF09MA05-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente, com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.
Proponentes/ Professores:Pedro Pereira da Silva
Instituição Educacional:Escola Municipal Madre Francisca
CRE:Central

Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Ed. Financeira e Empreendedorismo