You are currently viewing De Pero Vaz de Caminha a Mark Zuckerberg

De Pero Vaz de Caminha a Mark Zuckerberg

Olá!! Olá!! Hoje iremos estudar sobre um meio de comunicação que foi e ainda é muito importante: a Carta! É verdade que ela vem perdendo espaço para e-mails e mensagens pelo celular, mas a emoção da espera de respostas das pessoas que gostamos, através da carta ou mensagens instantâneas, é a mesma. E dessa maneira você entenderá que, foi por causa da necessidade das pessoas de se comunicar mais rápido, que foram surgindo novas invenções, até chegar nos dias de hoje.

Você já recebeu ou enviou uma carta?


Vamos ler juntos uma cartinha muito especial de uma garotinha preocupada com uma família que teve a casa alagada.MODELO DE CARTA PESSOAL PRODUZIDO | Download Scientific Diagram

https://www.researchgate.net/figure/Figura-4-MODELO-DE-CARTA-PESSOAL-PRODUZIDO_fig3_332337462

Quando escrevemos uma cartinha devemos respeitar algumas regras. Observe!Pin em portugues

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwibvdenkorrAhUlHbkGHS4uBF8QFjAQegQIAhAB&url=https%3A%2F%2Fbr.pinterest.com%2Fpin%2F661747738973930405%2F&usg=AOvVaw10rSDMH4GKCSWiRnhObyxk

Carta de Pero Vaz de Caminha a Dom Emanuel I

Atividade 1

Carta é um gênero textual, considerado o mais antigo, que pode cumprir várias funções sociais, no entanto, observaremos as cartas, e-mails e mensagens de celular. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana e oportunizam ao autor (nós) o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. 

Leia um trecho da carta em que Pero Vaz de Caminha no link abaixo:

Pero Vaz De Peninha | Ivan Saidenberg – Histórias Comentadas
Pero Vaz De Peninha | Ivan Saidenberg - Histórias Comentadas

Pero Vaz De Peninha | Ivan Saidenberg - Histórias Comentadas
Pero Vaz De Peninha | Ivan Saidenberg - Histórias Comentadas

https://www.google.com.br/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fhistoriascomentadas.wordpress.com%2F2014%2F08%2F25%2Fpero-vaz-de-peninha%2F&psig=AOvVaw0a7JGCUyzQtM7REidA8J2z&ust=1596893481886000&source=images&cd=vfe&ved=2ahUKEwi1iZD3mYnrAhWRAbkGHaqPAQYQr4kDegUIARCZAQ

Nessa carta Pero Vaz de Caminha escreveu a Dom Manuel I, Rei de Portugal em 1500, descrevendo o Brasil logo que desembarcaram aqui. Nesse texto você perceberá que intenção aqui era informar ao rei da grande descoberta. Essa carta foi o primeiro documento escrito da história brasileira. A carta reinou absoluta, durante muitos e muitos anos. Com a invenção do telefone a carta foi perdendo espaço e caindo em desuso. 

Atividade 2

Um pouquinho da história dos correios no Brasil.

http://apps2.correios.com.br/blogcorreios/wpcontent/uploads/2020/01/CarteiroCorreios357_720p.mp4

Atividade 3

Agora é com você!  Convide algum coleguinha seu ou algum responsável para assistir com você esse vídeo. Logo depois faça uma cartinha para um amigo da escola ou um parente que esteja com saudades. Faça o registro no bloco de atividades ou no seu caderno. 

“Vila Sésamo: A história de uma carta” Canal:Vila Sésamo – https://www.youtube.com/watch?v=Ua-L13ZPDrU&feature=youtu.be

Atividade 4 

Já imaginou se Pero Vaz de Caminha pudesse mostrar em selfie o que viu quando chegou no Brasil? O escrivão foi o responsável por relatar ao rei de Portugal o que viu durante a expedição que trouxe Cabral ao Brasil. É dele a carta que se tornou um importante documento do início da história do nosso país.  #Brasil #HistoriadoBrasil #DescobrimentodoBrasil

https://twitter.com/govbr/status/988009637277466625/photo/1

Observe a imagem e faça uma leitura visual, logo após registre no caderno o que há de interessante nessa cena.


Saiba Mais |Referências:

“A história do Facebook”Canal: TecMundo- https://www.youtube.com/watch?v=71UXWC_hDgw&feature=youtu.be

Objeto de ConhecimentoCompreensão de leitura Compreensão de texto Convenções dos gêneros Situação comunicativa e finalidade Identificação da ideia central O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais Transformação nos meios de comunicação e seu significado para os grupos ou estratos sociais Direito a Educação e ao conhecimento
Habilidades(EF04LP09) Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnes, dentre outros textos dos gêneros, de acordo com as convenções dos gêneros (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e de reclamação, dentre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
Componente CurricularLíngua Portuguesa/História

Proponentes/ Professores:Luciana Rodrigues Emiliano Morais 
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor Paulo Freire
CRE:Brasil di Ramos Caiado

Ensino Fundamental – Ciclo da infância – Turma D – 4º ano – Ética e Cidadania