You are currently viewing “Convivendo com respeito e tolerância”

“Convivendo com respeito e tolerância”

Oi! Vamos falar um pouco sobre respeito e tolerância. É bem comum ouvirmos das pessoas que é necessário ter respeito pelos outros. E sabemos que isso é muito importante! Agora o que é ter tolerância? Isso também é importante? Nas nossas atividades que seguem vamos aprender sobre o significado dessa palavra e sua importância. Então vamos lá!

Atividade 1:

   Vamos ler a definição de TOLERÂNCIA no dicionário:mto.le.rân.ci.a [Lat. tolerantia] sf.1. Qualidade de tolerante. 2. Ato ou efeito de tolerar. 3. Pequenas diferenças para mais ou para menos. 4. Respeito ao direito que os indivíduos têm de agir, pensar e sentir de modo diverso do nosso. (Mini Aurélio, 8ª Ed. Curitiba: Positivo, 2012.)

Você percebeu que são muitas as definições da palavra tolerância, não é mesmo?

E qual delas é que está de acordo com o assunto que começamos a tratar? Acho que você já descobriu, mas, para ter certeza, vamos à próxima atividade.

Atividade 2: 

   Clique no link e assista ao vídeo

“Turma da Mônica – Respeito e Tolerância” Canal: Controladoria-Geral da União – CGU – https://www.youtube.com/watch?v=sDWQ-QuSXXQ

Atividade 3:  

 Agora que você assistiu ao vídeo, teve certeza de que, quando falamos em tolerância, estamos tratando do respeito que temos que ter em relação às diferenças, pois nós não somos iguais às outras pessoas e cada um deve ser respeitado como é, pelo que pensa e pela maneira como vive. Bem, então reflita e responda para si mesmo: “você é uma pessoa tolerante? Você sabe respeitar as diferenças?”

Atividade 4: 

    Clique no link para ler o texto do escritor Moacir Scliar – “Bruxas não existem”

https://novaescola.org.br/conteudo/7562/bruxas-nao-existem

Após a leitura, reflita, ou seja, pense sobre o assunto, não é necessário escrever em seu caderno nesse momento:

O título despertou minha curiosidade sobre o texto?

Tive expectativas antes da leitura? Quais?

Após a leitura, minhas expectativas se confirmaram?

As crianças agiram com tolerância em relação à vizinha?

É possível dizer que as crianças tinham preconceito ao modo de ser e até ao aspecto físico da senhora? Essa atitude é correta?

O menino que conta a história aprendeu alguma lição? Qual?

Atividade 5:

  Vamos escrever um pouco?

 No seu caderno, depois de refletir sobre esse assunto, liste algumas atitudes de pessoas tolerantes.


Saiba Mais:  Referências:


Objeto de ConhecimentoEstratégias de leitura:Utilização das estratégias de leitura: antecipação, seleção, levantamento de hipóteses, inferência e verificação. Pesquisa do significado de palavras em dicionário. Localização de informações explícitas e implícitas em textos.Leitura colaborativa e autônoma:Leitura e compreensão de textos literários de diferentes gêneros;Identificação da ideia central de textos.Planejamento do texto considerando a situação comunicativa e a seleção dos recursos dos tipos textuais.Organização de sequência de ideias com coerência, no planejamento de texto.
Habilidades(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto),apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros, temas e autores, inclusive aqueles sem ilustrações, por meio digital ou impresso.(EF04LP21) Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Proponentes/ Professores:Ana Rita de Morais Mendes Karoliny Gomes RamosTelma Freitas Azevedo Resende
Instituição Educacional:Escola Municipal Profª Antônia Maranhão do Amaral.
CRE:Jarbas Jayme

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º Ano – Ética e Cidadania