You are currently viewing Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática – Cuidado com a dengue no inverno.

Olá! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre um assunto já conhecido “A Dengue”. Você sabia que devemos continuar atentos aos cuidados com a Dengue mesmo nos meses de temperaturas baixas? Isto mesmo!

A Dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.  O vírus que provoca essa doença pertence ao grupo dos arbovírus, que são passados por picadas de insetos, principalmente mosquitos. Vamos aprender mais sobre eles?

Atividade 1:

Acesse o link abaixo, assista ao vídeo, e entenda por que devemos continuar com os cuidados com o mosquito Aedes aegypti mesmo estando no inverno.

“Combate ao mosquito da dengue deve ser mantido no inverno” Canal: ministeriopublicosc – https://www.youtube.com/watch?v=OweZ3NKD39w

Atividade 2:

– E aí? Descobriram? Agora anote em seu caderno ou blocos de notas o que vocês aprenderam.

Atividade 3:

Agora, vamos nos divertir com o grupo “Palavra Cantada” e aprender com uma canção como evitar a proliferação do mosquito da Dengue! Acesse o link e assista ao vídeo:

“Vira Vira É a Solução – Palavra Cantada” Canal: Ministério da Saúde – https://www.youtube.com/watch?v=SM4MCS8cEHw

Fique atento, pois a seguir responderemos a algumas perguntas.

Tome Nota!

– Além da dengue, que outra doença é citada na letra da canção do Palavra Cantada que o mosquito Aedes aegypti transmite?

– Quais outras doenças o mosquito transmite?

– Legal esse vídeo né? E você? O que tem feito em sua casa para evitar a proliferação do mosquito? Registre através de imagens, poemas, canções, fotografias, vídeos, paródias os cuidados que devemos ter para evitar a proliferação do mosquito.

Atividade 4:

Observe o gráfico, que mostra a incidência de dengue por Distrito Sanitário nas últimas quatro semanas do ano de 2020, e responda a região em que apresentou a maior incidência de casos de dengue e a região que apresentou a menor incidência de casos.

Fonte: Boletim Epidemiológico Arboviroses de Goiânia, Edição nº 27/2020.

“Ciclo de vida do Aedes aegypti – Livro Todos Contra o Aedes Aegypti” Canal: Wilivro- – https://www.youtube.com/watch?v=rFFfntijlME

Objetos do Conhecimento:Ciências da NaturezaMicrorganismos:Relações ecológicas entre microrganismos e outros seres vivos e vírusMatemática: Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e colunas e gráficos pictóricos Produção de textos a partir da análise de dados estatísticosLíngua Portuguesa:Planejamento do texto considerando a situação comunicativa e a seleção dos recursos dos tipos textuais Atribuição de título ao texto Organização de sequência de ideias com coerência, no planejamento de texto ParagrafaçãoUtilização de conhecimentos linguísticos e gramaticais Produção de textos com roteiros associados a imagens Utilização dos recursos de referenciação, vocabulário apropriado ao gênero e articuladores de relações de sentido Utilização dos recursos correspondentes aos tipos textuaisEscrita de texto: Escrita de narrativas ficcionais: detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens Produção de textos do campo artístico literário Organização da sequência de ideias com coerência, na escrita de texto
Componentes Curriculares:Ciências da Natureza;Matemática;Língua Portuguesa;
Habilidades:Ciências da Natureza:
(EF04CI08-A) Identificar as formas de transmissão de doenças causadas por microrganismos, diferenciando os agentes causadores: fungos, bactérias, protozoários
(EF04CI08-B) Propor atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por microrganismos, tais como medidas de higiene, saneamento básico e vacinação, ressaltando as infecções mais comuns em Goiás.
Matemática:(EF04MA27-A) Ler, interpretar, analisar e resolver problemas com dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada, em gráficos de colunas, barras, simples ou múltiplas, linhas e pictóricos e identificar alguns dos elementos constitutivos,como título, legendas e fontes, utilizando informações do cotidiano e/ou contidas emtextos jornalísticos e/ou científicos.
(EF04MA27-B) Produzir textos a partir da análise de dados apresentados por meiode tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de colunas, barras, simples oumúltiplas, e pictóricos.
Língua Portuguesa:
(EF04LP21) Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
(EF35LP27-B) Produzir textos em versos, utilizando recursos expressivos como: rimas/jogos de palavras/sentidos figurados/recursos visuais, entre outros.
(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados à imagens e atentar-se à estrutura textual.

Professor(es)Professora Elza Apolinária Bandeira Nogueira
Instituição EducacionalEscola Municipal Virgínia Gomes Pereira.
Coordenadoria Regional de EducaçãoCRE- Central

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4º ano – Educação Ambiental e Saúde