You are currently viewing GEOGRAFIA – DIFERENTES TIPOS DE TRABALHO

GEOGRAFIA – DIFERENTES TIPOS DE TRABALHO

Olá Criança!  Hoje vamos aprender sobre diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia vamos aprender também sobre o trabalho infantil e as suas consequências. Vamos lá!

Vamos aprender hoje sobre as profissões, você sabia que profissão é um trabalho ou atividade exercida por um profissional dentro da sociedade? Algumas atividades requerem estudos de um dado conhecimento, como por exemplo: Médico, Engenheiro, Advogado etc. E outras dependem de práticas e habilidades. Exemplo: Jardineiro, Faxineiro, Costureiro, etc.


ATIVIDADE 1

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo – Profissões – E vamos aprender um pouco mais sobre cada uma delas, convide sua família para assistir com você.    

Disponível em:

“Profissões I – Vocabulário para crianças” – Canal: Smile and Learn – Português – Link: https://www.youtube.com/watch?v=F4cvHvIKx7A

Agora que você já, aprendeu um pouco sobre as profissões, ou seja, o trabalho no dia a dia, faça uma pesquisa com sua família, para descobrir e conhecer as profissões de cada um (mamãe, papai, tios e outros.)  

E em seguida recorte de revistas ou jornais, algumas dessas profissões que aprendeu e cole no seu caderno.


ATIVIDADE 2

Vamos para o próximo vídeo – Kamalu e Sua Turma – O Que Você Quer Ser Quando Crescer, acesse o link abaixo

Disponível em:

“Kamalu E Sua Turma – O Que Você Quer Ser Quando Crescer” – Canal: Kamalu E Sua Turma
Link: https://www.youtube.com/watch?v=bNn7Efjvl5g

Gostou do vídeo? Você percebeu que o menino Pippo é um sonhador, estava sonhando com o que ele quer ser quando crescer.

E você já sabe o que quer ser quando crescer?  Registre no seu caderno com a ajuda de alguém da sua família três profissões que você mais gosta. Depois escolha uma delas e forme uma frase.

ATIVIDADE 3

Para encerrar assista ao vídeo – Vídeo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, acessando o link abaixo

Disponível em:

“Vídeo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI” – Canal: Desenvolvimento Social SC
Link: https://www.youtube.com/watch?v=3PkORUWr5Xc

Quantas informações importantes você aprendeu sobre o trabalho infantil com esse vídeo, não é verdade? Você descobriu que toda criança tem direitos, e eles devem ser respeitados.  

Grave um áudio no WhatsApp e envie para uma pessoa de sua família, falando tudo que você aprendeu sobre os direitos da criança, e o que acontece quando eles não são respeitados. E conte também quais as atividades você faz no seu dia a dia, além de estudar. Combinado!


Saiba Mais | Referências:Vídeo – Educação na Quarentena/ Educação Infantil / -Profissões Canal Cleo Brincante Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=Z5KmCAvbmNE
Visite também Canal Repórter Brasil. Vídeo – Meia infância – O trabalho infantil no Brasil hoje Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=NNAzfmasPtQ
Objeto de Conhecimento– Diferentes tipos de trabalho existentes no dia a dia.- Atividades e tipos de trabalho.
Componente Curricular– Geografia
Habilidades(EF01GE07-A) Compreender e descrever atividades de trabalho relacionadas com o seu dia a dia e o da sua comunidade.    (EF01GE07-C) Identificar e relatar as consequências do trabalho infantil.
Proponentes/ Professores:Anelí Maria da Silva Almeida
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor Paulo Freire
CRE:Brasil di Ramos Caiado