You are currently viewing É hora da Ginástica!

É hora da Ginástica!

Fonte: Youtube, “Ginástica e os principais fundamentos – Ens. Fund. – Corpo, Expressão e Movimento” do canal Portal Conexao Escola

Olá!

Vamos conhecer um pouco mais sobre a Ginástica e alguns de seus principais fundamentos?

A Ginástica era uma atividade que tinha o objetivo de preparar fisicamente as pessoas para se tornarem soldados ou combatentes.

Com o passar do tempo, sua prática ganhou diversos elementos que a transformaram em várias modalidades. Independente de como é praticada, a Ginástica pode trazer alegria e bem estar para quem experimenta seus movimentos.

A evolução dos movimentos da Ginástica fez sua prática se desdobrar em diversas modalidades.

Hoje, temos as ginásticas artística e rítmica que são esportes olímpicos, a ginástica acrobática, que é muito utilizada pelos artistas circenses, a ginástica aeróbica, muito praticada nas academias, dentre outras.

A prática da Ginástica é baseada em uma diversidade de movimentos corporais, que exigem equilíbrio, força e coordenação motora.

Dentre os fundamentos básicos para a sua prática, contamos com vários movimentos gerais que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros, a parada de mão, a estrela, a ponte, o rodante e os rolamentos. 

Vamos aprender alguns deles?

IMPORTANTE: Para realizar as atividades abaixo, você precisará da supervisão de um adulto. Escolha um local amplo e seguro da sua casa para realizar os movimentos.

AGORA ASSISTA AOS VÍDEOS PARA APRENDER:

COMO FAZER ESTRELINHA? – Tutorial SUPER FÁCIL! – Canal Jubaloo

Como dar uma CAMBALHOTA: para frente e para trás – Canal umComo

Agora que você assistiu e aprendeu como se faz esses movimentos básicos da Ginástica, é hora de praticar!

Obs.: Com a supervisão de um adulto, escolha um local amplo e seguro da sua casa para realizar os movimentos.

1 – Retome o vídeo da “Estrelinha”, para verificar os movimentos corretos, a ordem de execução e quais as posições para a realização segura do movimento.

Com a autorização do seu responsável, peça para alguém fazer um registro fotográfico ou até mesmo vídeos das suas tentativas de execução. Assim, você poderá ver como está sendo a sua evolução para a execução do movimento perfeito!

2 – Para praticar a cambalhota, você precisará de um local confortável como colchonete, colchão ou carpete, para não se machucar.

Para fazer a cambalhota para frente, utilize uma folha de papel, segure-a com queixo, pressionando-a contra o seu peito. Essa posição irá proteger seu pescoço e o ajudará a executar o movimento correto. Depois que conseguir executar corretamente, não precisará mais da folha.

3 – Agora que conheceu esses movimentos ginásticos, que tal criar uma sequência de movimentos? Veja os outros vídeos no “Saiba Mais”, use sua criatividade e brinque com os movimentos, intercalando-os, mudando de direção, adicionando movimentos de coreografia, etc.

O importante é se divertir! Faça o registro em vídeo desse momento e mostre para as pessoas da sua casa o que aprendeu.

Até a Próxima!


SAIBA MAIS:

“16 MANEIRAS de fazer ESTRELA – TUTORIAL” – Canal O Pai Divertido 

“COMO FAZER PONTE? (Descer e Subir) Tutorial Passo a Passo” – Canal Jubaloo

“PENSE RÁPIDO E CUIDADO ONDE PISA! Desafio p/ fazer em casa c/ a família toda” – Canal Jubaloo


Fonte: “PERFECT – Coreografia de solo contemporâneo” – Canal Gabi Oliveiras


OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOHABILIDADES:
Educação Física(GO-EF04EF07) Vivenciar e fruir, de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como: equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.

(“Eixo Temático”)  Corpo, Expressão e Movimento. | D – 4º ano