Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental.
Ao longo dos anos, a dança evoluiu e se diversificou, dando origem a uma infinidade de estilos, como o balé clássico, o breakdance, a dança contemporânea, a dança do ventre, o forró, o funk e muitos outros.
Cada estilo de dança possui suas características únicas, expressando diferentes culturas, emoções e histórias. A dança não é apenas um conjunto de movimentos corporais, mas também uma forma de comunicação, expressão artística e identidade cultural. Bailarinos de todos os gêneros, coreografias elaboradas, figurinos exuberantes e cenários criativos são apenas alguns dos elementos que compõem essa rica manifestação artística.
É importante explorar e apreciar a diversidade da dança. Para conhecer diferentes estilos, identificar seus elementos característicos e refletir sobre o significado da dança na sociedade e cultura. Além disso, expressar sua criatividade e individualidade através da dança, desenvolvendo habilidades como coordenação motora, ritmo e expressão corporal.
Por isso vamos apreciar, refletir e dialogar sobre esta arte tão rica!
Questão 1
Sobre a Dança é possível afirmar que,
(A) expressar sua criatividade e individualidade, não é possível por meio da dança.
(B) ela não é uma arte única e não expressa diferentes culturas, emoções e histórias.
(C) ela possui características únicas, que expressam diferentes culturas e emoções.
(D) é uma expressão artística excludente, pessoas deficientes e idosas não praticam.
Questão 2
São estilos de dança
(A) balé, valsa, samba, forró e funk.
(B) música clássica e dança do ventre.
(C) dança do ventre, valsa e samba.
(D) forró, funk e Música Eletrônica.
Questão 3
Veja esta obra com uma bailarina chinesa e depois responda.
a – Quais os aspectos lhe chamaram mais a atenção na obra que vimos?
b – A partir de suas reflexões quais os desafios podem ter sido enfrentados até chegar no fim da obra (produção do vídeo)?
c – Entre figurino, trilha sonora, coreografia e cenografia qual mais lhe agradou?
d – Se você fosse recriar essa obra, o que faria de diferente?
Atenção: Poderá surgir preferências e gostos diferentes dos seus, portanto respeite (sem preconceito), as experiências e preferências pessoais diferentes das suas.
Questão 4
Agora, vamos refletir sobre coreografias inclusivas a partir de elementos diversos.
a – Em sua opinião a dança pode ser adaptada para pessoas com deficiência, inclusive para produções profissionais?
Depois de refletir veja o vídeo a seguir:
b – Após este vídeo algo em sua percepção acerca da dança e da inclusão mudou? O que?
Questão 5
Como vimos nesta atividade, dançar é para todos, de todos os gêneros, idades, condições físicas, mentais e psicológicas, de todas as raças e etnias.
Agora, em trios ou grupos, criem uma obra coreográfica para ser apresentada ao coletivo escolar. Vocês serão os roteiristas, diretores, coreógrafos e cenógrafos da obra, mas também os bailarinos. Vocês poderão criar a partir de músicas, livros, histórias e vivências da preferência do trio ou grupo.
Espera-se que haja diversidades de criações e perspectivas, ampliando as percepções dos estudantes.
Atenção: uma dupla ou grupo, pode ficar responsável pelo registro do processo e da apresentação final. Os registros podem ser feitos a partir de fotos, vídeos e entrevistas que devem ser organizados e divulgados nas redes sociais ou compilados em um vídeo para registro (Case de sucesso) que servirá para o próprio grupo de alunos perceberem todo o trabalho e processo e fazer sua avaliação final.
Saber mais
Leia: O corpo perfeito pra dança de Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em: https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos: Processos de Criação: Proces. de criação e de composição em dança. Corpo dançante: eu / outro, individual / coletivo, processos identitários, subjetivos, simbólicos e imaginativos. Padrões corporais, estereótipos, diversidade, acessibilidade Contextos e Práticas: Gesto e movimentos | Habilidades: (EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. (GO-EF04AR12) Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas vivenciadas em dança que se referem aos padrões corporais, estereótipos, diversidade, acessibilidade, dentro e fora da instituição escolar, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. (GO-EF04AR44) Expressar por meio de gesto e movimento em dança, ideias, sentimentos, emoções e pensamentos, de forma autônoma e singular. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. VIANA, Bruna. O corpo perfeito pra dança. Estúdio de Dança Bruna Viana. Disponível em: https://www.brunaviana.com.br/post/o-corpo-perfeito-pra-dan%C3%A7a. Acessado em: 28/10/2022. |