You are currently viewing Ciências da Natureza: DIFERENÇAS ENTRE VÍRUS E BACTÉRIAS

Ciências da Natureza: DIFERENÇAS ENTRE VÍRUS E BACTÉRIAS

Olá, estudante! Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza, para o 6º Ano do Ensino Fundamental, está disponível para você, aqui no Portal Conexão Escola, para que possa aprender mais sobre o tema proposto. Bons estudos!

Hoje vamos aprender sobre as principais diferenças entre vírus e bactérias e algumas doenças transmitidas por eles. Vamos juntos? Bons estudos!

Fonte: Innovative Genomics Institute

ATIVIDADE 1

Para conhecer as principais características de cada um desses grupos de seres vivos, assista atentamente à videoaula da professora Rafaela Lima e leia as informações disponibilizadas abaixo, adaptadas do texto de Beatriz Vichessi:

Bactéria: Microrganismo unicelular com membrana e citoplasma, sem núcleo definido. Seu material genético, o ácido desoxirribonucleico (DNA), fica disperso no citoplasma. Algumas bactérias são parasitas e causam doenças como a pneumonia e a cólera. Outras mantêm uma relação harmoniosa com os seres vivos, como algumas que vivem no intestino humano, auxiliando na digestão e absorção de vitaminas. Há também bactérias que se nutrem da matéria orgânica morta, auxiliando no processo de decomposição. orgânica. Possuem cerca de 1 milésimo de milímetro (não enxergamos uma bactéria a olho nu) e são sensíveis a antibióticos. Tratamos de infecções bacterianas com o uso de antibióticos específicos a cada tipo ou grupo de bactérias.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/1131/quais-as-principais-diferencas-entre-virus-e-bacteria

Vírus: Estrutura acelular. Os mais simples apresentam uma cobertura proteica que envolve seu material genético (ácido desoxirribonucléico – DNA ou ácido ribonucleico – RNA). Por não serem constituídos por células, necessitam parasitar uma célula para que esta faça a cópia de seu material genético, e assim possa se multiplicar dentro do organismo infectado, causando a doença específica, como por exemplo, Rubéola, Catapora, AIDS, Coronavirus.

Fonte: Wikimedia Commons

ATIVIDADE 2

Copie no seu caderno de Ciências as alternativas a seguir, marcando a verdadeira sobre a constituição dos vírus:

a. São formados por DNA e proteínas.
b. São formados por aminoácidos e água.
c. São formados por material genético e proteínas.
d. São formados por DNA e RNA.
e. São formados por RNA e proteínas.

ATIVIDADE 3

Agora, a respeito da estrutura dos seres vivos do reino Monera (as bactérias), copie as frases abaixo no seu caderno e preencha os parêntesis com “V” para verdadeiro e “F” para falso.

a. ( ) Podem ser autotróficas e heterotróficas.
b. ( ) Podem ter uma ou várias células.
c. ( ) Apresentam parede celular.
d. ( ) São procariontes.
e. ( ) Não possuem membrana plasmática.

ATIVIDADE 4

As bactérias são seres vivos frequentemente associados a doenças. Entretanto, há várias bactérias que auxiliam na vida humana, como aquelas que fazem parte da flora intestinal, bactérias cujas substâncias que produzem são utilizadas em tratamentos médicos, enfim. Nesse sentido, leia o texto indicado no link abaixo, em que a professora Mariana Araguaia dá mais exemplos:

Link texto: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/a-importancia-das-bacterias.htm

ATIVIDADE 5

Sobre o texto lido, anote quais foram os exemplos que você já sabia e quais foram aqueles que você achou mais interessante.

Até mais! Tchau!

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Componente curricularHabilidade
Ciências da NaturezaEstruturante
(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Proponente/Professora: Jordana Silva de Barros
Instituição Educacional: Escola Municipal Castorina Bittencourt Alves