You are currently viewing Educação Física – Danças e Cultura Corporal

Educação Física – Danças e Cultura Corporal

Oi, bom dia!!!! Vamos iniciar mais uma aula.

Hoje vamos rever um assunto que trabalhou no 8º ano. Mas faz parte do nosso dia a dia e da nossa cultura. Vamos lá!

ATIVIDADE 1

Leia o texto abaixo:

       As danças são manifestações corporais que fazem parte da cultura popular. São práticas de forte potencial expressivo, traduzindo sentidos e sentimentos de indivíduos ou grupos em determinado contexto cultural. Através das danças é possível se comunicar por meio de gestos na presença de ritmos, sons e músicas, que juntos, dão o “tom” de suas possibilidades expressivas.

As manifestações corporais rítmicas e expressivas estão presentes em todos os países e culturas. E as danças estão entre elas. No Brasil são inúmeros os exemplos de danças de origem indígena, outras trazidas por africanos no período de colonização, danças aprendidas com os povos da fronteira (vizinhos), outras criadas pelas comunidades tradicionais no campo e pela população nas periferias urbanas. Em nosso país “pulsa” o samba, o maracatu, a catira, o frevo, o baião, o xaxado, o forró, o funk, o hip hop e diversas outras danças, todas elas com suas origens e influências. Mesmo com diferenças, todas elas expressam a “identidade” e os desejos dos grupos e locais onde foram criadas. Dançar é se expressar com o corpo.

           Após ler e compreender o conteúdo da atividade, responda a seguinte questão no caderno:

1) Como podemos definir as danças? O que elas são e quais são as suas possibilidades?      

Por ser um importante conteúdo da cultura corporal, as danças estão presentes no currículo escolar. Isso é fundamental para a nossa formação cultural.

Por enquanto é só! Até a próxima!!!


Proponentes – ProfessoresRodrigo Rezende de Assis
CRECentral
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicosDocumentos: Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – Educação Física; Base Nacional Comum Curricular – BNCC.   Livro: Metodologia do Ensino de Educação Física – Coletivo de Autores.