You are currently viewing De Boca a Ouvido: a Tradição Oral

De Boca a Ouvido: a Tradição Oral

Olá, nessa atividade você conhecerá as formas de registro da História, em especial, a oralidade que é transmitida de geração em geração de pai para filho, de mãe para filha e de filho para neto. Assim, passando de geração em geração vai transmitindo e registrando histórias, saberes, culturas e memórias de um povo e de uma sociedade.

Questão 1

Para conhecer como a história oral é transmitida, acesse o link e assista ao vídeo abaixo:

De Boca a ouvido: a tradição oral /Canal Editora Sei – Odisseia – História – 5º ano – YouTube

Agora que você aprendeu como a História Oral é transmitida responda as questões em seu caderno.

1. Você sabe quem são os Griôs? E qual a sua importância para a tradição oral?

2. No Brasil alguns grupos e pessoas se esforçam para preservar e partilhar a transmissão dos saberes orais. E você conhece alguém que preserva os saberes de sua comunidade?

Questão 2

Agora que tal conhecer uma atividade realizada por um mestre Griô em uma escola. Assista o vídeo abaixo, “O que é Griô”, Canal – Grãos de Luz:

a. A música desenvolvida pelo mestre Griô é bem envolvente. Você também pode continuar a música criando outras estrofes a partir do refrão “Eu ia passando …oi aia, oi aia”. Use a imaginação, invente e cante. E lembre-se de registrar a sua estrofe em seu caderno.

Questão 3

Que tal agora, ouvir uma história oral? Acesse o vídeo “Oralidade – As Panquecas de Mama Panya” e assista a contação de história, vinda lá do Quênia, no continente africano. Que mostra que quando se pode contar com os amigos, os problemas se resolvem sem muita dificuldade.

O que é Griô/ Canal – Grãos de Luz

a. No momento atual em que vivemos, em que a solidariedade entre as pessoas é muito importante. Você lembra de algum caso em que as pessoas se juntaram para ajudar alguém a resolver um problema causado pelo Coronavirus? Pense e escreva a sua história em seu caderno. Se necessário converse com membros de sua família

Para Saber Mais

Você conhece os Griots?

Tradição Oral:

Associação Grão de Luz e Griô – Prêmio Itaú-Unicef

OBJETOS DE CONHECIMENTO: História: formas de registro e produção do conhecimento histórico. O papel da história oral na construção da identidade e memória de um povo
HABILIDADES: (GO-EF06HI02-B) Conhecer as diversas possibilidades de documentos: fontes históricas e vestígios, como ferramentas de pesquisa e interpretação do passado, dentre elas a história oral como uma forma de preservar e/ou redefinir o conhecimento histórico e a memória.

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Ética e Cidadania