You are currently viewing De nômades a agricultores

De nômades a agricultores

Olá! Tudo bem? Você sabia que as primeiras comunidades se estabeleceram próximas aos rios, pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura? Que tal saber mais sobre o assunto? Vamos lá!

Por volta de 4000 a.C., as primeiras comunidades se estabeleceram próximos aos rios, pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Desta forma, ocorreu o processo de sedentarização, isto é, deixaram de ser nômades permanecendo em um lugar fixo.

Atividade 1:

Acesse o link abaixo para assistir ao vídeo:

“Quem os povos nômades eram?” – Canal: Lousa Digital – Link: https://www.youtube.com/watch?v=UVqQtRhUaHY

Atividade 2:

Agora que você assistiu ao vídeo, escreva em seu caderno em que região e como ocorreu o processo de mudança dos povos, de nômades para agricultores.

Atividade 3:

Você aprendeu que os povos nômades não têm uma habitação fixa, vivem permanentemente mudando de lugar. Atualmente existem povos nômades como: os ciganos na Europa, os beduínos no Oriente Médio e os aborígenes na Austrália. Faça uma pesquisa sobre um desses povos e escreva em seu caderno sobre o que te chamou mais atenção.

Componentes:Habilidades:
HistóriaTema/ Conhecimento: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social. 
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.