You are currently viewing DOCE, PÃO, DOCE! (SERES VIVOS – FUNGOS)

DOCE, PÃO, DOCE! (SERES VIVOS – FUNGOS)

OLÁ, ESTUDANTE!
ESTA AULA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 29/09, TERÇA-FEIRA, CONTEMPLANDO O EIXO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE. AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ APRESENTADA EM FORMA DE ATIVIDADE, MAS VOCÊ PODE ASSISTIR A VIDEOAULA QUANDO DESEJAR, ACESSANDO LINK NA PARTE INFERIOR DA TELA.

Fonte: Pixabay. Pães

NA PROPOSTA DE HOJE, VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE OS SERES VIVOS E CONHECER O REINO DOS FUNGOS. VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR QUE EXISTEM ALGUNS SERES VIVOS QUE SÃO IMPERCEPTÍVEIS A OLHO NU?


OBSERVE AS IMAGENS DO PAINEL 1:

PAINEL 1

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR COMO O PÃOZINHO QUE COMEMOS NA ESCOLA OU EM CASA É FEITO?
COMO AQUELA MASSA PEQUENA E MOLENGA (IMAGEM 2)  PODE VIRAR UM PÃO GRANDE E FOFINHO (IMAGEM 3)?
E DEPOIS?
VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE NÃO PODEMOS DEMORAR MUITO TEMPO PARA COMÊ-LO?
SE DEMORARMOS MUITO O MOFO TOMA CONTA (COMO NA IMAGEM 4)!
MAS O QUE É O MOFO?

PARA RESPONDER PARTE DESSAS PERGUNTAS, ASSISTA AO EPISÓDIO DE “O SHOW DA LUNA”: DOCE, PÃO, DOCE!

https://www.youtube.com/watch?v=K8N-mZ1mvhg&t=11s
Show da Luna. Episódio: Doce, pão, doce!

VIU SÓ! O INGREDIENTE RESPONSÁVEL POR DEIXAR O PÃOZINHO MACIO E FOFINHO É O FERMENTO, E O MAIS INTERESSANTE DISSO TUDO É QUE O FERMENTO USADO NO PÃO, CHAMADO DE FERMENTO BIOLÓGICO, É COMPOSTO POR VÁRIOS FUNGOS. QUANDO FALAMOS EM FUNGOS, GERALMENTE, AS PESSOAS LEMBRAM DO MOFO – COMO O MOFO REPRESENTADO PELA IMAGEM 4 (PAINEL 1) – OU DOS FUNGOS QUE CAUSAM DOENÇAS. MAS EXISTEM FUNGOS QUE SERVEM DE ALIMENTO PARA NÓS, SERES HUMANOS. OUTRA PERCEPÇÃO IMPORTANTE FOI A DE QUE OS FUNGOS, PODEM SER MICROSCÓPICOS, COMO OS DO FERMENTO, CHAMADOS DE LEVEDURA.
ELES VIVEM NO AR E NA SUPERFÍCIE DAS COISAS. QUANDO ENTRAM EM CONTATO COM A MASSA DE PÃO, ESSAS LEVEDURAS, SE ALIMENTAM DOS AÇÚCARES E, AO MESMO TEMPO, ELIMINAM ÁLCOOL E UM UM TIPO DE GÁS CHAMADO DE GÁS CARBÔNICO. CHAMAMOS ESSE PROCESSO DE FERMENTAÇÃO. É POR CAUSA DO GÁS CARBÔNICO QUE A MASSA DO PÃO AUMENTA SEU VOLUME. JÁ O ÁLCOOL EVAPORA QUANDO A MASSA É LEVADA AO FORNO.
E O QUE ACONTECE COM OS FUNGOS?
DEPOIS DE TANTO TRABALHO, MORREM TODOS! 

PERGUNTAS

QUESTÃO 1

OS FUNGOS SÃO SERES VIVOS OU SERES NÃO VIVOS?

QUESTÃO 2

COMO VOCÊ CHEGOU A ESSA CONCLUSÃO? EXPLIQUE:


O QUE SÃO SERES VIVOS E SERES NÃO VIVOS?

SERES VIVOS
O PLANETA TERRA É CONSTITUÍDO POR ELEMENTOS VIVOS (SERES VIVOS) E ELEMENTOS NÃO VIVOS. A PARTIR DA IMAGEM (ESQUEMA ABAIXO) É POSSÍVEL IDENTIFICAR UMA CARACTERÍSTICA QUE TODOS OS SERES VIVOS POSSUEM COMO PROPRIEDADE: A HABILIDADE DE NASCER, CRESCER, REPRODUZIR, ENVELHECER E MORRER. VEJA O ESQUEMA:

CICLO DE VIDA DA GALINHA

Fonte: freepik. Adaptado para fins pedagógicos

PERGUNTAS

QUESTÃO 3

OBSERVE O CONJUNTO DE IMAGENS A SEGUIR (PAINEL 2), LEIA AS QUESTÕES E REFLITA (REGISTRE SUAS RESPOSTAS):

A) QUAIS IMAGENS SE REFEREM A ELEMENTOS VIVOS? POR QUÊ?
B) QUAIS IMAGENS SE REFEREM A ELEMENTOS NÃO VIVOS? POR QUÊ?
C) SOBRE OS ELEMENTOS VIVOS: O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELES?

