You are currently viewing História – Criança e adolescentes têm direitos e deveres.

História – Criança e adolescentes têm direitos e deveres.

Olá! Tudo bem? Na atividade de hoje você irá aprender o que é direito e deveres. Também entenderá que criança e adolescente tem direitos, mas também tem deveres. Será muito interessante. Vamos lá?


ATIVIDADE 1

Vamos ler o texto “Cidadania”

Você vive isolado do mundo e das pessoas, fazendo o que quer, na hora em que bem entende? Provavelmente não, certo? Mesmo sem perceber, você já sabe o que é cidadania: é o conjunto de direitos e deveres exercidos por uma pessoa que vive em sociedade. A cidadania é justamente essa relação de respeito com o lugar em que a gente vive e as pessoas que fazem parte dele. 

Os direitos são os benefícios que uma pessoa possui. Nós temos o direito à vida, direito à educação, direito de ser respeitado, etc. Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente. Já os deveres são as obrigações que devemos cumprir para vivermos em sociedade. São deveres nossos: respeitar pai e mãe, tratar todos com boa educação, cuidar dos lugares em que vivemos etc. 

Os deveres existem para organizar a vida em comunidade. Em casa, na escola, na rua – em qualquer lugar a gente vai encontrar regras, o que pode ser feito e o que não pode. Sem essas regras a convivência ficaria impossível. Antigamente a palavra cidadão se referia as pessoas que viviam nas cidades, hoje, essa palavra se refere às pessoas que têm seus direitos garantidos e cumpre seus deveres podendo morar na cidade ou no campo, ser criança, adolescente, adulto ou idoso, ou seja, todos os habitantes de um país são cidadãos.

https://ensinarhoje.com/cidadania-direitos-e-deveres-texto-e-atividades/#:~:text=Os%20direitos%20s%C3%A3o%20os%20benef%C3%ADcios,cumprir%20para%20vivermos%20em%20sociedade. Fonte: Canal Kids. 

ATIVIDADE 2:

O Estatuto da Criança e do Adolescente, conhecido pela sigla ECA, prevê proteção integral às crianças e adolescentes brasileiras. Igualmente, estabelece os direitos e deveres do Estado e dos cidadãos responsáveis pelos mesmos.

“Para o Estado brasileiro “criança” é uma pessoa de até 12 anos incompletos e adolescentes” de 12 a 18 anos. Excepcionalmente, nos casos previstos em lei, o ECA pode ser aplicado às pessoas de entre 18 e 21 anos.

Vamos aprender neste vídeo alguns direitos e deveres que você tem que estar atento. Assista ao vídeo com muita atenção:

“Conhecendo Estatuto da Criança e do adolescente com Renatinha” Canal: Blog Renatinha Dias Navahttps://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE

Você entendeu que um cidadão consciente é aquele que não se preocupa só com seus direitos, mas com os direitos das pessoas com quem convivem em sua casa, na sua vizinhança, no seu bairro, na sua cidade, na sua escola etc. Ele luta para que todos tenham seus direitos respeitados. Para alcançar esses direitos, o cidadão consciente pode criar associações de moradores, ser voluntário em projetos sociais, ajudar como puder as pessoas com quem convive.

Agora que você entendeu o que é direito e deveres, observe as imagens e faca um texto criativo:

Atividades De Historia 3 Ano Direitos E Deveres
https://www.google.com/search?q=atividade+sobre+direitos+e+deveres+5+ano&sxsrf=ALeKk02z3mgAUNMxQA7eS9nmZSoSfy4lJA:1596767748042&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=tk0rpQG8OCSlcM%252CHkeVec9WvCL5SM%252C_&vet=1&usg=AI4_-kQIaT-ydS5enfJwaKT6NMbsyFbN7w&sa=X&ved=2ahUKEwiQraSzh4jrAhU-HrkGHceaB14Q9QEwEHoECAoQPQ&biw=1366&bih=620#imgrc=tk0rpQG8OCSlcM

“A importância do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA” Canal: SyngentaBrasil – https://www.youtube.com/watch?v=ybvolCaNFuU
https://www.youtube.com/watch?v=o2s6eR2sdp4

Objeto de ConhecimentoDireitos Humanos: crianças, adolescentes e sua relação com a cidadania.
Habilidades(GO-EF05HI05-B) Conhecer os principais direitos e deveres contidos nos Estatutos Brasileiros, como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso, Estatuto do Deficiente, Estatuto da Igualdade Racial, compreendendo-os como conquista de direito social histórico.

Proponentes/ Professores:Noemia de Carvalho Teles Martins
Instituição Educacional:Escola Municipal Balneário Meia Ponte
CRE:Maria Helena Bretas

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Ética e Cidadania