You are currently viewing Cuidados com a eletricidade

Cuidados com a eletricidade

“Cuidados com a eletricidade” – EF – Educação Ambiental e Saúde 
Canal: Portal Conexão Escola

Olá! É hora de falar um pouco sobre os cuidados que devemos ter com a eletricidade.

Você ou alguém de sua família já sofreu algum acidente com eletricidade? Chame sua família para aprender junto com você!

O resultado de uma pesquisa mostra quais são os principais acidentes domésticos relacionados à internação e à faixa etária das crianças. Esses casos podem ser evitados com informação e prevenção. Elas são os melhores recursos para impedir lamentáveis ocorrências. Por meio de vídeos e estatísticas, vamos estudar sobre esse assunto.


Atividade 1:

Nesse período que estão em casa, os acidentes domésticos como: queimaduras, intoxicações, choques elétricos e quedas acontecem com muita frequência, mas sabemos que podemos evitá-los, estando atentos a alguns cuidados. Assista ao vídeo e saiba como evitar acidentes causados pela eletricidade:

“A eletricidade – Vídeos educativos para crianças”
Canal: Aula365 – Brasil
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Qxf4RrBiH7I

Agora que você assistiu ao vídeo, responda:

a)  Você aprendeu sobre os perigos da eletricidade e quais são os materiais condutores e não condutores. Anote em seu caderno e descreva-os.

b)  A professora explicou que os cabos usados para conduzir a eletricidade são revestidos por um material muito utilizado por nós. Sabe qual é? Então registre em seu caderno.

c)   Matias fez uma grande descoberta em relação aos cuidados que devemos ter ao mexer com materiais elétricos. Converse com sua família a respeito de tudo o que você aprendeu no vídeo e reflita sobre os cuidados para evitar esse tipo de acidente doméstico. Vocês conhecem outros cuidados que não aparecem no vídeo? Podem pesquisar mais sobre o assunto, incluindo imagens e, depois, criem um informativo para divulgar aos seus familiares e amigos esses cuidados.


Atividade 2:

Veja a tabela abaixo. Nela, você encontrará informações sobre acidentes que podem levar a internações de crianças e adolescentes, de zero a 14 anos:

“Conheça os dados sobre acidentes” – Cartilha de Acidentes Domésticos Infantis.
Fonte: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/299/o/Cartilha-Acidentes-Infantis.pdf?1504015854

Após a leitura e de acordo com os dados apresentados na tabela, copie e responda as questões abaixo:

1.   Quais dos acidentes mais ocorrem, independentemente da idade?

2.   Os acidentes com queimaduras, usando o fogo, acontecem com maior frequência em qual faixa etária?

3.   Em qual faixa etária há maior número de casos de acidentes, ao andar de bicicleta?

4.   Na faixa etária de 5 a 9 anos, quais são os acidentes domésticos mais frequentes?


Atividade 3:

Aprendemos sobre os fios que conduzem energia até às nossas casas e sobre o choque elétrico, que está em segundo lugar nos acidentes domésticos. Mas como a energia chega até os fios das nossas casas? De onde ela vem? Como ela é produzida?

➢   Assista ao vídeo abaixo e encontre essas e outras respostas sobre a energia elétrica.

“De Onde Vem a Energia Elétrica?” #Episódio 3”
Canal: De Onde Vem?
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8ti6FtlvMoc

➢   Após assistir ao vídeo, reflita e responda no seu caderno:

a)  De onde vem a energia elétrica? Você sabe o que é eletricidade? Como surgiu a eletricidade? E o que ela nos proporciona? Como funciona? E como ela chega a sua casa? A vida das pessoas sofreu modificações ao longo do tempo, principalmente após a chegada da eletricidade? Depois, faça uma trilha sobre o percurso da eletricidade desde a sua produção até a sua casa.

b)  Pesquise, entre seus familiares e amigos (usando o aplicativo WhatsApp), se alguém viveu na época em que a eletricidade não estava disponível onde essas pessoas viviam. Se encontrar alguém que já viveu nessas circunstâncias, pergunte como foi a vida sem a eletricidade, quais os pontos positivos e os pontos negativos de se viver sem a eletricidade.

c)   Apareceu alguma palavra que você não conhece? Se sim, pesquise no dicionário, na internet ou com outro adulto e registre o significado das palavras desconhecidas no caderno, para que sejam apresentadas à professora no retorno às aulas presenciais.


 Para Saber Mais:

“Por que não colocar o dedo na tomada”
Canal: Ticolicos – Canal Infantil
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=W1DAOgfhCYg

“Minuto Animado – Acidentes Domésticos”
Canal: Rocambole Produções
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=RqM95aJd0FY

HABILIDADES:(EF02CI03) Discutir os cuidados necessários a prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).

(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.

(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto