You are currently viewing Arte – Corpo, movimento e dança

Arte – Corpo, movimento e dança

Esta proposta de atividade de ARTE/ Dança  é destinada aos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

MOVIMENTAR O CORPO É MUITO IMPORTANTE EM TODAS AS FASES DA VIDA PARA TODAS AS PESSOAS, UMA VEZ QUE CONTRIBUI PARA NOS MANTERMOS SAUDÁVEIS.

EXISTE UMA FORMA DE MOVIMENTAR O CORPO QUE PARA ALÉM DE MANTER A SAÚDE FÍSICA, PERMITE EXPRESSAR EMOÇÕES E SENTIMENTOS, ACOMPANHADA DE UM RITMO. VOCÊS SABEM QUE FORMA É ESSA?

SIM É A DANÇA! 

A ARTE DA DANÇA É UMA MANEIRA DIVERTIDA DE MOVIMENTAR O CORPO E NOS EXPRESSARMOS. A DANÇA TAMBÉM É COMPREENDIDA COMO UMA LINGUAGEM, ONDE POR MEIO DO MOVIMENTO CORPORAL, DO ESPAÇO E DO TEMPO, PODEMOS EXPRESSAR SENTIMENTO E REPRESENTAR CULTURAS. VALE RESSALTAR QUE HÁ UMA PREOCUPAÇÃO COM A  BELEZA, A HARMONIA, O EQUILÍBRIO ENTRE OS MOVIMENTOS, O RITMO E O QUE SE PRETENDE EXPRESSAR.

PARA DANÇAR BASTA COMEÇAR, UMA VEZ QUE ELA É PARA TODAS AS PESSOAS DE TODAS AS IDADES, NÃO É NECESSÁRIO SABER UMA COREOGRAFIA, PODEMOS IMPROVISAR E CRIAR NOSSO PRÓPRIOS MOVIMENTO E EXPRESSÕES CORPORAIS, GUIADOS PELO RITMO.

Imagem livre disponível no Canva.

O QUE É A IMPROVISAÇÃO NA DANÇA? 

É QUANDO OS DANÇANTES MOVIMENTAM SEUS CORPOS LIVREMENTE, SEM UMA COREOGRAFIA ESPECÍFICA, ENSAIADA ANTERIORMENTE.
ATENÇÃO: PARA ESTE MOMENTO PRECISAREMOS DE UM BALÃO OU UMA VARETA COM FITAS COLORIDAS NA PONTA PARA CADA CRIANÇA, POR FIM UM APARELHO DE SOM COM MÚSICAS DANÇANTES.


QUESTÃO 1

  • ANTES DE INICIAR NOSSA ATIVIDADE, VAMOS ALONGAR NOSSO CORPO PARA AQUECÊ-LO!
  • APÓS UM RÁPIDO ALONGAMENTO, VAMOS COLOCAR A MÚSICA “VEM DANÇAR COM A GENTE, PALAVRA CANTADA” E BRINCAR DE DANÇAR LIVREMENTE COM O BALÃO SENTINDO O RÍTIMO DA MÚSICA

A MÚSICA FICA A ESCOLHA!

VER SUGESTÕES AO FINAL


PARA REFLETIR

VAMOS REFLETIR SOBRE NOSSA ATIVIDADE DE HOJE!

idoso-imagem-animada-0007
  1. QUAIS PARTES DO CORPO VOCÊ SE MOVIMENTOU MAIS?
  2. FEZ MOVIMENTOS REPETIDOS?
  3. VOCÊ E OS COLEGAS DANÇARAM DE MODOS DIFERENTES OU IGUAIS?
  4. AO DANÇAR SENTIU ALGUMA EMOÇÃO? QUAL?
  5. É POSSÍVEL QUE VOCÊ E TODOS OS COLEGAS DANCEM IGUAIS? 
  6. PARA DANÇAREM COM A MESMA COREOGRAFIA, O QUE É NECESSÁRIO?

QUESTÃO 2

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. 

idoso-imagem-animada-0048

A DANÇA: 

A) FAZ BEM AOS OLHOS

B) FAZ MAL AO CORPO

C) FAZ BEM AO CORPO

D) FAZ MAL A SAÚDE 

QUESTÃO 3

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. 

QUEM PODE DANÇAR?

A) SÓ MULHERES

B) SÓ CRIANÇAS

C) SÓ HOMENS

D) TODOS

SUGESTÕES DE MÚSICAS E VÍDEOS


Saiba mais

Canal Ariadiny Candido “A Dança como Linguagem”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=f-lmpTI5p-4> Acesso em 11 mar 2022.

Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente Curricular:ARTE
Objetos:

Processos de Criação:
Técnicas de improvisação e de
criação do movimento
Vocabulários corporais

Processos de Criação:
Corpo dançante: eu/outro, individual/coletivo, fomentando os
processos identitários, subjetivos,
simbólicos e imaginativos
Habilidades:


(GO-EF01AR12-A) Experimentar diferentes técnicas de improvisação e de criação do movimento de modo individual, coletivo e colaborativo, como fonte para a construção de vocabulários corporais dançados.


(GO-EF01AR12-C) Perceber os diferentes corpos e as maneiras de mover-se, tendo a dança como mote para expandir as relações entre eu/outro, individual/coletivo, fomentando os processos indentitários, subjetivos, simbólicos e imaginativos.
Referências: BRASIL, Ministério da Educação. Dança. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/danca>. Acessado em 25, jan. 22.
LIMA, Ruth Regina Melo de. Dança: linguagem do corpo. Disponível em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28120#:~:text=O%20que%20o%20aluno%20poder%C3%A1%20aprender%20com%20esta%20aula&text=Valorizar%20e%20aprender%20a%20se,movimentos%20e%20organizar%20em%20sequ%C3%AAncias>. Acessado em 25, jan. 22.
OLIVEIRA, Andréa. A importância do movimento para as crianças. Disponível em:  <www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/a-importancia-do-movimento-para-as-criancas#:~:text=O%20movimento%20%C3%A9%20muito%20importante%20para%20o%20pleno%20desenvolvimento%20da%20crian%C3%A7a.&text=Enfim%2C%20a%20crian%C3%A7as%20utilizam%20o,se%20comunicar%20com%20as%20pessoas>. Acessado em 25,  jan. 22.