You are currently viewing Educação financeira: fazendo um orçamento

Educação financeira: fazendo um orçamento

Olá! Você já deve ter participado de alguma festa de aniversário. Deve dar um trabalhão para organizar. Receber os convidados… preparar a decoração… o que os convidados vão beber e comer…todos querem fazer bonito não é mesmo? Para organizar uma festa é necessário um bom planejamento para nada sair errado.

Atividade 1

Vamos assistir o vídeo de um aniversário de uma garotinha muito especial a Mônica. Isso mesmo! A turma da Mônica! No primeiro momento assista ao vídeo para se divertir, depois veja o vídeo novamente com bastante atenção para responder algumas perguntas. Vamos lá?

Turma da Mônica | Aniversário Macabro – Canal Turma da Mônica – YouTube

1. No vídeo Cebolinha acha estranho o local da festa e pergunta se Cascão tem certeza do endereço da festa. Qual é a resposta dada por Cascão?

2. O que Cascão quis dizer com a seguinte frase: ‘‘que lugarzinho pra se fazer uma festa?”

3. O motivo de Cascão e Cebolinha ir parar na festa ’macabra’ e não no aniversario da Mônica foi:

a) A troca dos convites.

b) A falta de atenção.

c) O erro do GPS.

4. Agora, vamos fazer uma arte. Imagine que você irá completar mais um ano de vida e para comemorar fará uma festa. Crie um cartão convite no caderno ou virtual convidando seus colegas de sala para seu aniversario. Reveja o vídeo e busque inspiração para fazer uma bela ilustração para o seu convite, capriche…

Atividade 2

1) Para a festa de aniversário da Mônica, Magali comprou 75 dezenas de Balões. Ela amarrou esses balões em grupos com 5 balões. Quantos grupos foram feitos?

◘ O que o problema quer saber?

◘ Escreva a sentença matemática que representa essa situação.

◘ Então, foram organizados ______ grupos de 5 bolas.

2) A Mônica preparou para a sua festa 123 pratos com 6 docinhos em cada um.

A sentença matemática que representa essa situação é? Quantos doces a mãe da Mônica comprou no total?

3) A Mãe da Mônica fez 246 brigadeiros, também arrumados em pratinhos com 6 doces. Quantos pratos foram organizados?

Atividade 3

Assista esse pequeno vídeo, depois responda:

Como calcular docinhos, refrigerantes e salgadinhos para festas – Canal Maracajá – YouTube

Com base nas orientações do vídeo, faça os cálculos:

Se sua festa for para 100 convidados:

1. Quantas garrafas (2l) de refrigerante você deverá comprar?

2. Se cada garrafa custa R$ 7,40, quanto você gastará na compra dos refrigerantes?

3. Quantos salgadinhos serão necessários para sua festa? E quantos docinhos?

Qualquer dúvida volte ao vídeo para lembrar as quantidades.

Boa atividade!

Saiba Mais / Referências:

Como organizar uma festa de aniversário

Visite o site clicando neste link

Objeto de Conhecimento-Resolver situações problemas envolvendo as operações fundamentais. – Sistema de numeração decimal: características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal; – Interpretação de texto, a partir de uma linguagem áudio visual. – Empregar diferentes formas artísticas como na elaboração de um convite.
Componente CurricularMatemática, Língua Portuguesa e Arte.
Habilidades(EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros (notícias, cartas do leitor, crônicas, entrevistas, entre outros), considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação – ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero. (GO-EF06AR04-A) Distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como: desenhos, pinturas, colagens, gravuras, HQ, zines, memes, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, intervenções artísticas, tecelagens fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais. Compreender os processos de criação artística bem como suas possibilidades distintas na bidimensionalidade e tridimensionalidade, articulados com a poética pessoal.
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Proponentes/ Professores:Kelvin Tomaz de Almeida
Mariene Costa de Oliveira
Sirley Torquato Pires
Wyllysksoneya Bonfim Cardoso de Oliveira.
Instituição Educacional:Escola M. Dona Angelina Pucci Limongi
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Ed. Financeira e Empreendedorismo