You are currently viewing Cuidados necessários para o nosso bem-estar

Cuidados necessários para o nosso bem-estar

Olá!

Como você está se sentindo?

Tem conseguido manter sua rotina organizada?

Na escola você tinha horário para chegar, para voltar para casa, para lanchar e para brincar. E agora, como você está organizando seu tempo? Separou horários para ler, conversar com seus pais ou irmãos sobre as notícias? Tem realizado sua higiene pessoal? Tem feito atividade física?

Vamos aprender mais sobre esses hábitos e a importância de manter uma rotina nesse período de distanciamento social.

A nossa trilha de aprendizagem de hoje foi pensada para que você conheça como manter a higiene pessoal, fazer exercícios e se alimentar bem, essas atividades diárias são essenciais para termos saúde e bem-estar.

Ah! Você também conhecerá um ritmo novo, prepare-se! Pronto para começar?

Atividade 1:

Você sabe dizer porque manter bons hábitos de higiene nos protege e impede de contrair a Covid19?

O vídeo a seguir nos dará informações importantes sobre esse assunto. Para assistí-lo á só clicar no link:

Três regras para uma boa saúde
Canal: D777 Entretenimento
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=c8c0RUONuf0

Atividade 2:

Anote no seu caderno ou bloco de notas do celular, as informações que você achar mais importante.

Quer um desafio?

Anote as informações respeitando a ordem alfabética.

Atividade 3:

O vídeo que você assistiu trouxe recomendações importantes para nossos bem estar. Quais outras atitudes são importantes para nos mantermos saudáveis nesses tempos de pandemia?

Faça um cartaz para compartilhar o que aprendeu. Quando terminar seu cartaz coloque ele em algum lugar que todos possam ver.

Para realizar esta atividade você poderá usar: imagens de revistas, folhetos, jornais,  livros, ou até mesmo fazer alguns desenhos que representam essas atitudes.

Vamos lembrar o que é e como se faz um cartaz?

O cartaz é um meio de comunicação usado para divulgar mensagens e informações. Normalmente tem a forma retangular, tem textos curtos, de fácil compreensão e imagens que ajudam no entendimento das mensagens. Você precisa ter atenção aos tipos de letras e as cores que você utilizará, bem como ao local onde ele será fixado.

Quer outro desafio?

Prepare uma apresentação oral para sua família resumindo tudo que aprendeu com essa atividade. Ah! Se quiser pode convidar alguém para te ajudar.

Atividade 4:

E agora, para terminar nossa trilha de aprendizagem que tal aprender mais sobre o nosso corpo ouvindo uma música? Você ouvirá um baião, um gênero de música e dança popular da região Nordeste do Brasil.

Quer uma dica?

Arraste o sofá e chame todo mundo para dançar. Pois, com essa música, com certeza ninguém conseguirá ficar parado! Vamos lá?

Acesse o link e assista ao vídeo.

Sacudir o Esqueleto – As Diferentes Partes do Corpo – 18/11/13
Canal: Quintal da Cultura
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zhvWvo9BfV0

Componentes:Habilidades
Compreensão em leitura:
Identificação da ideia central.
Estratégias de leitura:
Localização de informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos do campo da vida cotidiana, demonstrando compreensão global.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
Ciências da Natureza(EF01CI03-A/B/C) Discutir e compreender as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo, como lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas, bem como os de higiene alimentar, manuseio, preparo e armazenamento, são necessários para a manutenção da saúde individual e coletiva.

(EF04CI08-B) Propor atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por microrganismos, tais como medidas de higiene, saneamento básico e vacinação, ressaltando as infecções mais comuns em Goiás.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.