You are currently viewing História e Língua Portuguesa – Direitos e deveres

História e Língua Portuguesa – Direitos e deveres

Olá!  Você sabe o que é ser criança? Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é considerado criança indivíduos dos 0 aos 11 anos e 11 meses. Se você tem menos de doze anos, então você é criança. As crianças têm direitos e deveres. Vamos aprender mais sobre eles?

As crianças têm direito à educação, moradia, família, proteção, escuta atenta, respeito etc. Para o desenvolvimento da sua autonomia deve participar nas tomadas de decisões na escola e na família, assim como aprender que cada atitude e escolha tem uma consequência. Mas, as crianças também têm seus deveres, como por exemplo, o de ouvir e de respeitar o outro, o de assumir responsabilidades conforme a sua idade e as circunstâncias. Vamos descobrir qual a lei no Brasil que trata desses direitos e deveres?

Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo abaixo. Convide sua família para assistir com você.

“A Galinha Ruiva – Desenho Infantil com os Amiguinhos” – Canal: Os Amiguinhos – Link: https://www.youtube.com/watch?v=KAZ-xMUXaoY

Atividade 2

Converse com sua família sobre o que você pensa das atitudes dos animais (vaca, porco, cachorro, pato) diante do convite da galinha e dos direitos e responsabilidades ou obrigações que as crianças precisam ter para ser um adulto responsável, participativo e colaborativo.

Atividade 3

Você sabe que existe o dia Universal dos Direitos da Criança? 

Acesse o link e leia o slide “Os Direitos não Excluem Deveres”. Convide sua família para ler com você.

Direitos e deveres da criança from BE ESGN

Atividade 4

Para garantir o direito da Criança e do Adolescente, em 1990 foi aprovado no Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), cujas leis são muito importantes porque, além de garantir seus direitos, instituem penas severas para quem desrespeitar as crianças e os adolescentes. Pesquise o Art. 4o do Estatuto da Criança e do Adolescente e converse com sua família sobre os direitos da criança e do adolescente. Mas lembre-se para cada direito tem um dever!

Se você conhece uma criança que é maltratada, abandonada e desrespeitada, DISQUE 100, não precisa dizer seu nome. A denúncia vai para o Conselho Tutelar mais próximo da criança vitimizada.

ComponentesHabilidades 
Língua PortuguesaTema: Leitura de textos literários.
(EF02LP26) Ler e compreender com autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura
HistóriaTema: Direitos Humanos: crianças, adolescentes e sua relação com a cidadania.
(GO-EF05HI05-B) Conhecer os principais direitos e deveres contidos nos Estatutos Brasileiros, como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso, Estatuto do Deficiente, Estatuto da Igualdade Racial, compreendendo-os como conquista de direito social histórico.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.