You are currently viewing GEOGRAFIA – CONVIVER EM SOCIEDADE

GEOGRAFIA – CONVIVER EM SOCIEDADE

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

CONVIVER EM SOCIEDADE

O PRIMEIRO MOMENTO DE CONVIVÊNCIA EM SOCIEDADE É DENTRO DE CASA, A PARTIR DAS RELAÇÕES FAMILIARES O SUJEITO COMEÇA A COMPREENDER AS PRIMEIRAS NORMAS DE CONVIVÊNCIA, COMO, POR EXEMPLO:

DAR BOM DIA, BOA TARDE E BOA NOITE;

CUIDAR E ARRUMAR OS SEUS BRINQUEDOS E ROUPAS;

ASSUMIR OS ERROS E RESPEITAR OS RESPONSÁVEIS;

COM O DECORRER DO TEMPO OS SUJEITOS COMEÇAM A CONVIVER EM ESPAÇOS PÚBLICOS, TAIS COMO: PRAÇAS, PARQUES, ESCOLAS, ENTRE OUTROS.

NA ESCOLA EXISTEM VÁRIAS NORMAS DE CONVIVÊNCIA, NECESSÁRIAS PARA QUE TODOS CONSIGAM CONVIVER DE FORMA FELIZ, RESPEITOSA, CONSTRUTIVA E PRODUTIVA.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 01

O PRIMEIRO MOMENTO DE CONVIVÊNCIA EM SOCIEDADE É DENTRO DE CASA, DESSA FORMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE AS BOAS FORMAS DE SE CONVIVER NO AMBIENTE FAMILIAR.

(A) DEIXAR OS BRINQUEDOS E ROUPAS BAGUNÇADOS.

(B) CUIDAR E ARRUMAR OS SEUS BRINQUEDOS E ROUPAS.

(C) DESRESPEITAR OS RESPONSÁVEIS.

(D) JOGAR LIXO NO CHÃO.

QUESTÃO 02

UMA CRIANÇA COM UMA MOCHILA ESCOLAR ESTAVA CAMINHANDO PELO PARQUE NOVA ESPERANÇA, NO SETOR NOVA ESPERANÇA NA CIDADE DE GOIÂNIA, DE REPENTE ELA TIRA UMA SACOLA DE PLÁSTICO E JOGA ELA NO GRAMADO E DEPOIS VAI EMBORA. ANALISANDO ESSE CASO PERCEBEMOS QUE A CRIANÇA NÃO AGIU CORRETAMENTE, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE QUAL A AÇÃO MAIS ADEQUADA NESSA SITUAÇÃO.

(A) A CRIANÇA DEVERIA TER JOGADO O LIXO NA RUA.

(B) A CRIANÇA DEVERIA TER JOGADO O LIXO NO LAGO.

(C) A CRIANÇA DEVERIA TER JOGADO O LIXO NA LIXEIRA.

(D) A CRIANÇA DEVERIA TER JOGADO O LIXO NA QUADRA DE ESPORTES.

QUESTÃO 03

DESENHE OS ESPAÇOS DA ESCOLA QUE VOCÊ MAIS GOSTA.

QUESTÃO 04

PREENCHA O TEXTO A PARTIR DAS PALAVRAS A SEGUIR:

OBRIGADO                                         BOM DIA                                        DÁ LICENÇA

HOJE ÀS 7:00 DA MANHÃ UM ESTUDANTE CHEGOU NA ESCOLA E FALOU _____________ PARA O FUNCIONÁRIO DA PORTARIA, AO CHEGAR NA SALA DE AULA O ESTUDANTE FALOU __________________ PROFESSORA, BOM DIA. NA HORA DO LANCHE, O ESTUDANTE PEGOU O SEU LANCHE E FALOU _______________ MERENDEIRA.


Autoria: Prof. Me.: Gabriel Ramos Paiva
Formação: Licenciatura em Geografia;
Bacharelado em Geografia;
Licenciatura em Pedagogia;
Mestre em Geografia pelo IESA-UFG.
Componente Curricular:GEOGRAFIA
Habilidades:(EF02GE01-A) RECONHECER A EXISTÊNCIA DE NORMAS DE CONVIVÊNCIAS PARA DIFERENTES ESPAÇOS.