Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental.
Ao longo dos anos foram surgindo diversos tipos de danças, como exemplo podemos citar: balé clássico, breakdance, dança contemporânea, dança do ventre, forró, funk entre outros. Com estes tipos de dança, também surgiram outros elementos como bailarinos de ambos os gêneros, coreografias, figurinos, cenografia…
Por isso vamos apreciar, refletir e dialogar sobre esta arte tão rica!
Questão 1
Para iniciar veja esta obra com uma bailarina chinesa e depois responda.
a – Quais os aspectos lhe chamaram mais a atenção na obra que vimos?
b – A partir de suas reflexões quais os desafios podem ter sido enfrentados até chegar no fim da obra (produção do vídeo)?
c – Entre figurino, trilha sonora, coreografia e cenografia qual mais lhe agradou?
d – Se você fosse recriar essa obra, o que faria de diferente?
Atenção: Poderá surgir preferências e gostos diferentes dos seus, portanto respeite (sem preconceito), as experiências e preferências pessoais diferentes das suas.
Questão 2
Agora, vamos refletir sobre coreografias inclusivas a partir de elementos diversos.
a – Em sua opinião a dança pode ser adaptada para pessoas com deficiência, inclusive para produções profissionais?
Depois de refletir veja o vídeo a seguir:
b – Após este vídeo algo em sua percepção acerca da dança e da inclusão mudou? O que?
Questão 3
Dançar é para todos, de todos os gêneros, idades, condições físicas, mentais e psicológicas, de todas as raças e etnias.
Após as reflexões feitas nesta atividade, em trios ou grupos, criem uma obra para ser apresentada ao coletivo escolar. Vocês serão os roteiristas, diretores, coreógrafos e cenógrafos da obra, mas também os bailarinos. Vocês poderão criar a partir de músicas, livros, histórias e vivências da preferência do trio ou grupo.
Espera-se que haja diversidades de criações e perspectivas, ampliando as percepções dos estudantes.
Atenção: uma dupla ou grupo, pode ficar responsável pelo registro do processo e da apresentação final. Os registros podem ser feitos a partir de fotos, vídeos e entrevistas que devem ser organizados e divulgados nas redes sociais ou compilados em um vídeo para registro (Case de sucesso) que servirá para o próprio grupo de alunos perceberem todo o trabalho e processo e fazer sua avaliação final.
Para Saber mais
Leia: O corpo perfeito pra dança de Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em: https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a
Professor (a), você pode acessar este material em documentos de texto e o PowerPoint desta atividade em Proposta Didática. Link: <https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-arte-4a-serie/ >
Componente Curricular | Arte |
Objetivos: Processos de Criação: Processos de criação e de composição em dança. Corpo dançante: eu / outro, individual / coletivo, processos identitários, subjetivos, simbólicos e imaginativos Padrões corporais, estereótipos, diversidade, acessibilidade Contextos e Práticas: Gesto e movimentos | Habilidades: (EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. (GO-EF04AR12) Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas vivenciadas em dança que se referem aos padrões corporais, estereótipos, diversidade, acessibilidade, dentro e fora da instituição escolar, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. (GO-EF04AR44) Expressar por meio de gesto e movimento em dança, ideias, sentimentos, emoções e pensamentos, de forma autônoma e singular. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. VIANA, Bruna. O corpo perfeito pra dança. Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em: https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a. Acessado em: 28/10/2022. |