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E aí, a água acabou?

Você já pensou o que faríamos se a água acabasse? No vídeo “E se a Água Acabasse” você descobrirá que é impossível viver sem água.

(do canal Thiago Moreira, publicado no Youtube)

Você percebeu como a economia de água é importante? Faça um registro no seu caderno, enumerando as dicas dadas para economizar a água. Acrescente outras dicas, caso conheça.

É importante verificar se na sua casa não tem torneira estragada, pingando, ou algum vazamento de água. Faça uma investigação inicial. Se descobrir algo de errado, avise para sua família para que eles resolvam o problema.

DESAFIO: reflita sobre as questões colocadas abaixo, faça os cálculos e responda em seu caderno.

  1. O primeiro vídeo mostra que em banhos de 10 minutos gastamos 2100 litros de água por mês. Esse dado se refere a uma pessoa. Se fossem duas pessoas morando numa casa, seria o dobro, ou seja, 2100 + 2100 = 4200 litros, ou 2 x 2100 = 4200 litros de água por mês. Agora calcule o gasto mensal de água se na sua casa morassem 5 pessoas.
  2. Outra informação do vídeo é sobre a quantidade de água desperdiçada quando há vazamentos nas torneiras. São 46 litros de água jogados fora por dia. Quantos litros uma torneira pingando gasta por mês? E se forem 3 torneiras pingando, quantos litros seriam desperdiçados?
  3. O vídeo ainda demonstra que ao lavar carro com a mangueira são gastos 560 litros de água. Se o carro for lavado uma vez por semana, quantos litros serão gastos no total durante um mês que possua quatro semanas?
  4. Agora faça o cálculo da quantidade total de água necessária para lavar o mesmo carro com um balde, também em um mês com quatro semanas. Como citado no vídeo, para lavar um carro com balde são gastos 40 litros de água.
  5. Por fim, compare as quantidades totais utilizadas na lavagem com mangueira e com o balde e encontre a diferença de quantidade de litros de água utilizados no total.

Apresente o resultado para sua família, mostrando que podem aproveitar melhor a água e o dinheiro!

Na atividade anterior você aprendeu que a conta de água é dividida em 4 partes. Está lembrado? Veja abaixo.

Agora você estudará as duas últimas.

Fonte: https://www.emaisgoias.com.br/lei-proibe-cobranca-de-taxa-de-esgoto-onde-o-servico-nao-e-oferecido-em-goiania/ (adaptada).

A terceira parte traz informações referentes a descrição dos serviços cobrados. Os cálculos desses serviços são baseados no consumo e no tipo de imóvel, se é residencial ou comercial. 

Identifique a data do vencimento da conta nessa terceira parte da fatura. Pergunte a sua família o que acontece se a conta for paga depois dessa data e o que é um “reaviso de débito”. Registre essas informações em seu caderno.

Fonte: https://www.emaisgoias.com.br/lei-proibe-cobranca-de-taxa-de-esgoto-onde-o-servico-nao-e-oferecido-em-goiania/ (adaptada)

A quarta parte descreve as informações relacionadas ao consumo, tanto o atual quanto o dos últimos meses. O consumo é medido pelo funcionário da Saneago, que verifica no hidrômetro da sua casa a quantidade de água que passou por ele e foi utilizada por você e sua família.

O cálculo é feito subtraindo do número da LEITURA  ATUAL o número da LEITURA ANTERIOR. Identifique esse registro na figura abaixo:

Fonte: https://www.emaisgoias.com.br/lei-proibe-cobranca-de-taxa-de-esgoto-onde-o-servico-nao-e-oferecido-em-goiania/ (adaptada)

Assim, o cálculo do consumo é dado por:

Os valores registrados pelo hidrômetro, e, portanto, no consumo de água na sua família, é medido em metros cúbico (m³). O metro cúbico é uma unidade de volume equivalente a mil litros(l), ou seja, 1m³ = 1000l. Logo, como o consumo foi de 13m³, basta multiplicar 13 por 1000 para encontrar a quantidade de água em litros utilizada no determinado período: 13.000 litros. 

Agora é sua vez. Observe a leitura atual e a leitura anterior da conta de água da sua casa. Depois, calcule o consumo no mês. 

Até a próxima.

PARA SABER MAIS: 

Medidas de capacidade, do canal  Maria Helena Furman, no YouTube – https://www.youtube.com/watch?v=SpkYgLSRndI



Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – D e E – Educação Financeira e Empreendedorismo

OBJETO DE CONHECIMENTO:MATEMÁTICAMedidas de comprimento, massa e capacidade: estimativas, utilização de instrumentos de medida e de unidades de medida convencionais mais usuais (área);
Problemas utilizando o sistema monetário brasileiro: Sistema monetário brasileiro; Tópicos de Educação Financeira: consumo ético, consciente e responsável (compra, venda).PORTUGUÊSReconstrução das condições de recepção de textos: gêneros e função social dos textos; Formas de composição do texto: construção de sentidos do texto utilizando os conhecimentos gramaticais e textuais.
HABILIDADES:MATEMÁTICA(EF04MA20-B) Reconhecer e medir comprimentos, incluindo perímetros, massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais.(EF05MA19-F) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais utilizando gráficos e tabelas.PORTUGUÊS(EF04LP09) Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros textos dos gêneros, de acordo com as convenções dos gêneros (campo, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.