Olá! Hoje vamos aprender sobre Convivência e Diversidade. Diversidade pode ser constatada todos os dias em nós mesmo e ao nosso redor. Se você olhar para os lados e olhar as pessoas à sua volta, perceberá que todos são diferentes, cada um é único e nossas diferenças não são apenas físicas, mas é de atitudes, comportamento, gostos, etc. Nossas diferenças existem também porque podemos pensar, criar e inventar.
ATIVIDADE 1
Vamos ler um fragmento do texto ‘’ Quem é Você? ’’
‘’Usamos roupas diferentes, gostamos de coisas diferentes, temos diferentes cores de pele e cabelos diferentes – Algumas pessoas nem cabelo têm ! Podemos usar a mão direita ou esquerda para escrever. Podemos segurar o lápis de jeito diferentes. Falamos língua diferentes. Temos vozes e sotaque diferentes. Falamos rápido ou devagar.”
Pernilla Stalfelt. Quem É Você? Um Livro Sobre Tolerância. Tradução De Fernanda Sarmatz Akesson. São Paulo: Companhia Das Letrinhas, 2016. Não Paginado.
ATIVIDADE 2
A partir da reflexão apresentada acima assista o vídeo no youtube : Tudo bem ser diferente – CELC TV
Fique atento durante o vídeo para discutir e responder algumas questões depois.
ATIVIDADE 3
Após assistir o vídeo acima: Tudo bem ser diferente, discuta com seus pais ou responsáveis , sobre a história :
1. O que entendeu da história do livro?
2. O que aprendeu sobre a história?
3. Qual é o nome do autor do livro? Imagine e fale, porque será que o autor escreveu essa história ?
4. Qual a parte da história que você mais gostou? Por quê? Ilustre essa parte em uma folha.5. Grave um áudio ou vídeo falando sobre as atividades e a história do livro: Tudo bem ser diferente. Fale o que foi bom, o que não foi e o que poderia ter feito para ser melhor. Depois envie para a professora.
Saiba Mais | Referências: | Se desejar saber mais sobre o assunto Visite o site :https://www.youtube.com/watch?v=2DoiJxNBJnAhttps://www.youtube.com/watch?v=XpG6DoORPIs https://youtu.be/ryYPWRJEJKA |
Objeto de Conhecimento | Respeitar a pluralidade étnica, cultural (incluindo as diferentes formas de expressão através da linguagem), os costumes, etc. Conviver respeitando as diferenças dentro e fora da escola. Trabalhar a construção de uma auto estima positiva no educando, para que o mesmo possa fazer suas considerações positivas no relacionamento social com os seus semelhantes. |
Componente Curricular | História |
Habilidades | (EF01HO1) Identificar aspectos do seu crescimento, por meio de registro das lembranças dos membros de sua família. (GO-EF01HI04-A) Conhecer e refletir sobre a diversidade étnica, social e cultura de sua origem e de outras crianças, valorizando a importância da convivência entre diferentes, respeitando as pessoas como elas são, independente de sua etnia, raça, cor ou religião. (GO-EF01HI04–B) Conhecer e valorizar a cultura afrodescendente e indígena reconhecendo a sua presença de forma positiva da nos diversos aspectos da sociedade como: na literatura, arte, culinária, religião e dança, bem como nas ciências e nas tecnologias. |
Proponentes/ Professores: | 1. Antônia Conceição da Rocha 2. Maria Izis Gonçalves de Oliveira 3. Viviane Araújo e Silva |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Professor Hilarindo Estevam de Souza |
CRE: | Brasil Di Ramos |