PAINEL 2


OS SERES NÃO VIVOS

CHAMAMOS DE SERES NÃO VIVOS OU ELEMENTOS NÃO VIVOS AQUELES QUE SÃO INANIMADOS, OU SEJA QUE NÃO POSSUEM VIDA MAS QUE FAZEM PARTE DO AMBIENTE, COMPÕEM A NATUREZA. ALGUNS DOS EXEMPLOS DE SERES NÃO VIVOS ESTÃO REPRESENTADOS NO PAINEL 1 DE IMAGENS (SÃO ELES: ÁGUA, SOLO – TERRA, ROCHA).  A ÁGUA, O SOLO, AS ROCHAS (ENTRE OUTROS) SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA TODOS OS SERES VIVOS E CONSEQUENTEMENTE PARA A SOBREVIVÊNCIA DO PLANETA TERRA. JÁ VIMOS EM ATIVIDADES PASSADAS COMO O SOL (ELEMENTO NÃO VIVO) É IMPORTANTE PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NA TERRA. O SOL É UMA ESTRELA QUE FORNECE LUZ E CALOR À TERRA. CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DAS CHUVAS (CICLO DA ÁGUA), CRESCIMENTO DAS PLANTAS E AUXILIA NOSSA SAÚDE.

PERGUNTAS

QUESTÃO 4

OBSERVE ESSE OUTRO CONJUNTO DE IMAGENS (PAINEL 3), LEIA AS QUESTÕES E RESPONDA: 

A) TODAS AS IMAGENS SE REFEREM A ELEMENTOS VIVOS? VOCÊ JÁ VIU TODOS ESSES ELEMENTOS? COMENTE:
B) ESTÁ CORRETO ASSOCIARMOS BACTÉRIAS, PROTOZOÁRIOS E FUNGOS AO GRUPO DOS SERES VIVOS? POR QUÊ?
C) É POSSÍVEL VER A OLHO NU TODOS AS BACTÉRIAS, PROTOZOÁRIOS E FUNGOS? POR QUÊ?

PAINEL 3


COMO PUDEMOS VER, EXISTE UMA DIVERSIDADE MUITO GRANDE DE SERES VIVOS, E O SER HUMANO, À MEDIDA QUE PERGUNTAVA E DESCOBRIA, COMEÇOU A SENTIR A NECESSIDADE DE AGRUPÁ-LOS, CRIANDO CINCO REINOS: O REINO DOS MONERAS, REINO DOS PROTISTAS, O REINO DAS PLANTAS, O REINO DOS FUNGOS E O REINO DOS ANIMAIS. VOCÊS AINDA VÃO ESTUDAR MUITO SOBRE ELES:

NESSE SENTIDO, CONFIRA SUA RESPOSTA PARA PERGUNTA: “ESTÁ CORRETO ASSOCIARMOS BACTÉRIAS, PROTOZOÁRIOS E FUNGOS, AO GRUPO DOS SERES VIVOS?” A RESPOSTA PARA ESSA PERGUNTA É SIM! AS BACTÉRIAS, FUNGOS E PROTOZOÁRIOS SÃO MICRORGANISMOS, TAMBÉM CONHECIDOS COMO MICRÓBIOS.


DESAFIO!

ALÉM DE SEREM USADOS NA FABRICAÇÃO DOS PÃES, OS FUNGOS TAMBÉM PARTICIPAM DA FABRICAÇÃO DE QUEIJOS. EXISTEM RECEITAS QUE UTILIZAM COGUMELOS, QUE TAMBÉM FAZ PARTE DO REINO DOS FUNGOS. JUNTO COM SUA FAMÍLIA REALIZE UMA PESQUISA SOBRE ESSES ALIMENTOS. ILUSTRE SUA PESQUISA COM DESENHOS.


Habilidades(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo. 
Objetos do ConhecimentoCadeias alimentares simples 
Microrganismos

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Fungos – Bloco 1

Seres Vivos e não vivos – Ens. Fundamental – Ed. Ambiental e Saúde – Bloco 01 – 29-Setembro-2020

Referencial teórico:
FIOCRUZ. Eca! Fermento é um fungo! disponível em: https://tinyurl.com/yyaasgat. Acesso em 14. set. 2020. Adaptado para fins pedagógicos. 
PRAVALER.Vírus, bactérias, fungos e protozoários – entenda a diferença entre eles. Disponível em: https://tinyurl.com/y568u33h. Acesso em 14. set. 2020. Adaptado para fins pedagógicos.
BRITANNICA ESCOLA. Classificação biológica. Disponível em: https://tinyurl.com/yy5f9ucw. Acesso em: 15 de setembro de 2020. Adaptado para fins pedagógicos.