Esta proposta de atividade de ARTE/ Dança é destinada aos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
MOVIMENTAR O CORPO É MUITO IMPORTANTE EM TODAS AS FASES DA VIDA PARA TODAS AS PESSOAS, UMA VEZ QUE CONTRIBUI PARA NOS MANTERMOS SAUDÁVEIS.
EXISTE UMA FORMA DE MOVIMENTAR O CORPO QUE PARA ALÉM DE MANTER A SAÚDE FÍSICA, PERMITE EXPRESSAR EMOÇÕES E SENTIMENTOS, ACOMPANHADA DE UM RITMO. VOCÊS SABEM QUE FORMA É ESSA?
SIM É A DANÇA!
A ARTE DA DANÇA É UMA MANEIRA DIVERTIDA DE MOVIMENTAR O CORPO E NOS EXPRESSARMOS. A DANÇA TAMBÉM É COMPREENDIDA COMO UMA LINGUAGEM, ONDE POR MEIO DO MOVIMENTO CORPORAL, DO ESPAÇO E DO TEMPO, PODEMOS EXPRESSAR SENTIMENTO E REPRESENTAR CULTURAS. VALE RESSALTAR QUE HÁ UMA PREOCUPAÇÃO COM A BELEZA, A HARMONIA, O EQUILÍBRIO ENTRE OS MOVIMENTOS, O RITMO E O QUE SE PRETENDE EXPRESSAR.
PARA DANÇAR BASTA COMEÇAR, UMA VEZ QUE ELA É PARA TODAS AS PESSOAS DE TODAS AS IDADES, NÃO É NECESSÁRIO SABER UMA COREOGRAFIA, PODEMOS IMPROVISAR E CRIAR NOSSO PRÓPRIOS MOVIMENTO E EXPRESSÕES CORPORAIS, GUIADOS PELO RITMO.
O QUE É A IMPROVISAÇÃO NA DANÇA?
É QUANDO OS DANÇANTES MOVIMENTAM SEUS CORPOS LIVREMENTE, SEM UMA COREOGRAFIA ESPECÍFICA, ENSAIADA ANTERIORMENTE.
ATENÇÃO: PARA ESTE MOMENTO PRECISAREMOS DE UM BALÃO OU UMA VARETA COM FITAS COLORIDAS NA PONTA PARA CADA CRIANÇA, POR FIM UM APARELHO DE SOM COM MÚSICAS DANÇANTES.
QUESTÃO 1
- ANTES DE INICIAR NOSSA ATIVIDADE, VAMOS ALONGAR NOSSO CORPO PARA AQUECÊ-LO!
- APÓS UM RÁPIDO ALONGAMENTO, VAMOS COLOCAR A MÚSICA “VEM DANÇAR COM A GENTE, PALAVRA CANTADA” E BRINCAR DE DANÇAR LIVREMENTE COM O BALÃO SENTINDO O RÍTIMO DA MÚSICA
A MÚSICA FICA A ESCOLHA!
VER SUGESTÕES AO FINAL
PARA REFLETIR
VAMOS REFLETIR SOBRE NOSSA ATIVIDADE DE HOJE!
- QUAIS PARTES DO CORPO VOCÊ SE MOVIMENTOU MAIS?
- FEZ MOVIMENTOS REPETIDOS?
- VOCÊ E OS COLEGAS DANÇARAM DE MODOS DIFERENTES OU IGUAIS?
- AO DANÇAR SENTIU ALGUMA EMOÇÃO? QUAL?
- É POSSÍVEL QUE VOCÊ E TODOS OS COLEGAS DANCEM IGUAIS?
- PARA DANÇAREM COM A MESMA COREOGRAFIA, O QUE É NECESSÁRIO?
QUESTÃO 2
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
A DANÇA:
A) FAZ BEM AOS OLHOS
B) FAZ MAL AO CORPO
C) FAZ BEM AO CORPO
D) FAZ MAL A SAÚDE
QUESTÃO 3
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
QUEM PODE DANÇAR?
A) SÓ MULHERES
B) SÓ CRIANÇAS
C) SÓ HOMENS
D) TODOS
SUGESTÕES DE MÚSICAS E VÍDEOS
- Palavra Cantada | Vem Dançar com a Gente – Disponível em: www.youtube.com/watch?v=cG4RCUzl53U
- Palavra Cantada | Sai Preguiça – Disponível em: www.youtube.com/watch?v=vX8oDPw0j3I
- Site como musicas para a improvisação: www.epidemicsound.com
- Exemplo para a Proposta 1: Jogo de Improvisação em Dança – Membros Inferiores, disponível em: www.youtube.com/watch?v=kayZD9FI8sc
Saiba mais
- Consulte o site do MEC e leia o conteúdo dos artigos disponíveis no Link a seguir. portal.mec.gov.br/component/tags/tag/danca
- PsicoDicas | 5 benefícios da DANÇA disponível em: www.youtube.com/watch?v=Z9-7DKbn7eI – Licença de atribuição Creative Commons (reutilização permitida)
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | ARTE |
Objetos: Processos de Criação: Técnicas de improvisação e de criação do movimento Vocabulários corporais Processos de Criação: Corpo dançante: eu/outro, individual/coletivo, fomentando os processos identitários, subjetivos, simbólicos e imaginativos | Habilidades: (GO-EF01AR12-A) Experimentar diferentes técnicas de improvisação e de criação do movimento de modo individual, coletivo e colaborativo, como fonte para a construção de vocabulários corporais dançados. (GO-EF01AR12-C) Perceber os diferentes corpos e as maneiras de mover-se, tendo a dança como mote para expandir as relações entre eu/outro, individual/coletivo, fomentando os processos indentitários, subjetivos, simbólicos e imaginativos. |
Referências: | BRASIL, Ministério da Educação. Dança. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/danca>. Acessado em 25, jan. 22. LIMA, Ruth Regina Melo de. Dança: linguagem do corpo. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28120#:~:text=O%20que%20o%20aluno%20poder%C3%A1%20aprender%20com%20esta%20aula&text=Valorizar%20e%20aprender%20a%20se,movimentos%20e%20organizar%20em%20sequ%C3%AAncias>. Acessado em 25, jan. 22. OLIVEIRA, Andréa. A importância do movimento para as crianças. Disponível em: <www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/a-importancia-do-movimento-para-as-criancas#:~:text=O%20movimento%20%C3%A9%20muito%20importante%20para%20o%20pleno%20desenvolvimento%20da%20crian%C3%A7a.&text=Enfim%2C%20a%20crian%C3%A7as%20utilizam%20o,se%20comunicar%20com%20as%20pessoas>. Acessado em 25, jan. 22. |