You are currently viewing História – Como é feita a divisão do trabalho realizado pelos indígenas
Mulheres Nambikwara Mamaindê, lavando roupa na beira do rio, Aldeia Central, Mato Grosso.

História – Como é feita a divisão do trabalho realizado pelos indígenas

A cultura indígena faz parte da formação do povo brasileiro, como seus aspectos religiosos, alimentos típicos e crenças. A cultura indígena é muito interessante, mas você sabe como é feita a divisão do trabalho na aldeia? Se prepare e se encante com a organização do trabalho dentro de uma aldeia indígena.

Primeiro, assista ao vídeo abaixo:

YouTube. Tarefas realizadas pelos Índios na Aldeia. Canal Ysani Kalapalo (3m35s).

Após assistir ao vídeo leia esse textinho que irá te auxiliar a responder as atividades.

QUEM FAZ O QUÊ?

É bastante comum, entre os povos indígenas, uma divisão das tarefas entre homem e mulher. Isto significa que existem atividades que são feitas somente pelas mulheres e outras, somente pelos homens. Mesmo que esta divisão não seja igual em todos os povos, as tarefas relacionadas ao preparo dos alimentos, ao cuidado com as crianças e algumas atividades na roça são, geralmente, de responsabilidade das mulheres. Já os homens são responsáveis pela derrubada do mato para a criação da roça, pelas atividades de caça, de guerra, entre outras.

É importante dizer que as atividades feitas por cada um dos gêneros (feminino ou masculino) se completam, pois juntas garantem a qualidade de vida de toda a comunidade.

Você já imaginou o que seria da refeição de uma família sem o trabalho realizado pelos homens que saíram para caçar ou pescar? E como esta seria sem o trabalho das mulheres que prepararam toda comida?

Juntos, homens e mulheres, são responsáveis pela produção dos alimentos, das redes, dos bancos, das casas, das canoas, das ferramentas utilizadas no dia a dia, como vasos de cerâmica, cestos, flechas, arcos etc. Vemos assim que o trabalho de cada membro do grupo é fundamental para toda comunidade.

Fonte: Mirim, Povos indígenas Brasil – Quem faz o quê? Disponível em: https://mirim.org/pt-br/como-vivem/quem-faz-o-que

Agora que você já assistiu ao vídeo, leu o texto e sabe como funciona o trabalho indígena, responda às seguintes perguntas:

1. Faça o cabeçalho, copie e responda:

a) Por quem é feita a divisão do trabalho nas aldeias?

b) Quais são os trabalhos realizados pelas mulheres?

c) Quais são os trabalhos realizados pelos homens?

2. Observe a imagem e responda em seu caderno:

a) O que esses jovens estão fazendo?

b) Qual o objetivo dessa prática?

Anote as orientações dos vídeos e monte a rotina da sua família!


Proponentes – ProfessoresAuta Maria da Cruz Justo
Instituição EducacionalEscola Municipal Nossa Senhora da Terra
CREBrasil di Ramos Caiado
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos.Mirim, Povos indígenas Brasil – Quem faz o quê? Disponível em: https://mirim.org/pt-br/como-vivem/quem-faz-o-que. Acesso em 02/02/2021