You are currently viewing Descobrindo os sons

Descobrindo os sons

Olá, tudo bem?

Hoje faremos uma viagem pelo mundo dos sons! Já parou para pensar no SOM? Ele é invisível. No entanto, quando surge, toma conta de todo o espaço em volta. Você vai conhecer então, os 4 parâmetros que nos permitem descrever de forma completa, um som. Esses parâmetros também são conhecidos como Propriedades do Som.

No cotidiano ouvimos diversos sons produzidos por diversas fontes sonoras. Sons de perto, sons ao longe, sons suaves ou imponentes, sons desconhecidos e sons que reconhecemos facilmente. 


Daremos início a uma pesquisa sobre os parâmetros que nos permitem identificar e distinguir os sons que ouvimos, quer seja no cotidiano, quer seja na música.Assista ao vídeo abaixo para você conhecer de forma clara e sucinta as 4 propriedades do som. Assista o vídeo a partir de 05min10sec

“Parâmetros do Som (Capitão Musical” – Canal musicatimusicati –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=JcniLxce83Q

Assistindo ao vídeo você aprendeu a diferenciar os sons através:

  • do Timbre, que identifica a fonte sonora. É a voz do som; 
  • da Intensidade, que identifica o volume do som(forte/fraco);
  • da Duração, que identifica o tempo do som(curto/longo);
  • da Altura: identifica os sons graves e os sons agudos.

É importante você saber que é a partir da organização e da relação dessas propriedades do som que podemos apreciar e produzir música. Tenho certeza que a partir desses conhecimentos você perceberá os sons de forma mais sensível e completa. 


Que tal você convidar alguém da sua família para que durante 1 minuto em silêncio, observem 5 ou mais sons de dentro da tua casa, (Timbres diferentes) e os anotem no teu caderno, indicando a Intensidade deles, ou seja, quais deles você considera como sons fortes e quais considera como sons fracos. Compartilhem a percepção que tiveram!

Fica aqui alguns links para que você possa aprofundar um pouco mais seu conhecimento sobre os Parâmetros do som: Timbre e Intensidade.

Até a próxima!


SAIBA MAIS:

Timbre:

“Instrumentos de percussão para crianças – Aprender música” – Canal Smile and Learn – Português
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ARzu84TiI5g

Intensidade:

“Tiquequê | Barulhinho, Barulhão” – Canal Grupo Tiquequê
Link: https://www.youtube.com/watch?v=aAGwAbe3Emc

Timbre:

“A Bandinha (música Folclórica) com Omelete e Alexandre” – Canal: Alexandre Rocha Sales Link: https://www.youtube.com/watch?v=8swPOzp5Gq8&feature=youtu.be

Intensidade:

“Propriedade do Som – INTENSIDADE (Musicalização” – Canal William Alexandre
Link: https://www.youtube.com/watch?v=oDwO4aelVqE
ComponenteHabilidade
Arte/Música(GO-EF02AR14-A): Vivenciar e entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes parâmetros, como altura, duração, timbre e intensidade.
Créditos:
PROPONENTES:Adriana Janeth Moraes Goular
CURADORIA:Veruska Bettiol – GERPRO/SME
GERPRO/SME