You are currently viewing Música e Cultura popular

Música e Cultura popular

Música e Cultura popular

Os saberes populares e a formação da Cultura

A cultura popular é muito rica e diversa, não só aqui no Brasil, mas em todos os países. Então, vamos explorar um pouco desse assunto e descobrir também o que sabemos e como contribuímos para enriquecer e preservar essa nossa cultura.

Mas o que é cultura? Segundo Edward B. Tylor, cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”. Ufa!

Simplificando: cultura é o conjunto de conhecimentos de um povo. E nós contribuímos com a formação e manutenção de nossas tradições na medida que buscamos conhecer nossa história, a história de nossa família, a história do lugar onde vivemos. E através da nossa criação através das artes, no nosso caso, através da música que ouvimos, cantamos, brincamos, dançamos ou compomos. As músicas e brincadeiras que vamos mostrar aqui fazem parte de nossa imensa e rica cultura popular. Foram passadas de geração a geração, ou seja, de pais para filhos, de avós para os netos, tios (as) para sobrinhos (as), irmãos para irmãos. E criadas e compostas por pessoas do nosso tempo atual. É isso mesmo, a cultura e as tradições caminham e evoluem juntamente com o povo. Não são estáticas, não ficam paradas no tempo.

Vamos assistir agora o grupo Cia Bola de Meia, que trabalha com música e brincadeira dentro desse contexto da cultura popular. 


“Boi de Mamao – Brinca Brasil – Show Musical Infantil” – Canal: Cia Cultural Bola de Meia – Link: https://www.youtube.com/watch?v=uG7sb2NqTGc&feature=emb_title

Que maravilha! Muito divertido não é mesmo? Vocês prestaram atenção na letra da música? Observaram as roupas ou o figurino dos músicos? E os instrumentos? Perceberam a harmonia das vozes e dos instrumentos? Já ouviram a história contada na música? Se não conseguiu perceber não tem problema. Vamos deixar o link do vídeo para que você volte lá no youtube e ouça quantas vezes for possível ok.

Vou falar um pouquinho sobre o boi. Essa história faz parte das tradições de todas as regiões do nosso país, especialmente na região Norte e Nordeste. A história e o ritmo se confundem, então, temos o boi-de-mamão, bumba meu boi, bumba boi, boi-bumbá, e por aí vai. Que tal você fazer uma pesquisa sobre isso? Pegue uma folha, um lápis e anote esses nomes aí. Assim que acabar essa atividade, e se possível, pesquise quais os personagens que fazem parte dessa história, como essa história é dançada e representada, quais os instrumentos são mais presentes no ritmo do boi. Você poderá pesquisar com sua família, em livros ou mesmo na internet.


Assim como o Boi, algumas brincadeiras fazem parte da cultura popular, por exemplo: as cantigas de roda, as brincadeiras de mãos como o “Adoleta”, o Corre cutia. Vamos aprender uma brincadeira com copos com a cantiga popular e trava-línguas chamada “Escatumbararibê”.

Zum zum zum

Escatumbararibê

Escatumbararibê

Escatumbatinga

Auê sarubê abá

Escatumbararibê

Escatumbatinga.

Não é difícil, você só precisa se concentrar.  Chame quem estiver com você, peguem um copo ou mesmo uma latinha vazia de extrato de tomates, e divirtam-se com a brincadeira. Assista ao vídeo para aprender  com a professora Madalena como percutir os copos?

“ESCATUMBARARIBÊ mp4” – Canal: Maria Madalena de Oliveira e Sousa – Link: https://www.youtube.com/channel/UCsI-L536PvrPf646ZUpD_XA

Muito legal essa brincadeira! Mais legal é saber que ela ficará no Portal Conexão Escola para você rever quantas vezes quiser. Falamos de histórias, brincadeiras, danças, roupas e tantas outras coisas que envolvem a cultura, mas, e a Música?

A Música esteve e está presente sempre, em todos os lugares e povos de diferentes culturas. A Música é um elo que liga todas as artes; a dança, o teatro, as artes visuais. É ela que conduz nossa imaginação e nosso olhar para as belezas dos lugares.

A nossa percussão com copos está obedecendo alguns padrões musicais, a nossa brincadeira, além de ser um trava-língua, é cantada. O andamento que fazemos nossas atividades é pura musicalidade.


Música é organização de sons e silêncios. Quando temos a intenção de usar um som com finalidade musical, automaticamente ele se torna um som musical. Isso porque se eu não tiver essa intenção musical, o som é apenas som. E os sons estão em todos os lugares. Você já parou para ouvir os sons dos lugares por onde você anda? Ou os sons que existem em sua casa? E o silêncio? Será que ele existe? Já parou para pensar nisso? Faça um teste rápido aí na sua casa e depois, quando nós nos encontrarmos, você me dirá o resultado ok? Faça silêncio por 1 minuto e perceba se consegue ficar sem ouvir nada. Quero saber o resultado.

Música, além de ser organização de som e silêncio, é vida. Vamos assistir um vídeo que fala que podemos fazer música com qualquer tipo de som.

“Musicalização Infantil – 6 e 7 anos – Com qual tipo de som podemos fazer música?” – Canal: Viagem pelo mundo da música – Link: https://www.youtube.com/watch?v=nHj0XVO7n_o&feature=emb_title

Agora você tem muitas informações para criar brincadeiras, músicas, e o que mais achar interessante para se divertir e contribuir com a cultura de seu lugar.

Procure saber mais sobre isso para que possamos brincar bastante na escola quando tudo isso passar. Inicie suas pesquisas com as sugestões deixadas abaixo. Lembrando que: o que vimos aqui na TV está disponível no Portal Conexão Escola, na internet.


Antes de ir embora vou deixar um recadinho do grupo Cia Bola de Meia para todos!

“Ficar em Casa – Música Autoral” – Canal: Cia Cultural Bola de Meia – Link: https://www.youtube.com/watch?v=qcLgbdqNPuY&feature=emb_title

Até mais!


Ciclo da Infância – Corpo, Expressão e Movimento — Turmas 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Anos