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Dignidade e Respeito

Olá! Hoje trataremos sobre a dignidade da pessoa humana, analisando seu conceito e questões como o (des)respeito, intolerância e discriminação, entre outros assuntos importantes. Vamos então embarcar nessa? Bons estudos!


atividade 1: 

Assista ao vídeo a seguir e conheça um pouco mais sobre o bullying, suas consequências e as formas de combatê-lo.

Canal:minutos psíquicos”Bullying: O que é e como diminui lo?” – https://www.youtube.com/watch?v=v-5TfJ39sC0

Atividade 2:
 Leia atentamente o texto a seguir:

 Você acredita que existe algumas pessoas que acham que uns são melhores que os outros? E que por causa disso maltratam quem é diferente delas, ofendem e às vezes até dizem que os outros não têm os mesmos direitos? Alguns dias atrás aconteceu uma coisa muito triste com uma criança de apenas seis anos de idade. Alguns colegas da escola disseram que ela tinha “cara de pobre”, que ela era “magricela”, tinha “dente podre” e usava “roupas de mendigo”. Ela ficou muito chateada ao ouvir isso, chorou bastante, e nem queria ir mais para a escola estudar, pois aquela situação lhe causou muita dor e angústia. Imagine-se no lugar dela. O que você iria sentir e pensar se alguns colegas falassem algo muito negativo sobre sua aparência? Essa triste situação que ocorreu é um exemplo de preconceito, desrespeito e intolerância. Um preconceito é um julgamento, geralmente negativo, que fazemos sobre outra pessoa sem realmente conhecê-la. Já a intolerância é uma falta de respeito por algo. É quando as pessoas colocam para fora o preconceito que possui.

Tanto o preconceito como a intolerância envolvem a rejeição de pessoas que percebemos como diferentes, como por exemplo a rejeição a alguém de uma religião ou pensamentos diferentes dos nossos. A intolerância pode manifestar-se de várias formas, que vão desde atitudes verbais agressivas, como xingamentos, atingindo até mesmo a agressão física, colocação de apelidos, ofensas, zoação, humilhação, discriminação, entre muitas outras coisas.

Finalmente, a discriminação ocorre quando as pessoas são tratadas de forma menos favorável do que outras que estão em situação comparável. As pessoas podem ser discriminadas por sua idade, deficiência, origem, pensamento, raça, religião, gênero, idioma, cultura, entre outros motivos.  Refletir sobre isso é importante, pois todas as pessoas precisam ser respeitadas. Respeitar o outro significa, sobretudo, considerá-lo como um ser humano que tenha dignidade, sentimentos e emoções e que merecem ser tradados com consideração e respeito. Respeitar passa pela capacidade de se pôr no lugar do outro e exige o tratamento das pessoas como gostaríamos que elas nos tratassem.  

A falta de respeito é uma forma de ausência de amor ao próximo.  Exigir respeito é exigir não ser tratado de qualquer jeito, e sim como um ser humano, que não deve ser humilhado ou exposto a constrangimento e ao ridículo.

O importante para se proteger tanto do preconceito, quanto da intolerância e da discriminação é não agir da mesma forma que agiram com você, mas sim contar para alguém de sua confiança, como um professor, seus responsáveis, familiares ou algum adulto, pois a conversa é sempre a melhor saída para todas essas situações que podemos um dia passar. 


Atividade 3

Agora é sua vez! Em seu caderno copie e responda as seguintes perguntas. 

1. O que é preconceito? Você já sofreu ou já viu alguém sofrendo por causa dele?

2. Qual a diferença entre discriminação e intolerância? 

3. Leia a tirinha abaixo:

 Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/755760381190072453/ Acesso em 05/08/2020.

Na tirinha que você leu, o personagem Armandinho conversa com seu pai sobre o Preconceito. O pai do menino compara o preconceito à:

(a) uma lesma

(b) um sofrimento

(c) uma doença

(d) um desvio de caráter

4. O pai de Armandinho explica ao filho que Preconceito tem cura, que pode ser tratado com:

(a) remédios

(b) educação

(c) atividade física

(d) alimentação


Canal: Patrícia Bastos.“Respeito as diferenças – Motivacional” – https://www.youtube.com/watch?v=gcFlEw-Ux-E

Canal:Torrinhamedia “Tolerância e Intolerância na Atualidade” – https://www.youtube.com/watch?v=e_CINYi7jGA

Objeto de ConhecimentoCidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
Componente CurricularHistória
Habilidades(EF05HI04-B) Compreender o que é diversidade e pluralidade e compreendê-las como responsabilidade social.
(EF05HI04-C) Entender que para viver em sociedade é preciso respeitar, tolerar e exercer a equidade com os diferentes grupos e culturas que a constituem.

 (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

Proponentes/ Professores:Douglas Alves Vargas
Instituição Educacional:Escola Municipal Tropical Ville
CRE:Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Infância – Agrupamento E – 5º ano – Ética e Cidadania