You are currently viewing É dançando que se aprende!

É dançando que se aprende!

Olá! Hoje você aprenderá sobre uma dança popular do folclore brasileiro: a catira! É uma dança caracterizada por movimentos rítmicos, organizados a partir das palmas das mãos e batidas dos pés. Venha conhecer um pouco mais dessa dança!

Que tal ver o que a Educação Física tem pra você hoje?

Você já aprendeu alguma dança regional brasileira?

As danças sempre foram um importante componente cultural da sociedade. O folclore brasileiro, por exemplo, possui diversas danças regionais que representam a cultura de uma determinada região do país. O Brasil é um país com muitas culturas, tradicional em festas culturais, transformadas em grandes espetáculos de massa e alegres folias populares.

A Catira é uma dança típica da região Centro-Oeste, você a conhece?

A Catira é uma dança brasileira realizada originalmente por homens que, estando de frente um para o outro, eles sapateiam e batem palmas no ritmo da viola. Com o tempo, as mulheres foram sendo aceitas nos grupos. Primeiramente, o violeiro começa a música e os catireiros fazem um passo que consiste em bater o pé e a mão e depois dar seis pulos. O violeiro passa a entoar a moda de viola e os catireiros continuam a executar os passos da dança, que recebem o nome de “Serra Abaixo”, “Serra Acima” e “Levante”. Durante a coreografia, é realizado também o passo chamado Recortado, que consiste na troca de lugar das duas fileiras a cada estrofe da música, sendo que o violeiro passa de uma extremidade a outra. A Catira termina quando os dançarinos retornam ao lugar inicial.

Hoje você irá conhecer a Catira.

Atividade 1:

1-Assista ao vídeo clicando no link abaixo:

Canal:José Freire de Andrade Segundo SegundoDia do Folclore – Dança do Catira (Alunos do 4º e 5º anos)https://www.youtube.com/watch?v=LrioBwZIn2k

2- Você conheceu os passos básicos da Catira, dança que se manifesta nas regiões sudeste e centro-oeste. Descobriu, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e ainda coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas.

3- Observe na imagem abaixo a vestimenta utilizada para a prática dessa dança.

Goiânia recebe 3° encontro de Catira na Praça da Matriz – Jornal ...
Fonte: Google (jornalhoraextra.com.br/entretenimento/8549-goiania-recebe-3-encontro-de-catira-na-praca-da-matriz/)

É possível observar que eles usam camisas, calças, chapéus e botinas. A vestimenta gera identidade com a dança, além de possibilitar a melhor execução dos movimentos e das batidas.

4- Com a autorização do seu responsável, faça o registro fotográfico ou em vídeos das suas tentativas de execução desse momento e mostre para as pessoas da sua casa o que aprendeu. Assim, você poderá acompanhar a sua evolução. Se você tiver alguma das peças do vestuário, coloque, e assim vai caracterizar ainda mais a Catira.

5- Experimente e compartilhe com seus amigos (whatsapp) os movimentos, a música e os ritmos presentes nessa dança, vocês poderão criar várias coreografias de Catira. Se permita vivenciar esta parte da cultura regional, certamente irá se divertir e se surpreender com o resultado.

Espero que você tenha gostado de aprender um pouco mais sobre a Catira, uma dança popular brasileira! Até a próxima!

Blog do Consa: Cegos dançam catira
Fonte: http://www.blogdoconsa.com.br/2012/06/cegos-dancam-catira.html

Canal: PAULO SANTANA VIOLEIROCurso de Catira em Maringá, ESCOLA DE MÚSICA PAULO SANTANA” –https://www.youtube.com/watch?v=LzSZqd76Jgo

Canal:
Família Horvat “Dança da Catira” – https://www.youtube.com/watch?v=2DUD5io9ayM

Objeto de ConhecimentoDanças do contexto comunitário e regional: (Conceito, elementos constitutivos da dança e técnicas básicas).
Habilidades(GO-EF05EF09) Vivenciar e recriar danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

Proponentes/ Professores:William de Jesus Simon,
Giannandréa Darques,
Idayany Araújo Cardoso de Almeida.
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor Aristoclides Teixeira.
CRE: Maria Helena Batista Bretas.

Ciclo da Infância – 5º Ano. Turma E – Corpo, Expressão e Movimento