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Cultura brasileira: a lenda da Boiúna e o ritmo afro-indígena Coco

Olá! Seja bem-vindo(a)!

Hoje, vamos falar sobre cultura brasileira.

Creio que todo mundo goste de uma história bem contada.  Não é à toa que muitos sentam próximos aos seus avós e ficam ouvindo atentos eles contarem suas aventuras e experiências de quando eram pequenos e o que faziam para se divertir. 

Então, vamos lá.


Você já ouviu falar da Boiúna?

Esse é um dos mitos mais importantes do nosso folclore, a Boiúna – ou Cobra Grande – era uma gigantesca serpente, que habitava os rios caudalosos da Amazônia.  Ligada à criação do mundo, a Boiúna podia mudar o curso das águas e dar origem a muitos animais.  Ela saía do fundo dos rios para atacar os barcos e devorar pescadores, levando-os para as profundezas.

Fonte: MultiRio. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4234.pdf
MultiRio. Desenho e cores: Eduardo Duval, Frata Soares e André Leão. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/9a11/diz-a-lenda/13061-boiuna

Agora que você sabe quem foi a Boiúna,  vamos ouvir uma contação de história sobre ela, com tradução em Libras, com as atrizes goianas Ludmyla Marques e Kamila Marques.

A BOIÚNA – Contação de Histórias com Libras (Kamila Marques e Ludmyla Marques) – Canal: Ludmyla Marques – Link: https://www.youtube.com/watch?v=rMCOKkzxOe8&feature=youtu.be

Gostou da história?

A Boiúna foi muita sábia para espantar o caçador  e deixar os animais em paz para ver o luar.

Atividade 1

Agora vamos fazer um exercício de memória?

Que tal você contar para seus familiares como a Boiúna espantou o caçador?

Uma dica: ela “desengoliu” o jacaré  e, depois… ?

A história da Boiúna é conhecida por várias etnias indígenas e recontada de muitas formas. Nessa narrativa que ouvimos, citaram um grande Rio, você lembra qual foi?

Isso mesmo, Rio Araguaia. Lugar onde vários povos indígenas da nossa região habitavam e ainda habitam mas, infelizmente muitos desses povos foram expulsos de suas terras. 

Mas, a Boiúna deixa uma lição bem legal, até mesmo uma lagarta pode ser importante para proteger os povos e os animais da floresta.

Atividade 2

A história da Boiúna nos faz lembrar de outras histórias do folclore e da cultura brasileira. Você se lembra de mais alguma?

Que tal você chamar a família para contarem outras histórias? E seria muito bacana poder escrever algumas delas e desenhar (ilustrar) alguns destes personagens, não é mesmo?!


Falando em cultura popular, você deve conhecer muitos ritmos musicais….

Certeza que conhece um modão de viola, já dançou uma quadrilha ou mesmo ouviu um forró.

Mas, você conhece o coco?
Sim, o nome é igual à fruta, e ela é muito boa mesmo. Mas estamos falando do ritmo musical afro-indígena.

Para entender melhor, vamos assistir uma apresentação da cantora e compositora pernambucana Cybele Araújo, com participação de Dona del Coco e o Grupo Coco das Afilhadas.

“Cylene Araújo: Ritmo Coco de Roda” – Canal: ForrozeirosPE – Link: https://www.youtube.com/watch?v=2lCi502DBzI

Que ritmo bom, deu até vontade de dançar !


Mas se segura aí que ainda não acabou.
Agora é mão na massa!

Vamos fazer um ganzá?


Ganzá é tipo um chocalho usado em muitos ritmos no Brasil. Veja o que você vai precisar:

– Potes plásticos como de iogurte ou leite fermentado

– Balão

– Fita Adesiva

– Arroz cru

“Como construir um GANZÁ / MUSIPED” – Canal:
Marcus Vieira – https://www.youtube.com/watch?v=gW92a3DMXqM

Assista ao vídeo ao lado que ensina direitinho como fazer o ganzá.


Siga o passo a passo para construir um Ganzá:

Primeiro: coloque o arroz dentro dos potes plásticos;

Segundo: corte o “bico” do balão;

Terceiro: estique o fundo do balão sobre todo o pote de iogurte. Se preferir, use a fita adesiva para fixar melhor o balão.


Agora, você pode acompanhar o coco, com seu próprio ganzá.

Te convido a assistir novamente e entrar na dança!

“Cylene Araújo: Ritmo Coco de Roda” – Canal: ForrozeirosPE – Link: https://www.youtube.com/watch?v=2lCi502DBzI

Divirta-se aprendendo! Assista a este programa acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=cE2w-d-DlHU&t=1s


Componentes:Habilidades
História( GO- EF01HI04-B) Conhecer e valorizar a cultura afrodescendente e indígena reconhecendo
a sua presença de forma positivada nos diversos aspectos da sociedade como: na literatura,
arte, culinária, religião, música e dança, bem como nas ciências e nas tecnologias.
(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do
local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes
grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de
migrantes.
GO- EF03HI08-A) Conhecer os modos de vida da cidade e do campo observando as peculiaridades e as semelhanças, em suas culturas e modos de viver, pensar e produzir.
Língua Portuguesa(EF15LP19-C) Recontar, a partir de textos originais e integrais, escritos em
registro literário, em situações comunicativas específicas para a contação de
histórias, como rodas com familiares e /ou colegas, saraus.
(EF04LP27-A) Conhecer cordel e cantar repentes e emboladas, da cultura local, regional e nacional.

Ciclo da adolescência – Ética e Cidadania – 6º, 7º, 8º e 9º anos – F, G. H, I