You are currently viewing Datas comemorativas do mês de Setembro

Datas comemorativas do mês de Setembro

O mês de Setembro é cheio de datas comemorativas. Algumas delas merecem nossa atenção. Vamos conhecê-las?


-Dia 27 de Setembro foi o dia Nacional do Idoso!

“pasja1000” – Pixabay


É um dia importante para lembrarmos o quanto os idosos são importantes em nossas vidas, não só nossos avós, mas todas as pessoas que vieram antes da gente e contribuíram bastante para construir a sociedade. Nesse momento de pandemia é muito importante demonstrar o carinho e atenção aos idosos que convivem com você. Se seus avós estiverem aí ao seu lado, dê um abraço neles. Se estiverem longe, faça uma ligação, mande mensagens. Tenho certeza que vão ficar muito felizes em ouvir a voz dos netinhos.  


-21 de Setembro, dia da Árvore

“bessi” – Pixabay

Data super importante de lembrar, mas por quê?
Porque grande parte da nossa alimentação vem de árvores, inclusive, algumas frutinhas que adoramos, como: maçã, manga, caju, açaí, banana, Jaca, castanha, jabuticaba, goiaba, laranja e mais um monte….

Pense aí na sua casa, o que você gosta de comer que nasce em árvores?
Mas esse dia é importante não só pelas frutinhas. Tem também todo um sistema climático e ambiental ligado às florestas. Por isso, é importante a preservação das matas e florestas.

Infelizmente nessa época do ano algumas pessoas ficam colocando fogo em grande parte da vegetação.  

Essa data é super importante para lembrarmos a importância das árvores para a nossa vida, afinal, não tem como sobrevivermos nesse planeta sem natureza.


-07 de Setembro, Independência do Brasil

Independência ou Morte“, do pintor paraibano Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888).

Vamos chamar a Prof.ª Sarah Eliude para apresentar como realmente foi a independência do Brasil. Assista a seu vídeo:

7 de setembro

Agora sim, ficou muito melhor explicado. Napoleão Bonaparte era Francês, tinha planos de dominar toda a Europa. O Príncipe Regente Dom João, muito corajoso que era, juntou suas malas e a nobreza que estava com ele.

Pegou seus barquinhos e #partiu para o Rio de Janeiro.

Chegaram ao Brasil em 1807 e Napoleão apenas faleceu em 1821.

Só aí que o homem corajoso, D. João, voltou para o seu reino.
Mas Dom Pedro ficou aqui no Brasil.

D. Pedro I ficou aqui no Brasil, e somente em 07 de setembro de 1822, ele declarou o Brasil independente de Portugal.

Dom Pedro tornou-se Imperador do Brasil.

Depois de tudo isso, então, nós nos tornamos um Império, ou seja, um grande território formado por povos diferentes, como os brancos, indígenas e negros e com um governo soberano. Nesse caso, o Imperador.


Atenção, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 30/09/2020, quarta-feira, contemplando o eixo Ética e Cidadania. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando-a na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?  

BLOCO I

BLOCO II

Atividade

Escolha uma data comemorativa do mês de setembro, em seguida, crie uma história bem interessante. Invente personagens e pense nos acontecimentos. Em seguida, após escrever seu texto, leia-o para os seus familiares. Se puder, envie a sua produção para os seus amigos. Bons estudos!