You are currently viewing Geografia – Dinâmicas populacionais: população para além dos números

Geografia – Dinâmicas populacionais: população para além dos números

Olá! Hoje vamos conversar sobre um tema importante para a formação territorial do Brasil, que é o processo migratório em suas diversas escalas: global, nacional e regional. As dinâmicas populacionais provocam alterações no espaço, tanto do ponto de vista ambiental como social e por isto a importância de se estudá-la.

1° Para iniciar nossas atividades vou pedir a vocês que escrevam o que entendem por fluxo migratório e como vocês acreditam que este tema esteja relacionado com seu dia a dia. As anotações podem ser feitas em blocos de notas (digital) ou no caderno.

2°. Agora que vocês já anotaram, vamos trabalhar alguns conceitos e definições acerca do tema da aula. Vamos falar sobre migração, população e formação do território brasileiro.

3° Como sabemos uma pouco mais sobre esses temas, vamos tentar relacioná-los com as questões ambientais nas diversas escalas, principalmente a nacional.

4°.Vamos assistir o documentário – Pé na Estrada, por Paulo Vanzolini..– (https://canalcurta.tv.br/filme/?name=pe_na_estrada_por_paulo_vanzolini) Sinopse: 20 mim. Sinopse: Paulo Vanzolini nos leva Brasil adentro, falando sobre a paisagem física e humana de algumas regiões do país. Fala da Amazônia, da mata e seus índios do Nordeste, seu povo e seu misticismo. Fala da mistura brasileira.

5° Neta etapa vamos discutir o documentário e associar ao que foi apreendido sobre migração, população, diferença, paisagem etc.

6° Depois de todos este trabalho desenvolvido, que quero que vocês voltem para as anotações iniciais, aquele que pedi no começo da aula, e vejam se há diferença sobre o que vocês anotaram e o que vocês sabem agora..

7° Vamos, agora, para etapa de consolidação do conhecimento, atividades que tem objetivo de avaliar a apreensão sobre: conceitos, “problemáticas” das migrações,

será realizada atividade via Socratve (aplicativo que permite que o professor e alunos possam interagir, a partir do smartphone, tablet ou computador). Vou falar para vocês entrarem na sala virtual que criei no Socrative. Nome da Sala: Migração e suas Dimensões: 8° Quando vocês terminarem vou enviar os resultados de forma individual e falar sobre os erros de forma coletiva.

Saiba Mais | Referências:ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Geografia do Brasil. 5ª Ed. Edusp. São Paulo SANTOS, Milton. Pobreza Urbana. 3ª Ed. Edusp _____________. A Urbanização Desigual do Fenômeno Urbano em Países Subdesenvolvidos. 2ª Ed. Vozes. _____________. Milton. O Espaço Dividido: Os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos.  Rio de Janeiro. 1ª Ed. Vozes 1979 FREIRE, P. (2011). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. PAPERT, S. (2008). A máquina das Crianças: repensando a escola na era informática. Porto Alegre: Artes Médicas. RESNICK, Mitchel. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity trought Projects, Passion, Peers and Play. 2017 KAFAI, Yasmin and RESNICK, Mitchel. Constructionism in Practice. Desining, Thinking, and learning in a digital world. 1996. https://www.socrative.com/ https://canalcurta.tv.br/ http://portacurtas.org.br/ http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/09/anapolis-recebe-refugiados-em-meio-crise-migratoria-na-europa.html https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/goi%C3%A1s-%C3%A9-o-2%C2%BA-estado-que-mais-atrai-migrantes-diz-ibge-1.1581167 https://secom.ufg.br/n/68115-goiania-e-a-segunda-capital-que-mais-atrai-migrantes-no-pais https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46385212  
Objeto de ConhecimentoDistribuição da população mundial e deslocamentos populacionais: Fluxos migratórios da população Distribuição da população mundial/Brasil. Diversidade e os fluxos migratórios da população Indicadores socioeconômicos brasileiros. Dinâmica demográfica.
Habilidades(EF08GE01-A) Conhecer e descrever os principais fluxos migratórios da população humana. (EF08GE01-B) Relacionar os fluxos migratórios mundiais com os condicionantes físico-naturais, socioeconômicos com a atual distribuição da população mundial e em diferentes períodos históricos. (EF08GE02-A) Relacionar e compreender os fatos e situações representativas da história das famílias do município em que se localiza a instituição escolar, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial. (EF08GE03-A) Analisar e relacionar os indicadores socioeconômicos brasileiros, como perfil etário, gênero, crescimento vegetativo e mobilidade espacial, com a dinâmica demográfica atual. (EF08GE05-C) Relacionar os conflitos e tensões da contemporaneidade com a atual regionalização dos continentes americano e africano.
Proponentes/ Professores:Prof. Paulo Roberto Ferreira de Aguiar Junior Prof. Cleiginaldo Pereira dos Santos Profa. Coordenadora pedagógica Alessandra Santigado de Oliveira Godinho
Instituição Educacional:Escola Municipal Nova Conquista
CRE:Bretas

Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Ética e Cidadania