You are currently viewing HISTÓRIA – CONVIVÊNCIA E DIVERSIDADE

HISTÓRIA – CONVIVÊNCIA E DIVERSIDADE

Olá! Hoje vamos aprender sobre Convivência e Diversidade. Diversidade pode ser constatada todos os dias em nós mesmo e ao nosso redor. Se você olhar para os lados e olhar as pessoas à sua volta, perceberá que   todos são diferentes, cada um é único e nossas diferenças não são  apenas físicas, mas é de atitudes, comportamento, gostos, etc. Nossas diferenças existem também porque podemos pensar, criar e inventar.


ATIVIDADE  1

Vamos ler um fragmento do texto ‘’ Quem é Você? ’’

‘’Usamos roupas diferentes, gostamos de coisas diferentes, temos diferentes cores de pele e cabelos diferentes – Algumas pessoas nem cabelo têm !   Podemos usar a mão direita ou esquerda para escrever. Podemos segurar o lápis de jeito diferentes. Falamos língua  diferentes. Temos vozes e sotaque diferentes. Falamos rápido ou devagar.”

Pernilla Stalfelt. Quem É Você? Um Livro Sobre Tolerância. Tradução De Fernanda Sarmatz Akesson. São Paulo: Companhia Das Letrinhas, 2016. Não Paginado.


ATIVIDADE 2

A partir da reflexão  apresentada   acima   assista   o  vídeo no youtube : Tudo bem  ser diferente –  CELC  TV

“Tudo bem ser diferente” – Canal: CELC TV – Link: https://www.youtube.com/watch?v=DFy9Nj0dbAU

Fique atento durante o vídeo para discutir e responder algumas questões depois.


ATIVIDADE  3

Após assistir o vídeo acima: Tudo bem ser diferente, discuta  com seus pais ou responsáveis , sobre a história  : 

1. O que entendeu  da história do  livro?

2. O que aprendeu sobre a história?

3. Qual é o nome do autor do livro? Imagine e fale, porque será que o autor escreveu essa história ?

4.  Qual a parte da história que você mais gostou? Por quê? Ilustre essa parte em uma folha.5. Grave um áudio ou vídeo falando sobre as atividades e a história do livro: Tudo bem ser diferente. Fale o que foi bom, o que não foi e o que poderia ter feito para ser melhor. Depois envie para a professora.


Saiba Mais | Referências:Se desejar saber mais  sobre  o assunto Visite o site :https://www.youtube.com/watch?v=2DoiJxNBJnAhttps://www.youtube.com/watch?v=XpG6DoORPIs https://youtu.be/ryYPWRJEJKA
Objeto de ConhecimentoRespeitar a pluralidade étnica, cultural (incluindo as diferentes formas de  expressão  através  da  linguagem), os  costumes, etc. Conviver respeitando as diferenças dentro e fora da escola. 
Trabalhar a construção de uma auto estima positiva no educando, para que o mesmo possa   fazer suas considerações positivas no relacionamento social com os seus semelhantes.
Componente CurricularHistória
Habilidades(EF01HO1) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio de registro das lembranças dos  membros de sua família. (GO-EF01HI04-A) Conhecer e  refletir sobre a diversidade étnica, social e  cultura de sua  origem e de outras crianças, valorizando a  importância da convivência entre diferentes, respeitando as pessoas como elas são, independente  de  sua  etnia, raça, cor ou  religião. (GO-EF01HI04–B) Conhecer e valorizar a cultura afrodescendente e indígena reconhecendo a sua presença de forma positiva da nos diversos aspectos da sociedade como: na literatura, arte, culinária, religião e dança, bem como nas ciências e nas tecnologias.
Proponentes/ Professores:1. Antônia Conceição da Rocha 
2. Maria Izis Gonçalves de Oliveira
3. Viviane Araújo e Silva
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor Hilarindo Estevam de Souza
CRE:Brasil Di Ramos