You are currently viewing Desafio do movimento

Desafio do movimento

Olá aluno! Hoje na nossa aula vamos aprender brincando. Para isso vamos confeccionar dois brinquedos com materiais recicláveis que vocês tem em casa. Depois do brinquedo pronto poderão brincar e melhorar a sua saúde com o desafio do movimento que será nossa atividade prática.
Preste bastante atenção, pois no final irei fazer algumas perguntas para você.


Você sabia que se alimentar, dormir bem, e fazer exercícios físicos regularmente são alguns dos requisitos para uma boa saúde? Esses hábitos saudáveis são importantes e precisam ser construídos desde criança. Para fazer as atividades físicas, você não deve ter nenhuma restrição médica.
Então converse com seu responsável e se tudo estiver certinho, vamos brincar. Combinado?


Para auxiliar na confecção da sua caixinha assista ao vídeo:

“3 Ideias com Caixas de Leite” Canal: Show de Artesanato – https://www.youtube.com/watch?v=GfJi0Z7lw-E


Vamos tentar fazer?

CONFECCIONANDO OS BRINQUEDOS


MATERIAL NECESSÁRIO: uma caixa de leite vazia, lave com sabão e seque bem se você não tiver a caixa de leite pode usar – uma garrafa pet vazia, lavar com sabão e secar bem.

Pegue a caixa de leite e corte ao meio retire a parte de cima onde fica o bico de saída do leite, dobre essa parte e encaixe com a outra metade fazendo assim uma tampa, cole com fita crepe, formando assim um dado. Você terá seis lados para escrever os seis desafios que são: 1. Polichinelo – 2. Pular corda – 3. Dança da cadeira – 4. Sentar e levantar – 5. Elevação de joelhos – 6. Correr no mesmo lugar. Se tiver dificuldades na escrita, peça ajuda ao seu responsável.

Com a garrafa pet será ainda mais fácil, é só encher a garrafa com metade de água e fechar bem a tampa. Escreva em 6 pedaços de papel os desafios que vamos sugerir: 1. Polichinelo – 2. Pular corda – 3. Dança da cadeira – 4. Sentar e levantar – 5. Elevação de joelhos – 6. Correr no mesmo lugar.


Você vai colar com fita crepe, durex ou fita adesiva na forma vertical os papéis na garrafa. Se tiver dificuldades na escrita, peça ajuda ao seu responsável.


Como brincar:


Jogar para cima a caixinha de leite e realize o desafio que saiu. No caso da garrafa ela vai rolar e parar em um dos desafios, mas se parar em pé a pessoa que está sendo desafiada terá que fazer os seis desafios de uma única vez. A brincadeira acaba quando todos fizerem os 6 desafios.


Atenção:

Os desafios 1, 2, 4, 5 você pode fazer até 15 repetições; O desafio 6 você pode correr por uns 20 segundos. Para a dança da cadeira convide seus familiares para fazer com você, um momento para todos brincarem. Finaliza quando ficar apenas um participante.


Agora, que você fez tudo certinho vamos as perguntas?


1- Além de dormir e se alimentar bem, qual o outro requisito que foi falado na aula que também é importante para ter uma boa saúde, e tem a ver com o desafio do movimento?


2- Quantos e quais foram os desafios do movimento falado e ensinado nesta aula?


Saiba Mais |Referências:

“O IMPOSSIVEL DESAFIO DA GARRAFA (Water Bottle Flip)” Canal: João Caetano – https://www.youtube.com/watch?v=s3ivPacqVGk


Objeto de ConhecimentoGinástica
Brincadeiras e jogos
Habilidades(G0 – EF01EF09) Praticar e fruir movimentos básicos da ginástica geral, que possibilitem autoconhecimento do corpo, reconhecendo suas possibilidades, potencialidades,
limitações e respeitando as diferenças individuais.
(GO – EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.

Proponentes/ Professores:Maria Rozimar Silva Feitosa, Marizete de Paula Rezende, Roberto Filho, Rafael Ribeiro, Tallytta Rodrigues de Souza Mello
Instituição Educacional:Escola Municipal Professora Nara do Carmo Rezende
Amorim
CRE:Jarbas Jayme

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma A – 1º ano – Corpo Expressão e Movimento